PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PT PERNAMBUCO: FORTE E SUBMISSO!

Por Michel Zaidan

O Partido dos Trabalhadores apresenta, em Pernambuco, um quadro paradoxal: é um partido forte, consolidado, com representantes nos três níveis de governo, mas ao mesmo tempo submisso à hegemonia política da oligarquia pernambucana Campos/Arraes. Não quero falar do outro Partido que integra a aliança governista, pois este já abdicou faz muito tempo de qualquer veleidade de autonomia ou liderança política, conformando-se  em ser mero coadjuvante da coligação ora no poder. O  problema da falta de autonomia do PT foi explicado pelo ex-vereador (hoje secretário) Dilson Peixoto como tendo o partido uma estratégia nacional e Pernambuco não poderia ficar de fora, qual seja: a eleição de um candidato petista à Presidência da República e o indispensável apoio do PSB a esta candidatura. Foi o que se deu entre nós, com o sacrifício da candidatura da hoje deputada Marília Arraes.

As imagens que circularam pelas redes sociais, mostrando Lula de braços dados ou com os braços levantados, ora com Marília Arraes ora beijando o filho de Eduardo Campos parecem reeditar a mesma história da eleição passada: com uma mão, Lula acena para a militância petista entusiasmada com a possibilidade de o partido ter candidatura própria, com a outra parece selar um acordo de cúpula com os herdeiros do legado político eduardista. Afinal, teremos a reedição dessa nefasta aliança, com o sacrifício - outra vez -  de uma candidatura petista que vem se mostrando viável e competitiva?

É de se lamentar - e muito -  essa duplicidade de atitudes. O pragmatismo em política sem seus limites: não só numa ética das convicções ideológicas ou programáticas, mas nos compromissos assumidos publicamente com o povo. Como é possível continuar acendendo uma vela para Deus, e outra para o Diabo? - Seja qual for   o projeto (ou estratégia) nacional do Partido dos Trabalhadores e seu candidato às eleições presidenciais de 2022, o PSB será levado pela força da gravidade a apoiar o PT; não é necessário que determinadas lideranças regionais lulistas e arraesistas entreguem numa bandeja a cabeça de um projeto de autonomia político-partidária no estado, e os demais companheiros digam "amém", "amém".


Se quisermos romper com esse circulo infernal da reprodução do poder oligárquico em Pernambuco é preciso ousar, ter coragem de abrir uma via própria para a esquerda passar, mesmo que isto custe mandatos, cargos e eleições. No início, o PT foi capaz de fazer isso. Por que agora não consegue mais? - Será que a idade da razão (ou do acomodamento político-institucional) chegou nas cabeças de alguns líderes locais da agremiação partidária? - É tão importante assim ocupar uma secretária sem importância ou um mandato senatorial em troca de um verdadeiro projeto de hegemonia política em Pernambuco? - Considero isso não só uma pequena política, mas sobretudo uma traição aos compromissos democráticos e populares assumidos historicamente com a sociedade.

Um comentário:

  1. A direita se une fácil e em pouco tempo.Ela quando percebeu que o JMB iria ganhar as eleições em 2018 todos se uniram em torno do PSL e hoje aprovam tudo desde 2016 com o golpista Michel Temer e quando vão disputar as eleições municipais e estaduais esquecem tudo e se coligam facilmente.

    Quem aprovou todas as minirreforma políticas até foram exatamente os partidos da direita com os seus Deputados Federais e Senadores: PMDB,PSDB,PFL/DEM,PP,PTB,PSL,PSC,PR.

    Vejam a minirreforma aprovada em 2019.Os partidos podem se coligar para prefeitos,mas para vereadores não podem.Ainda mais os partidos somente poderão lançar o dobro de candidatos.Aquelas candidaturas de 10-15-16 e 20 votos não tem sentido em nenhum partido.

    Será que o fim das coligações partidárias propostas pela PEC do ex-senador e hoje Senador Jarbas Vasconcelos em 2005 era esta aprovada em 2019 pelos deputados federais e senadores?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA