PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DR. ULISSES FAZ PALESTRA SOBRE A TUBERCULOSE



Os médicos das Unidades Básicas de Saúde de Garanhuns  participaram de uma formação, promovida pela Secretaria Municipal da área, por meio dos setores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Educação Permanente.

A atualização foi realizada no auditório do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança e teve como foco a doença bacteriana infecciosa Tuberculose. O momento contou com a palestra “Tuberculose: Diagnóstico e Conduta — Doentes e Latentes”, dada médico Ulisses Pereira.

Segundo o palestrante, a doença afeta principalmente os pulmões. “A tuberculose é uma doença prevalente, incidente e mortal. É uma preocupação da gestão municipal capacitar, reciclar e atualizar os profissionais da Atenção Básica, para que a doença seja identificada, diagnosticada e tratada de forma eficaz, a partir das nossas unidades”, comentou o Dr. Ulisses.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018, foram confirmados 5.026 casos da tuberculose em Pernambuco, com um aumento de 9% em comparação a dados de 2015 (4.599).

A doença pode ser prevenida por meio da vacina Bacillus Calmette-Guérin, a BCG, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser dada ao nascer, ou, no máximo, antes da criança completar 5 anos de idade.

O médico e preceptor da Unidade do Parque Fênix, Ricardo Valença Ferreira, destacou a importância da participação dos profissionais em cursos de atualização. “O curso é importantíssimo, não só pro desenvolvimento e conhecimento dos médicos, mas também no trabalho prático, na busca ativa das doenças na população que mais precisa. É um evento muito válido”, explicou.

Os médicos também receberam um boletim epidemiológico, produzido pelo setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com internos do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), contendo números relacionados à doença. O momento contou ainda com a palestra “Regulação Ambulatorial — Percentual de faltas na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE)”, também ministrada pelo médico Ulisses Pereira. 

Importante essas iniciativas da Secretaria de Saúde, como as palestras de prevenção ao suicídio, o trabalho preventivo com relação ao sarampo e essa palestra a respeito da tuberculose. Parabéns para Nilva e sua equipe.

*Com informações e fotos das secretarias de Comunicação e de Saúde de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA