PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ESTUDANTES DE MEDICINA FAZEM REIVINDICAÇÕES


Estudantes do curso de medicina de Garanhuns voltaram a se mobilizar, durante a semana que passou, reivindicando melhores condições de trabalho no Dom Moura, que funciona como hospital escola para os alunos. Eles também se queixam que o quadro de professores é insuficiente.

As revindicações são feitas tanto à direção da Universidade de Pernambuco, UPE, quanto ao Governo do Estado. Estudantes entendem que alguns problemas não podem ser resolvidas somente no âmbito da instituição de ensino superior.

Reclamações dos alunos do curso de medicina foram parar no Ministério Público, que promoveu uma audiência pública para discutir as questões de interesse.

Segundo uma estudante com quem conversamos, a reunião não foi conclusiva e os alunos pretendem continuar lutando por melhorias no hospital e no curso. 
Abaixo um trecho de um texto produzido por estudantes do curso de medicina de Garanhuns, em que os problemas enfrentados por eles são abordados:

"Nesse ensejo, enfatiza-se, também, a necessidade de fomentar a cultura de mobilização no intuito da valorização da rede de Saúde Pública de Garanhuns, principalmente do Hospital Regional Dom Moura que, há anos, não tem recebido investimentos suficientes para atender aos 21 municípios do Agreste Pernambucano, nem tem sido gerido de forma eficaz. Nós estudantes, futuros profissionais, do curso de Medicina da UPE, Campus Garanhuns, pedimos por melhorias dos serviços de saúde da região.
"Diante disso, em prol da busca de um atendimento de qualidade à população, da necessidade de suprir os anseios do corpo estudantil perante um sistema de ensino adequado e ético, através das práticas realizadas no ambiente hospitalar, a comunidade acadêmica encontra-se mobilizada para que esses déficits sejam sanados.
"Reiteramos que apoiamos a causa da interiorização da atuação médica, mas é necessário que esse processo ocorra com dignidade e responsabilidade. No formato em que se encontra, permeado em notável descaso, não há a possibilidade de que os hospitais recebam os estudantes no objetivo de formar médicos para a sociedade. Então apelamos para atenção do governo do Estado, na pessoa do Governador Paulo Câmara e para articulação entre as secretarias estaduais.

5 comentários:

  1. Alguém deve se lembrar que o slogan de (des)governo da Vaca Terrorista da Dilma era este: PÁTRIA EDUCADORA DOS PETRALHAS. Já o Lula, analfabeto de pai, mãe e parteira se meteu abrir arremedo de universidades(puxadinhos) em toda ESQUINA pelo país afora e deu no que deu!!! Péssimas instituições, alunos desmotivados e sem vocação que apenas buscam o status de médico, somando isso a uma formação básica ineficiente. É claro que só podemos ter uma saúde nacional em péssimas condições!!!

    Há formandos na universidade do Lula que não conseguem distinguir o que é uma PROTEÍNA ou mesmo fazer uma SUTURA, muitos não sabem sequer aferir PRESSÃO corretamente... A péssima qualidade do ensino, a implantação do ENEM cheio de escândalos e vazamentos (vendas de provas), a criação precária de cursos de medicina e outros, desvio de recursos, hospitais escola fechados, 13 anos de ladroagem escancarada. Essas SÃO as variáveis que contribuirão pelo aumento de mortalidade por erros médicos no futuro. E O PIOR: Quem vai ser atendido por estes profissionais é a população que depende do sistema de saúde pública, na sua grande maioria.

    No campo da medicina, os petralhas se preocuparam muito com QUANTIDADE de médicos formados nas coxas. Com QUALIDADE, nadica de nada!!! Lembram-se dos escravos de jalecos branco de Cuba?!?!?! A putada “incarnada” que desgovernou o país por 13 anos(também só pensava em roubar!!!), pois aumentou consideravelmente o número de médicos recém-formados(simulacro ou imitação), pois não é à toa que, o Brasil diplomou mais profissionais que Estados Unidos e Canadá. De acordo com cálculos feitos a partir das projeções do estudo Densidade Médica no Brasil, no final do desastrado governo petralha o país possuía em torno de 10,6 novos graduandos por 100 mil habitantes. Já nos EUA e no Canadá, em 2015, a taxa era de 6,5 e 7,3, respectivamente. Quer dizer, em QUANTIDADE passamos os States e o Canadá, quanto à QUALIDADE...


    P.S.: - PARA SE TER IDEIA DA BAGACEIRA ACUMULADA, EIS OS MINISTROS QUE PASSARAM PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA FASE DOS IMPRESTÁVEIS PRETALHAS: Humberto Costa(médico de doido); José Saraiva Felipe(ocupação: político); Alexandre Padilha(este dispensa comentários...); Arthur Chioro(político do PT); Marcelo Castro(político do Piauí); Agenor Álvares(bioquímico); Ricardo Barros(engenheiro Civil); José Gomes TEMPORÃO(Tudo o que fez no ministério foi defender o aborto, os Jeans Wyllys da vida e a comunidade LGBT). Quer dizer, TINHA TUDO PRA DAR ERRADO... E DEU!!!

