PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MICHEL ZAIDAN FILHO RECEBE AMPLA SOLIDARIEDADE


A carta anônima distribuída na Universidade Federal de Pernambuco, fazendo ameaças ao professor garanhuense Michel Zaidan Filho, outros docentes de UFPE e alunos considerados “esquerdistas”, repercute muito no Recife e interior.

Primeiro nome da relação atacada por um “panfleto apócrifo”, Michel está recebendo ampla solidariedade de alunos, ex-alunos, colegas professores e jornalistas da capital.

No “documento”, de teor fascista, o autor ou autores anunciam que os professores e alunos de viés esquerdistas vão ser “banidos” da Universidade.

No meio político, até agora só temos conhecimento que a deputada federal Marília Arraes foi a única que se pronunciou em relação ao caso, pediu providências às autoridades e conclamou a sociedade a resistir ao facismo.

Blogueira e apresentadora de um programa numa rádio Web em Garanhuns, Selma Melo enviou mensagem ao cientista político dizendo: “Toda minha solidariedade ao professor Michel Zaidan!".

Transcrevemos abaixo alguns textos de representantes da comunidade acadêmica opinando sobre o episódio.


WAGNER BATISTA

Todos que partilham as mesmas aspirações dos professores arrolados nesta nota apócrifa, sentem-se atingidos pelo seu teor infame. Especialmente, nós, que tivemos a felicidade de conviver com pessoas diligentes e integras, como docente e militante sindical, como nosso grande amigo Michel Zaidan Filho. Durante muitos anos prof. do Departamento de História e Geografia, do CH, do campus II, da UFPB, bem como dirigente da antiga ADUFPB-CG. Entre os injuriados, incluam meu nome, Wagner Braga Batista. 

KARLA RECIFE

Ontem tivemos uma amostra da ousadia do fascismo instalado no nosso país, o discurso de respeito que essas pessoas defendem se lançam como poeira diante de suas práticas totalitárias, ignorantes e antidemocráticas. As ameaças feitas através de lista aos professores da UFPE em especial aos de História, mostram que devemos enfrentar o fascismo com a devida proporção necessária, acionando todas as esferas cíveis e criminais. É inadmissível que pessoas que dedicam a vida pelo desenvolvimento da educação, lutando pelo desenvolvimento humano e social desse país sejam desrespeitadas e ameaçadas dessa forma. Através dessa imagem com grande Mestre Zaidan eu me solidarizo com o mesmo, que já tem sido vítima de perseguição a bastante tempo por pessoais iguais a essas que proferiram as ameaças na UFPE e estendo meu respeito a todos os meus professores e todos os demais que travam uma batalha por dia para nos tirar do abismo. Eu continuo com a certeza que escolhi o lado certo

LIANE CIRNE – Advogada e Professora Universitária

Pessoal, todxs já devem estar sabendo do panfleto sem assinatura distribuído hoje no CFCH com ameaças a estudantes e professorxs da UFPE. Informo que providências legais estão sendo tomadas institucionalmente para proteger todxs. Não é a primeira vez que isto acontece na história do Brasil, nem será a última. O que cabe a nós é resistir de maneira racional, coletiva, sensata e firme, com estratégias de ação democráticas e cuidando muito uns dos outros. Vale lembrar que a construção da universidade pública e gratuita no Brasil é fruto da luta de mulheres e homens de várias gerações que nos antecederam e que continuam nos inspirando. Os ataques dirigidos a nós são, fundamentalmente, ofensas às várias e desejáveis formas de afirmação da cidadania brasileira, à autonomia da universidade pública, às liberdades civis, à democracia. O objetivo destes grupos não democráticos é espalhar pânico e desinformação em um momento tão crítico da história do país. Não podemos cair nestas armadilhas, mas também não podemos permitir retrocessos e ameaças. Seremos e altivos, vamos continuar pesquisando, estudando, ensinando, aprendendo, participando, exigindo nossos direitos e vivendo nossas vidas. Exigimos que as autoridades superiores da UFPE e dos governos estadual e federal cumpram suas tarefas definidas pela lei. Lembremos Drummond:

"Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."

Bora galera, de mãos dadas! Atentos e fortes!

Abraço forte em todo mundo!

José Luiz Ratton

Professor do Departamento de Sociologia da UFPE

Ontem foram espalhados panfletos com uma lista de professores e estudantes do CFCH que, nos termos da lista, serão "banidos" da UFPE a partir da posse de Bolsonaro.

A lista é escrita com vulgaridade extrema e caricata.

Tão caricata que soa proposital, a fim de afastar suspeitas sobre estudantes envolvidos na elaboração e distribuição da lista.

A despeito da vulgaridade e dos termos chulos, ninguém se iluda: A LISTA É UMA AMEAÇA e deve ser como tal tratada e levada a sério.

Espero que a universidade tome medidas enérgicas, requisitando todas as filmagens de segurança, cruzando dados e horários a fim de elaborar uma lista de suspeitos, para que sejam identificados os responsáveis, que deverão arcar com todas as consequências das ameaças nas esferas administrativa, cível e criminal.

Peço à comunidade acadêmica que não minimize a violência da ameaça e não se ILUDA com seu tom quase cômico.

O próprio Bolsonaro, citado na carta de ameaça como referência e inspiração ao "banimento", começou como uma piada de mau gosto e agora é o presidente eleito da República.

Eles, os fascistas, não estão brincando. Ao contrário, estão levando tudo muito a sério. E nós devemos fazer o mesmo.

Em nome do primeiro professor citado na lista, o do meu querido Mestre Michel Zaidan Filho, professor exemplar, antítese da figura de "doutrinador", expresso minha total solidariedade aos colegas e estudantes ameaçados.

Se os fascistas que ameaçam nossa comunidade tivessem estudado com professores positivistas e doutrinadores, como eu estudei, saberiam a diferença entre um Mestre como Zaidan e "doutrinadores" com facilidade.

Pela defesa aguerrida da universidade pública, da UFPE, da nossa comunidade acadêmica, do livre pensar, da docência e da pesquisa, estaremos vigilantes e fortes!

4 comentários:

  1. Aconteceu aqui na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)... E está acontecendo, igualmente, em Santa Catarina, São Paulo etc., etc. – Esse é o Brasil que eu não quero... Porque atitudes fascistas nós repudiamos... 2. Para infelicidade geral da Nação, o nazifascista foi eleito presidente desta República... O amaldiçoado Bolsonazista nem começou a governar... Mas as tramas diabólicas dele já estão sendo postas em prática... Infelizmente, a maioria desse nosso povo é muito ruim... Tão ruim a ponto de acreditar que elegendo um indivíduo semialfabetizado que promete, falsamente, "acabar com a corrupção" resolveria esses problemas. Sendo que, verdadeiramente, o que aquele traste quer é acabar com direito de opinião! Um elemento que não suporta ambiente acadêmico, porque ele nem sabe o que é vida acadêmica! A única “academia” que ele conhece é academia policial... E, com isso, ele acha-se no "direito" de dizer que também é "professor"... Professor de quê?! De tiros e só... Tristemente, vivermos numa republiqueta de bananas! Mas eu espero que os desejos indignos desse elemento e da corja que o acompanha, não se concretizem nunca. – É ISSO!


    ResponderExcluir
  2. Meu total apoio ao professor Michel Zaidan Filho! Coragem!

    ResponderExcluir
  3. 2 dois homens de Pernambuco que carregaram em seus ombros a imagem de comunista foram Miguel Arraes de Alencar e Luiz Inácio Lula da Silva. Diziam direita capitalista que as terras seriam invadidas e que haveria uma reforma agrária e os fazendeiros iriam reagir.Passaram 32 anos dos governos do ex-governador Miguel Arraes e nada aconteceu e passaram 13 anos do Luiz Inácio Lula da Silva e nada aconteceu.

    0 que vi nestas eleições de 2018 foram os mesmos esquemas de captações de votos,os mesmos esquemas de compra de votos as mentiras,os medos e os moneys usados nas campanhas para governadores,senadores,deputados estaduais e federais,presidentes e o escambau.Inventaram o tal de FAK NEWS para espalharem torpedos de mentiras para denegrir as imagens dos homens e das mulheres de bem.

    0 que vi é uma justiça eleitoral totalmente despreparada para coibir no Whatsapp.Um veterinário amigo meu me enviou via Whatsapp uma mulher nua com o 17 entre as pernas numa verdadeira baixaria e que imediatamente delatei porque nunca gostei de fazer política com baixarias e palavras de baixo nível que negligencia a imagem das pessoas.

    Em 1992 eu vi um ex-vereador atingir a idoneidade física e moral da candidata a prefeita em Lagoa do Ouro Maria dos Santos Ferreira e imediatamente eu me pronunciei totalmente contra.Porque não era no campo das baixarias que iríamos ganhar as eleições.

    Infelizmente,em início de século XXI ainda vimos uma campanha tão violenta,tão baixa, com arelhos e balas,facas e mentiras de todos os lados e a justiça eleitoral incapaz de deter todos e todas as agressões físicas contra homens e mulheres.

    Pensar,falar,escrever e mostrar as verdades e as mentiras de um processo eleitoral ou dentro e fora das universidades é um ato essencial para o aprimoramento da democracia.

    0s que pensam diferente vão quebrar a cara porque o mundo mudou e as redes sociais estão mostrando as manipulações dos dados da internet e todos estão podendo escrever algo na minha vida.Tudo isto era muito difícil mesmo quando eu e o Jornalista Roberto Almeida estudávamos na Universidade Católica de Pernambuco aprendendo química e matemática e o jornalismo.

    Cheguei por mais de 4 anos logo cedo na biblioteca na UNICAP ( Universidade Católica de Pernambuco ) para ler os jornais do Commercio e Diário de Pernambuco. Desde aquela época nos de 1980 a 1990 que eu já lia as crônicas e os artigos do jornalista RICARD NOBLAT hoje na rede Globo de Televisão.

    E hoje acompanho diariamente o Blogo do Roberto Almeida com suas crônicas e artigos nos trazendo informações importantes dando espaço para que todos possam dá suas opiniões contra ou a favor. Mas isto é importante porque uma crítica bem feita nos levam a reflexão.

    A democracia que nós conquistamos após 21 anos de regime militar ditatorial não pode e nem deve ceder lugar para os tiranos e antidemocráticos.

    Solidarizo-me com o Professor Michel Zaidan um pensador de primeira que sempre escreve artigos úteis e indispensáveis para o aprimoramento da ainda frágil democracia brasileira.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA