ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

terça-feira, 7 de maio de 2019

MORRE O PROFESSOR EVANDO LUSTOSA


Morreu hoje em Garanhuns o professor Evando Lustosa dos Santos, conhecido também como Prof. Evando Lustosa.

Segundo o blog conseguiu apurar ele estava na faixa dos 75 anos, era aposentado e há tempos vinha sofrendo com problemas de saúde.

Professor Evando era um apaixonado pelo Clube Náutico Capibaribe, pela matemática (que lecionava) e pelo Colégio Diocesano.

Quando deixou o gigante da antiga Praça da Bandeira, anos atrás,  sofreu como que uma primeira morte.

Ele sempre deu a vida pelo tradicional colégio e era admirador número um do diretor mais famoso da escola, o Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

Evando chegou ao colégio pelas mãos do Professor Lustosa, seu tio, que lecionava História.

Foi aluno interno, no Diocesano terminou seus primeiros estudos, depois fez faculdade e retornou ao Colégio como professor.

Era um homem calmo, ético, um cidadão decente como poucos.

Das pessoas que gostava, colegas professores, ex-alunos, autoridades de quem era amigo, mandava todo final de ano um cartão de natal, daqueles simples, antigos, que as pessoas normalmente não usam mais hoje em dia.

Para saber da idade certa de Evando ligamos para a secretaria do Colégio Diocesano. Atendeu um jovem não muito atencioso e quando falamos do professor ele demonstrou não ter a menor ideia de quem se tratava.

Perguntamos se tinha alguém com mais tempo na escola para dar informação e o rapaz respondeu que estava na quadra.

Solicitamos o telefone de um professor, nosso amigo, e o jovem disse que não estava autorizado a passar.

É assim o Diocesano de hoje, infelizmente.

Evando foi professor na época de Lenice, Epaminondas, Luzinette Laporte, Lustosa, Álvaro, Carlos e muitos outros dos bons tempos do padre Adelmar.

Merece todas as homenagens dos garanhuenses. Quem sabe a atual direção do Gigante lembra de mandar pelo menos uma coroa de flores para o velório.

Vá com Deus Evando! Muitos em Garanhuns que foram seus alunos sentem neste momento a sua perda, são solidários à sua família, esperam que o bom Deus o receba com toda glória.

Quem se solidariza também com o professor é o ex-prefeito Ivo Amaral. Por sinal ele perdeu hoje um cunhado, Santana Capitó, irmão de dona Edjenalva Amaral.

Ivo lamenta tanto a morte do seu parente quanto a do professor Evando Lustosa, de quem era amigo. 

NOTA COMPLETMENTAR - Depois de já publicada esta matéria fomos informados que Evando tinha 74 anos e seu corpo será velado na funerária Suíça. Amanhã, às 14h haverá missa de corpo presente na capela do Colégio Diocesano (aleluia!). 

Evando foi tambérm professor do Colégio Estadual Jerônimo Gueiros, Santa Sofia e XV de Novembro, além de presidente da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano.

3 comentários:

  1. COMO SÃO AS COISAS, NÃO!!! Altamir Pinheiro e Andréa Nunes estavam se programando para visitá-lo e fazer um convite ao grande alvirrubro para se fazer presente a um encontro tricolor que será promovido pela vereadora. Para essa confraternização quem foi convidado(e aceitou) foi o rubro-negro Bigodinho... Domingo último falamos no nome dele. Isso é o que podemos chamar de ironia do destino. Fazer o quê? Rei morto, Rei posto...

    ResponderExcluir
  2. Todas as honrarias possiveis e imaginaveis ainda sao poucas para o grande mestre da matematica que educou e ensinou.

    Centenas de homens e mulheres de Garanhuns e do agreste meridional receberam as aulas do PROFESSOR EVANDRO LUSTOSA e assim conseguiram GALGAR POSICOES DE DESTAQUE NOS BANCOS ACADEMICOS E NA ESCOLA DA VIDA COM SUAS INUMERAS PROFISSOES.

    Na geometria da vida o Processor EvAndro tracou suas retas transversais , perpendiculares e concorrentes levando os seus alunos a pensar matematicamente.

    Aos familiares os meus sentimentos de pesar.Ao meu ex-mestre os meus agradecimentos por ter aprendido muita matematica e quimica.

    ResponderExcluir
  3. 0 PROFESSOR EVANDRO LUSTOSA TEVE 3 PAIXÕES INESQUECÍVEIS: O AMOR A FAMÍLIA,O AMOR AO NAÚTICO E O AMOR A MATEMÁTICA.

    FOI UMA ENCICLOPÉDIA QUASE QUE COMPLETA DOS CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS,SOCIOLÓGICOS, HISTÓRICOS QUE BUSCOU NA MATEMÁTICA A RAZÃO DE SEU VIVER.

    ESCREVER ALGO SOBRE ESSE HOMEM SOBRENATURAL NUNCA FOI E NUNCA SERÁ DIFÍCIL,POIS NO COLÉGIO DIOCESANO EDUCOU GERAÇÕES NO CAMPO DAS CIÊNCIAS E ESPECIFICADAMENTE NA MATEMÁTICA.

    FOI O PROFESSOR QUE ME FEZ ESTUDAR MATEMÁTICA SEM QUERER QUERENDO,ESTIMULAR O MEU SER A BUSCAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO SABENDO QUE PARA VENCER O VESTIBULAR SERIA NECESSÁRIO DOMINAR BEM A MATEMÁTICA.

    AS MINHAS NOTAS ERAM MUITA BAIXAS E UM CERTO DIA EM SALA DE AULA ELE ASSIM SE EXPRESSOU:"VOCÊ,É BOM EM HISTÓRIA,EM PORTUGUÊS,EM GEOGRAFIA ,MAS EM MATEMÁTICA VOCÊ É PÉSSIMO. TENTEI SER MÉDICO EM RECIFE EM 1980 QUANDO FIZ 595 PONTOS E FALTOU APENAS 18 PONTOS PARA EU ENTRAR EM MEDICINA NA UFPE.

    AS SUAS AULAS INICIAIS ERAM FALANDO EM GEOMETRIA,TRIGONOMETRIA,ÁLGEBRA,AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E AS MINHAS NOTAS NÃO PASSARAM DE NOTA 4,0.

    PASSEI NO VESTIBULAR EM 1982 PARA QUÍMICA DEPOIS DE ESTUDAR EM UM DOS MELHORES COLÉGIOS E CURSOS EM RECIFE O UNIÃO.

    PASSEI EM QUÍMICA NA UNICAP E FUI REPROVADO 4 VEZES NA MATEMÁTICA BÁSICA. FOI QUANDO RESOLVI FAZER VESTIBULAR PARA MATEMÁTICA NA UFRPE.

    ENFRENTEI 6 GREVES NAS UNIVERSIDADES E A ÚLTIMA FOI EM 1990 QUANDO ELAS PASSARAM 6 MESES PARADAS NO GOVERNO FERNANDO COLLOR DE MELO.

    RESOLVI ENTÃO ME TRANSFERIR PARA A UPE EM GARANHUNS E TERMINEI MATEMÁTICA NA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GARANHUNS.

    ENSINEI QUÍMICA E MATEMÁTICA 20 ANOS NO COLÉGIO MUNICIPAL JANDIRA PEDROSA EM LAGOA DO OURO -PE.

    FIZ 20 CONCURSOS PÚBLICOS E PASSEI EM 4 DELES E FIZ 7 VESTIBULARES E PASSEI EM 4 GRAÇAS AO MESTRE DOS MESTRES QUE ME ENSINOU A GOSTAR DE MATEMÁTICA SEM QUERER QUERENDO.

    PROFESSOR EVANDRO LUSTOSA, RECEBA DE SEU DISCÍPULO AS MINHAS MAIS SINCERAS HOMENAGENS NESTE DIA 08 DE MAIO DE 2019 MÊS DA MÃE RAINHA DO LAR E DO CÉU OS MEUS MAIS CORDIAIS E SINCEROS AGRADECIMENTOS POR TER ME ENSINADO A PENSAR GEOMETRICAMENTE,FILOSOFICAMENTE E SOCIALMENTE A MINHA VIDA E DE MEUS EX-ALUNOS E ALUNAS.

    PROFESSOR EVANDRO LUSTOSA, VAI COM DEUS AMIGO! GARANHUNS E O AGRESTE MERIDIONAL SÃO MUITO GRATO POR TUDO! AOS FAMILIARES OS MEUS SENTIMENTOS DE PESAR!


    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE.EM, 08 DE MAIO DE 2019.

    ResponderExcluir