    ResponderExcluir
  2. Se o ensino universitário foi totalmente sucateado pelo governo do PT, o que dizer do ensino médio ou o fundamental: eles abandonaram por completo deixando o país num CAOS TOTAL!!! Hoje, no chamado SEGUNDO GRAU, dos jovens que saem do fundamental para o médio, apenas 59% chega ao final do curso: UMA FUGIDA CAVALAR das salas de aula!!! O edital do Jornal o Estadão, deste domingo, nos mostra índices alarmantes de evasão e abandono escolar. Debrucei-me em sua leitura e fiquei ou estou de queixo caído, SENÃO VEJAMOS:

    No ano que a DILMA PÁTRIA EDUCADORA levou um chute no traseiro, havia cerca de 10 milhões de jovens entre 15 e 17 anos de idade. Desse grupo, 1,5 milhão de jovens NÃO se matricularam no início do ano letivo/2017. E dos 8,8 milhões que fizeram a matrícula, 700 mil ABANDONARAM a escola antes do final do ANO LETIVO. Somado a outras vicissitudes, como as repetências, o resultado deixa muito a desejar. Se o recorte for feito, por exemplo, entre jovens negros, residentes em áreas rurais do Nordeste e que a mãe é analfabeta, APENAS 8% concluíram o ensino médio até os 18 anos.

    E O BOLSA ESMOLA que o beneficiado é obrigado a estudar, hein?!?!?! Bem, deixa isso pra lá. Vamos nos ater no que diz os dados do edital do Jornal o Estadão: Nos últimos 16 anos, não houve melhora no porcentual de jovens entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. A não conclusão do ensino médio tem graves consequências para a vida de cada um dos jovens que abandonam a escola. Continua o edital: “com a diminuição da empregabilidade e de renda, a interrupção prematura dos estudos coloca os adolescentes e jovens em situação de VULNERABILIDADE SOCIAL, mais expostos, por exemplo, a problemas de saúde, à delinquência e ao crime”.

    Além do custo individual que cada jovem que não concluiu a formação acadêmica sofre diretamente, a evasão escolar produz efeitos negativos sobre toda a coletividade. As evidências mostram que trabalhadores mais qualificados são mais produtivos, atraem mais investimentos e demandam menos gastos públicos com saúde, combate ao crime e bem-estar social. VEJAM QUE DADO ESTARRECEDOR o editorial nos joga na caixa dos peitos: Segundo o Panorama Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA), os estudantes brasileiros faltam mais às aulas do que em 84% DOS PAÍSES AVALIADOS. Há, como se vê, muito a fazer na educação, em várias frentes. Planejamento, competência e coordenação são requisitos para avançar. Do contrário...

    P.S.: - DIANTE DESSA “PÁTRIA EDUCADORA” QUE NÓS HERDAMOS, SÓ FALTA OS PETRALHAS DIZEREM QUE FOI O BUNDA SUJA DO BOLSONARO QUEM ROUBOU O DEDO DE LULA, O CÉREBRO DE DILMA E A "CAPACIDADE DO PROFESSOR” HADDAD ou ANDRADE, COMO DIZEM OS SELETOS ELEITORES NORDESTINOS QUE VOTARAM NESTA "TREPEÇA" NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES... PRESIDENCIAIS...

    ResponderExcluir
  3. Que barbaridade, Tchê!!! Neste final de semana, a porra louca que é presidente do PT, Amante-coxa, Gleisi Hoffmann, disse que “Lula e EDUCAÇÃO são pautas inseparáveis”. E Lula e CORRUPÇÃO, são o quê?!?!?!

    P.S.: - É uma aberração o que diz essa porra louca: Lula nunca gostou de estudar, nunca leu um livro completo em toda sua vida e, sequer, sabe escrever um bilhete do próprio punho.

    ResponderExcluir
  4. Vamos nessa estudantes Q! mostrem para esses vagabundos que se dizem de direita que vocês são ainda à maior força para mudar de verdade esse país.vocês irão vencer todo esse golpe contra o desenvolvimento do nosso País

    ResponderExcluir
  5. Esta retardada do PT se esqueceu de afirmar que Lula sempre se vangloriou por NÃO ter um diploma sequer do Segundo Grau... QUE EXEMPLO PARA A CLASSE ESTUDANTIL, NÃO?!?!?! Foi por essas e outras que os NAZICOMUNOPETRALHAS destruíram a educação, basta ver as novas universidades criadas(puxadinhos), donde, são formados analfabetos digitais ideologizados, que sabem tudo sobre Karl Marx, mas nada da graduação que cursaram... Aliás, o que o PT soube fazer e muito bem(?) foi soltar dinheiro a rodo para as direções das universidades fazerem congressos de mentirinha em Rsorts, pagar diárias as ONG’s criadas por eles, além das famigeradas bolsas de estudo para o exterior para Doutorado e Pós para os seus apaniguados em troca, doutrinar a galera da UNE que hoje grita LULA LIVRE!!!

    P.S.: - Em apenas 13 anos o PT criou 1 geração de analfabetos(jovens de 15 a 18 anos)...


    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA