Por Altamir Pinheiro
Como reza na Constituição Federal, o período de recesso
das câmaras municipais é definido pelo regimento interno de
cada Câmara e também ocorre no meio e no final do ano. No caso de Garanhuns,
haverá uma suspensão temporária das
atividades legislativas do dia 1 a 30 de julho. Nesse primeiro semestre
os vereadores se revezaram com apresentações de projetos de lei, de resolução e
os conhecidos requerimentos que predominam entre os 13 vereadores que
compõem o quadro de parlamentares da Câmara Municipal de Garanhuns.
Pois bem!!! Uma das prerrogativas de uma Câmara de
Vereadores é cobrar do Poder Executivo melhorias para sociedade. Um
vereador NÃO TEM PODER para mandar asfaltar uma rua, construir uma praça púbica
ou reformar uma escola municipal. Mas ele pode, mediante REQUERIMENTO, cobrar
da prefeitura que sejam tomadas providências para executar tais atividades.
Vamos tomar alguns exemplos, com base nos dados dos vereadores de Garanhuns que
nesse primeiro semestre apresentaram Requerimentos de ótima qualidade em
prol da rua, bairro ou povoado que ele se diz representar.
Neste ensaio vamos nos deter, único e
exclusivamente a bancada feminina da Câmara Municipal de Garanhuns,
começando pela vereadora que faz oposição ao gestor municipal, BETÂNIA DA AÇÃO
SOCIAL. Aliás, essa vereadora é massacrada pelas secretarias municipais. Não
tem acesso a nadica de nada, pois é tratada a pão e água, mesmo assim resiste
as intempéries praticadas pelo poder executivo. Recentemente, ela
apresentou um requerimento digno de aplausos quando naquela oportunidade
solicitou que fosse adotada a EQUOTERAPIA como método terapêutico para
reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais na rede
pública de saúde do município.
Seguindo o diapasão, LUZIA DA SAÚDE, como o seu
próprio nome parlamentar diz, ela é uma baluarte em defesa de sua
comunidade no Bairro de Mané Chéu, principalmente no
campo da saúde, claro!!! Em um dos seus últimos requerimentos do semestre
a vereadora inovou ao pedir que o chefe do poder executivo exija junto a
Secretaria de Turismo que seja disponibilizado um QUIOSQUE DE INFORMAÇÕES
TURÍSTICAS na Praça Dom Pedro II, Boa Vista, no período do Festival de Inverno
de Garanhuns.
A ex-presidente daquela casa parlamentar, CARLA DE
ZÉ DE VILAÇO, em seu último requerimento foi extremamente feliz, diga-se de
passagem, bastante oportuna sua reivindicação por ter uma visão exemplar
de preservação do patrimônio público do município ao pedir pela realização ou
viabilidade para que seja estudada a possibilidade da revitalização da
Praça do Monumento Ipiranga(Morro do Pirulito). Para se ter ideia do jubiloso
pedido requerido pela Vereadora Carla, o requerimento é tão
oportuno que, pouca gente sabe, mas o Monumento Ipiranga foi erguido em
1922(no centenário da Independência do Brasil). A obra construída tem os
rabiscos do arquiteto e grande garanhuense Ruber Van Der Linden. Daqui a três
anos o Brasil completará 200 anos de sua independência e o Monumento Ipiranga o
seu centenário.
No tocante a ANDRÉA NUNES e
por ser a vereadora revelação do ano de 2019, pois a turma da
sombra já percebeu que ela trabalha de luz acesa, pois não é à toa que,
Andréa foi a única parlamentar de Garanhuns que se fez presente, nos dias 26,
27 e 28 de junho no encontro das mulheres vereadoras do Brasil, que foi
realizado em Caruaru. Num brilhante discurso perante suas colegas
vereadoras de todo o país, ela foi aplaudida de pé quando informou que a Câmara
de Garanhuns é a que tem maior número de mulheres no Agreste e,
proporcionalmente, também no Estado de Pernambuco. Quanta à sua atuação
parlamentar, seus últimos requerimentos dizem respeito ao FIG. Ela continua
batendo forte no Governador e cobrando das autoridades que a divulgação
da grade do festival seja realizada em Garanhuns e sua programação
antecipada entre 90 ou 60 dias antes de sua realização.
Finalmente, não poderia terminar este texto sem
formular a seguinte pergunta: POR QUE NEM SEMPRE UM REQUERIMENTO É
ATENDIDO?!?!?! Há uma ruma de razão para que uma vez encaminhado um
Requerimento aos órgãos competentes, ele não seja atendido. Entre tantas razões
à falta de iniciativa ou vontade do Poder Executivo Municipal (algumas vezes
com a desculpa esfarrapada de que não há recursos); a prefeitura pode, de
fato, não ter recursos para realizar aquela obra, naquele momento, mas se
o tal REQUERIMENTO foi proposto por um vereador de um partido de oposição
ao governo municipal, aí, adeus ingrata, pois seu destino é a afamada
lata do lixo. Enfim, são as artimanhas do jogo político, que todo mundo
sabe que existe, mas que quase ninguém vê (ou faz questão de não ver). O QUE É
UMA PENA...

Nenhum comentário:
Postar um comentário