quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

GARANHUNS COMEMORA 208 ANOS DE CRIAÇÃO


No próximo dia 10 de março, Garanhuns completará 208 anos de criação e o Governo Municipal traz uma programação promovida pelas secretarias municipais e instituições parceiras. No domingo (10), a comemoração será realizada durante todo o dia, com eventos no Parque Euclides Dourado e Palácio Celso Galvão.

No sábado (09), a partir das 19h, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns irá realizar uma Sessão Magna em homenagem ao Dia de Garanhuns. O evento terá como palestrante o professor George Cabral, que atualmente preside o Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco. Uma exposição iconográfica com o tema “Garanhuns através do tempo” estará sendo realizada entre os dias 9 e 16 de março, com horário de visitação das 9h às 17h. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns está localizado na Praça Dom Moura, nº 44, Centro, próximo ao antigo Fórum de Garanhuns. 

Nas primeiras horas do domingo (10), uma queima de fogos será realizada em comemoração ao grande dia. Pontualmente às 8h, os pavilhões oficiais serão hasteados em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Banda do 71° BiMtz. Para a comemoração, também será servido um bolo.

Após a cerimônia, a segunda edição da Corrida Dia de Garanhuns, promovida  pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com o Sesc Garanhuns, Unopar, Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) e com as secretarias de Saúde, Turismo e Cultura e Comunicação Social, além do apoio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), irá reunir cerca de 500 corredores para a prova de 4,3km. A prova terá a largada em frente à sede da Prefeitura e vai ser disputada nos naipes: até 18 anos; de 19 a 29 anos; de 30 a 39 anos; de 40 a 49 anos; de 50 a 59 anos e mais de 60, nas categorias Masculino e Feminino. Todos os inscritos receberão medalhas de participação. Ao final da corrida, um aulão de dança ministrada pelo instrutor Pabinho promete animar a população.

O Dia de Garanhuns também receberá homenagens religiosas. Às 10h30min, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento. À noite, às 19h30min, será a vez da Missa de Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio.

O Parque Euclides Dourado, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, irá receber uma tarde de muito forró. A partir das 15h, será realizada uma roda de sanfona com músicos de Garanhuns e região. Também estará sendo realizada, no mesmo local, uma feira – promovida pela Feira do Parque – com vendas de artesanato, plantas e gastronomia, no domingo (10), das 10h às 19h.

A Câmara Municipal de Garanhuns também irá realizar uma Sessão Solene do Dia de Garanhuns, com a participação do professor Cláudio Gonçalves, que ministrará a palestra “O trem e desenvolvimento econômico de Garanhuns”. O momento será realizado a partir das 19h da sexta-feira (15).

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Pela primeira vez, uma sessão solene em homenagem a criação do município também será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é do deputado federal garanhuense Fernando Rodolfo e deve acontecer na segunda-feira (11), no auditório Ulisses Guimarães.

(Da Secretaria de Comunicação do Município).

*Fotos: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário