ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

domingo, 26 de maio de 2019

UBE NACIONAL DIPLOMA NOVOS DIRIGENTES



Os novos dirigentes da União Brasileira de Escritores (UBE) foram diplomados na noite de terça-feira (21), e comporão sua diretoria, biênio de 2019-2020.  A solenidade aconteceu no Salão Heliópolis do Garanhuns Palace Hotel, às 19h30min, e contou com a presença do atual Secretário Geral da UBE Nacional Ed Arruda.

Entre os diplomados está o cronista e figura pública de Garanhuns Givaldo Calado de Freitas, eleito vice presidente da Instituição na última  na eleição de 17 de janeiro de 2019 e que fez parte da mesa dos trabalhos, tendo diplomado todos os membros da nova diretoria, já que o presidente eleito, Renato Siqueira, se encontrava na cidade do Recife, ultimando os últimos detalhes da posse que ocorrerá na sede da entidade no próximo sábado (25). A solenidade irá acontecer na Casa Rosada, localizada na Rua Santana, em Recife (PE).

“Para mim é motivo de grande satisfação fazer parte da nova diretoria da UBE. Satisfação e honra, e vou para essa diretoria porque convocado por tantos para unir forças. Quem sabe, nela, o mundo dos livros me atraía muito mais. Ele, que já me fascina tanto, e que me merece todas as carícias ao meu alcance”, disse Givaldo.

A UBE é a mais antiga associação de escritores do Brasil e foi criada em 17 de janeiro de 1958, tendo como seu primeiro presidente o escritor pernambucano Paulo Cavalcanti Filho. Autor de O caso eu conto como o caso foi – memórias políticas, 1o. volume de memórias (1978); O caso eu conto como o caso foi, 2o. volume de memórias (1980); Nos tempos de Prestes (1981/1982);A luta clandestina, 3o. volume de memórias (1984/1985); Homens e ideias do meu tempo (1993); Vale a pena (ainda) ser comunista (1994); História de um governo popular e Os equívocos de Caio Prado Júnior., e nomes como Nelson Saldanha, Abelardo da Hora, Ariano Suassuna, Amaro Quintas, Pedro Américo, Marcus Accioly, Raimundo Carreiro.

Para o presidente eleito da instituição Renato Siqueira Garanhuns é o núcleo mais atuante da UBE Nacional. “Nós buscamos valorizar a UBE - Núcleo Garanhuns, inserindo em nossa chapa escritores de Garanhuns a exemplo de Givaldo Calado de Freitas, que tem, inclusive, grande liderança em Garanhuns, e isso é muito para nós”, comentou Siqueira.

Ainda segundo Renato o município é um celeiro cultural e uma produção literário muito grande. “Nós precisamos investir  fortemente no núcleo de Garanhuns para que futuramente ele possa se tornar uma seccional com o nosso presidente da UBE Garanhuns o competentíssimo professor Natanael Vasconcelos com o apoio do vice presidente Givaldo”, disse Renato.

Ezandra Ribeiro
Jornalista
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário