PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OS 55 ANOS DE EDUARDO CAMPOS

Hoje Eduardo Campos, governador de Pernambuco por dois mandatos, estaria fazendo 55 anos. Um homem público como poucos, que se foi cedo, vítima de uma tragédia de avião.

Para marcar a data do aniversário do neto de Miguel Arraes, publicaremos durante toda esta semana artigos de jornalistas renomados de Pernambuco, a maioria com atuação na capital pernambucana.

Começamos hoje com texto de Ítalo Rocha Leitão, com quem trabalhei no início de minha carreira, no Diário de Pernambuco, que na época era o principal veículo de imprensa do Estado.

Ítalo, que foi assessor de Arraes, durante um tempo, trabalha na TV Globo Recife há muitos anos.

Segue o artigo do jornalista:

Este 10 de agosto de 2020 é uma data muito especial para os familiares e amigos de Eduardo Campos porque marca o aniversário de 55 anos de nascimento do ex-governador de Pernambuco.

Eduardo Campos formou-se em Economia pela UFPE aos 20 anos de idade. Dois anos depois, assumiu um dos cargos mais importantes da estrutura do governo de Pernambuco: a Chefia de Gabinete do governador Miguel Arraes, seu avô.

Em 1990, aos 25 anos, foi eleito deputado estadual, pelo PSB. Depois, elegeu-se três vezes deputado federal, foi secretário da Fazenda de Pernambuco, ministro de Ciência e Tecnologia, no governo Lula, e governador por dois mandatos.

Seu primeiro mandato de governador foi conquistado em 2006. Com uma administração aprovada por quase 90% da população, não teve a menor dificuldade para se reeleger.

Como governador, Eduardo deixou marcas que jamais se apagarão da memória do povo pernambucano, independentemente de coloração ideológica. Construiu UPAS e 3 hospitais na RMR (Dom Hélder, no Cabo, Miguel Arraes, em Paulista, e Pelópidas Silveira, no Recife). Incentivou a instalação de fábricas e de uma refinaria em Suape. E redirecionou a expansão industrial para o litoral Norte, Agreste e Sertão. E trouxe a fábrica da Jeep, inaugurada em Goiana no governo do também socialista Paulo Câmara.  Eduardo também Implantou um dos programas mais inclusivos da história educacional de Pernambuco: o “Ganhe o Mundo”, que leva estudantes pobres para estudar no exterior -  façanha que quase nenhum pai de família de classe média consegue fazer.

Porte atlético, alto, elegante, olhos verdes, tinha um carisma pessoal contagiante e  gostava de narrar histórias engraçadas do meio  político. Comparecia a aniversários, batizados, casamentos, velórios, enterros….sempre com o intuito de reforçar as alegrias dos que comemoravam alguma data ou confortar e consolar os que sofriam alguma perda. Morreu tragicamente na manhã de uma quarta-feira, 13 de agosto de 2014, num acidente de avião, em Santos, no litoral paulista, quando percorria o Brasil na condição de candidato à Presidência da República, pelo PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA