PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IRMÃ ROSÁLIA MORRE EM CARUARU AOS 102 ANOS

Religiosas são cristãs que amam a Deus e querem dedicar toda sua vida a Ele e ao próximo. Assim foi a vida de Irmã Rosália, que faleceu, no último dia do ano  de 2018, aos 102 anos. O corpo está sendo velado na Casa da Criança, a missa  de corpo presente ocorrerá hoje, dia 1º, às 9h e o corpo será sepultado às 11h no Parque dos Arcos.

Irmã Rosália era considerada a freira mais antiga da ordem franciscana em Caruaru e era contemporânea de Frei Damião. A religiosa participava das missões com o frade que está em processo de beatificação. Juntos percorriam muitas cidades do Agreste e Sertão Pernambucano. Nos últimos 52 anos, ela se dedicou aos trabalhos pastorais em Caruaru e Região e residia na Casa da Criança, um dos colégios mais antigos da cidade.

Irmã Rosália nasceu no dia 02 de novembro de 1917, em Sirinhaém. Desde criança, convivia com os padres franciscanos de sua cidade natal. O terreno da casa dos pais dela era próximo ao Convento. Essa convivência chamou a atenção da jovem Josefa do Nascimento, que ficou posteriormente, conhecida como Irmã Rosália. Após a morte de sua mãe, aos 23 anos, ela ingressou na Ordem das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus.

O início de sua vida religiosa foi marcado por momentos de alegrias. Por onde Irmã Rosália passava, deixava saudade e boas lembranças. Ela trabalhou por 25 anos em farmácia de manipulação dos abrigos do Rio de Janeiro, Santos Dumont em Minas; Brotas na Bahia e no Centro de Evangelização São José em Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco.

Em 1966, a pedido pessoal de Dom Augusto, ela começou a residir em Caruaru e ajudar nos trabalhos da Diocese, em destaque, nas missões pelas cidades do interior, onde ela acompanhava Frei Damião.

Após a morte de Dom Augusto, veio morar na Casa da Criança. Nesse espaço educativo, ela se revela para o dom da música. Era uma exímia instrumentista de piano, além de possuir uma doce e suave voz. Nos últimos quinze anos, trabalhava como sacristã da casa, ajudava na rouparia e organizava os trabalhos dos refeitórios, além de fazer visitas diárias aos doentes e idosos, levando Jesus Cristo na Eucaristia. Todas as terças, realizava a celebração do Pão de Santo Antônio e distribuía os pães com pessoas carentes da comunidade.

Em 2007, Irmã Rosália recebeu das mãos do Bisco Dom Bernardino e do ex-vereador Gilberto de Dora o Título de Cidadã Caruaruense como forma de agradecimento pelos relevantes serviços sociais que a religiosa prestou à Caruaru ao longo de anos.

Texto e foto: Jorge Luiz 
Jornalista - DRT 4305-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA