PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SÃO BENTO REALIZA 22ª EDIÇÃO DA CORRIDA DA GALINHA



O evento acontece de 31/07 a 04/08, em São Bento do Una com Shows, 
Feira de Avicultura e competições com aves

São Bento do Una, a 200 km da capital Recife, já está em clima de festa com os preparativos para a 22ª edição da Corrida da Galinha, festa já tradicional no calendário do agreste pernambucano. Esse ano o evento acontece entre os dias 31 de julho e a 04 de agosto. Uma grandiosa estrutura é montada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo para receber tanto as competições no Galinhódromo, como os shows e a 4ª Feira da Avicultura do Nordeste. O nome do evento, idealizado em 1992 por um grupo pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, além de alguns amigos, foi inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste. Hoje São Bento do Una é a quarta maior produção de ovos do país.

Este ano o Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas aves. Serão mais de 10 mil reais em prêmios, além de “quatro milhões” para os galos e galinhas vencedoras.

Ainda teremos na programação cultural, shows gratuitos com Jota Santos e Harmonia do Samba, na sexta (02/08); Trio e Banda Asas da América, Peruanno e Batista Lima, sábado (03/08); e Marcia Felippe e Jonas Esticado, no domingo (04/08). Os shows acontecerão a partir das 22h, também em estrutura montada no Parque de Exposições. No sábado (04), o Trio e Banda Asas da América fará um “arrastão”, saindo a partir das 17h, próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposições.

Para sua 22ª edição da festa, a organização espera que mais de 250 mil pessoas circulem pelos cinco dias da Corrida da Galinha. Nesse período, tanto a Corrida da Galinha, quanto a Feira da Avicultura do Nordeste gera cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos, nesta edição. A festa vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU.

Durante os shows um stand de atendimento será montado com ambulância, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A estrutura do evento também conta com um parque de diversões e estacionamento. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e concepção do Grupo Asas da América. Mais informações: (81) 3735.1027 e cultura@saobentodouna.pe.gov.br.  

São Bento do una Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 7 milhões de ovos por dia e mais de 150 toneladas de frango para abate por semana, contando com mais de 90 produtores e geração de 13 mil empregos. No último ano houve um aumento de 30% na produção do município, incluindo os novos empreendedores que estão surgindo.

A cidade é destaque também com a suinocultura, sendo considerada a maior produtora de suínos do estado, com produção de 100 toneladas de suínos por semana. Outro setor que movimenta sua economia de São Bento do Uma é o artesanato. Por semana, saem mais de 1 mil unidades de galinhas feitas em cabaça, com biscuit. Boa parte é comercializada na praia de Porto de Galinhas (PE) e em praias do Rio Grande do Norte.


SERVIÇO | 21ª CORRIDA DA GALINHA
Evento Gratuito
Quando: de 31 de julho a 04 de agosto de 2019
Onde: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo – São Bento do Una – PE
Opções de hospedagem: Hotel Pedágio (81 3735.2485), Hotel Asa Branca, em Belo Jardim (81 3726.1764) e Hotel Jardim Plaza, em Belo Jardim (81 3726.1233). Opção de casas para alugar: entrar em contato com a Secretaria da Cultura, através do telefone (81) 3735.1027

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS

Sexta-feira (03/08)
22h- Jota Santos (Palco)
0h- Harmonia do Samba (Palco)

Sábado (04/08)
18h- Trio e Banda Asas da América (Saída próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposição).
22h – Peruanno (Palco)
0h – Batista Lima (Palco)

Domingo (05/08)
22h- Márcia Felippe (Palco)
0h- Jonas Esticado (Palco)

PROGRAMAÇÃO DAS COMPETIÇÕES  

Sexta, 03/08
8h às 11h - I Treinos livres
14h às 16h - II treinos livres

Sábado, 04/08
08h às 11h – Treinos oficiais  
14h às 16h - Treinos oficiais

Domingo, 05/08
08h às 11h – último treino classificatório
13h às 17h – competição oficial


SOBRE AS COMPETIÇÕES

INFRAESTRUTURA
Galinhódromo - Composto por duas pistas: uma em circuito oval, com 84m, e outra em forma de “X”, com 88m de extensão. Ambas são protegidas por tela e instaladas em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas máquinas “voadoras”.

Pinto Stop - Local para “Pena–lidade” na corrida e onde o piloto pode dar uma mãozinha à sua máquina/galinha. ”quinamop  ode dar uma m mais famosa competi

Poleiro - Arquibancada em estrutura metálica, coberta, localizada junto ao galinhódromo e com capacidade para mais de 2.000 torcedores, dando maior visibilidade e conforto ao público.

Rent a chicken - Boxe onde galinhas de aluguel estarão à disposição dos turistas e pilotos de última hora, tendo uma bateria exclusiva para esta categoria.

Torre de Comando - No centro do galinhódromo, há uma torre de transmissão com sonoplastia exclusiva para a corrida e que será ouvida em todo o circuito da festa.

Ninho VIP - Camarote para autoridades e cabinas para imprensa, localizado em lugar estratégico.

Terreiro - Espaço reservado no Galinhódromo para a várias competições.
Calçada da Fama - As campeãs da corrida deixarão suas pegadas na calçada onde serão imortalizadas (afinal estrela não é só em Hollywood).

O Cocoricó – Sonorização em todo Galinhódromo.

Pórtico – Entrada triunfal no Galinhódromo.

Pira – Situada dentro do Galinhódromo, e será acesa sempre no início das competições.

Arbitro de vídeo – novidade na 21ª edição! Os competidores poderão pedir releitura das suas provas.

PROVAS

Corrida do Galinha – ganha quem completar o circuito tangendo com a galinha em menor tempo

Corrida do Galo –  ganha quem completar o circuito tangendo com o galo em menor tempo

A Corrida do Ovo no Saco - Semelhante a conhecida corrida do saco, com pequenas alterações na regra.

Beiseovo – Nova modalidade do Beisebol no Galinhódromo;

Pau do Ovo – Competição cujo objetivo é pegar e trazer até o chão, sem quebrar, meia dúzia de ovos devidamente instalados no topo de um poste de madeira.

Declaração Premiada – Ganhará o competidor que oferecer de maneira sensual, ovos ou “partes” de galinhas, a uma mulher escolhida pela produção e que esteja no Galinhódromo.

Grid de largada - Serão feitos quatro treinos para a classificação do Grid de largada. As quatro aves mais rápidas em cada categoria (galinha e galo) serão classificadas em ordem cronométrica.

Pilotos de Última Hora – Entre as baterias Galinha e Galo, teremos a bateria dos Turistas, Artistas, Autoridades e pessoas influentes escolhidas e inscritas horas antes da prova.

Segura nos Trinta – Competição com Galinhas d´Angola (Guiné) cujos competidores terão que pegar a ave, em uma arena, em 30 segundos. Esta prova será executada em várias etapas durante todos os dias.

Coma Seu Frango - Competição gastronômica masculina, na qual os competidores degustarão frangos assados, no menor espaço de tempo.

Engula o Ovo – Competição gastronômica feminina, na qual as competidoras degustarão ovos cozidos, no menor espaço de tempo.

Penas, Plumas e Paetês - Concurso da ave melhor fantasiada.

O Canto do Galo – Competição na qual o vencedor será aquele que imitar melhor um galo cantando.

Casca Grossa - O competidor com ovos no bolso da frente da calça, percorrerá, correndo e pulando obstáculos, todo o circuito oval do Galinhódromo. Ganhará aquele que quebrar o menor número de ovos.

O Cocoricó da Galinha - Competição na qual a vencedora será aquela que imitar melhor uma galinha cantando.

Arremesso de Ovo – É arremessado um ou dois ovos, para cima, e o competidor terá que pegar pelo menos um, sem quebrar.

A Rainha das Galinhas – Será escolhida, entre as mulheres na plateia, a musa do poleiro, que será coroada Rainha das Galinhas.

O Príncipe dos Frangos – Será escolhido, entre os homens na plateia, o príncipe do dos frangos.

O Alvo é no Próprio Caneco – O participante terá que jogar o ovo para cima e esperar que o mesmo caia em um caneco, amarrado pela cintura, às suas costas.

Ovo no Caneco – São dois competidores, cada um com caneco na mão, tentando acertar dois ovos no caneco do outro.

PREMIAÇÕES

Circuito Oval      

Galinha Campeã     
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Dois Mil e Quinhentos Reais

2ª. Colocada
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3ª. Colocada
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Última Colocada
01 panela de barro com condimentos

Galo Campeão
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Dois Mil e Quinhentos Reais

2º. Colocado
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3º. Colocado
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Último Colocado     
01 panela de barro com condimentos

Circuito “X”      

Galinha Campeã     
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Dois Mil e Quinhentos Reais

2ª. Colocada
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3ª Colocada
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Última Colocada
01 panela de barro com condimentos

Galo Campeão
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Dois Mil e Quinhentos Reais

2º Colocado
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3º Colocado
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais
Último Colocado     
01panela de barro com condimentos

Animação
Locutores e Comentaristas
Galão Bueno
Pinto Jr.
Casa-Ovogrande

(Daniel Melo - Assessoria de Imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA