PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NILVA MENDES E A SAÚDE DE GARANHUNS


Uma funcionária da área de saúde de Garanhuns, sem se identificar, me enviou um áudio fazendo elogios ao trabalho da secretária Nilva Mendes.

Disse que trabalha na Prefeitura há 10 anos e nunca viu uma pessoa tão comprometida e dedicada, lutando para que as coisas deem certo e seja oferecido um serviço melhor à população nas diversas unidades de saúde do município.

Tenho acompanhado o trabalho de Nilva desde que ela assumiu o cargo e também sou testemunha da sua luta.

Ela não mede esforços para servir a gestão e ao município.

Da mesma maneira que durante anos deu de si o melhor por Lagoa do Ouro, hoje está fazendo por Garanhuns.

Contratou mais médicos, tenta manter os postos e a farmácia básica abastecidos do necessário, distribui o melhor que pode os veículos,  tem iniciativas pioneiras para levar os serviços da secretaria diretamente às comunidades, conseguindo, muitas vezes, resultados positivos e respostas rápidas.

Um exemplo:

A questão do suicídio na cidade vinha se agravando ano a ano. Toda semana era registrado um ou mais casos. 

Nilva criou um programa de Prevenção ao Suicídio, profissionais habilitados começaram a trabalhar o problema, fazer palestras, conscientizar as pessoas, descobrir as causas e propor alternativas para que homens e mulheres não desistam de viver.

Graças a esse trabalho o índice foi drasticamente reduzido. Orientadas, as pessoas encontram a razão de seguir seu destino, algumas vezes tendo de fazer tratamento, pois o que leva alguém a se matar muitas vezes é a doença, a depressão, os problemas que se acumulam.

O prefeito Izaías Régis em cinco anos e meio de gestão já teve uma meia dúzia de secretários. Acredito que todos eles deram sua contribuição, cada um vez o que pôde.

Harley, Arlindo, Alfredo, Shisneyda, a cada um deles Garanhuns deve um pouco e é preciso ter consciência que não é fácil administrar uma secretaria municipal, principalmente nas áreas de saúde e educação, que têm demandas enormes, diárias, permanentes.

A Saúde, mais até que outros setores, não depende só da competência de um secretário ou secretária e dos recursos municipais.

Depende – e muito – dos repasses federais e estaduais. Esses atrasam com frequência, prejudicando os médicos, enfermeiros, a compra de remédios e material de expediente, o SAMU, o trabalho dos agentes comunitários, enfim a população que precisa ser atendida.

Saúde Pública é um problema nacional, com reflexos nos estados e municípios. Veja o caso dos hospitais estaduais. O Dom Moura de Garanhuns, o Regional do Agreste em Caruaru, o Restauração no Recife.

Vivem abarrotados, pacientes pelos corredores, em macas e até no chão. A culpa é exclusivamente do governador? Não. São muitos os culpados.

A demanda cresce todos os dias, nos últimos tempos, com a crise que deixou os brasileiros empobrecidos, três milhões de pessoas deixaram de pagar planos de saúde e entraram no SUS.

Isso se reflete em todas as cidades. Garanhuns, com 140 mil moradores, também sente este drama e por mais que se trabalhe, se esforce, se entenda do setor, é impossível atender como a população merece, com as limitações, a falta de recursos, a burocracia e os interesses de uma economia capitalista e em crise.

É muito fácil criticar o prefeito ou a secretária, culpá-los porque faltou determinado remédio ou o posto está sem médico.

Mas é preciso investigar as causas, ir mais fundo na raiz dos problemas, ter responsabilidade e não prejudicar o trabalho de uma pessoa que está dando tudo de si pela melhoria do sistema.

Em Garanhuns, como em qualquer cidade do Brasil, temos problemas no setor de saúde.

Estou convencido, no entanto, que Nilva e sua equipe fazem de tudo para que a unidade básica funcione melhor, para que os servidores atendam bem, para que o TFD sirva a contento, que os médicos e as enfermeiras cumpram seus deveres e a população receba a assistência que precisa e merece.

Existem secretários que são incompetentes e preguiçosos, gente que está na vida pública para se dar bem. E existem os que têm compromisso, vestem a camisa porque têm consciência de que são servidores públicos.

Sabem que sua missão é ajudar as pessoas, oferecer mais qualidade de vida, contribuir para melhorar a cidade, seja conscientizando, curando, prevenindo ou seja salvando vidas.

Estou convencido de que Nilva Mendes é do time que trabalha e faz o possível para que a Saúde melhore.

Mas ela é somente a Secretária. Precisa do apoio do prefeito, da boa vontade dos funcionários, da compreensão do povo e da responsabilidade de uma imprensa que esteja olhando para o todo e não para seus interesses pessoais e particulares.

Um comentário:

  1. Para ser um gestor de saúde pública de razoável qualidade é primordial que seja vocacionado e tenha tutano no osso da canela para ir fundo ao fulcro da questão!!! Só dessa maneira ou forma chega-se a identificação sistemática de problemas e a proposta rápida de soluções. E essa qualidade(vocação) é o principal papel do Gestor de Saúde, Secretário ou coisa que o valha. Em razão de ser uma área com algumas especificidades para ser gerida de forma eficaz e que tem no seu dia a dia a constância de problemas quase “insolucionáveis”, a área da saúde requer tomadas de decisões muito rápidas. Quer dizer, para que uma instituição tipo secretaria de saúde municipal seja gerida com o mínimo de zelo, o dito cujo que responde por ela tem de ser do ramo!!!

    O troço envolve uma parafernália tão grande por isso a tal Gestão em Saúde significa administrar os recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos de estabelecimentos de saúde públicos que sofrem de um mal crônico: GRANA!!! Para se sair bem desse imbróglio tem de ser adepto da filosofia do Governador OI DE GATO: vamos pegar no serviço, gente!!! Pois tem que gerenciar processos e analisar todas as necessidades e demandas de serviços para garantir a segurança, saúde e prestação de um serviço com qualidade para os pacientes e ainda por cima, no caso de secretaria municipal, prestar conta ao senhor prefeito tim tim por tim tim.

    A Gestão em Saúde, assim como a administração, é baseada nos princípios de planejamento, organização, direção e controle e ser do ramo, evidentemente, além de ter bastante experiência e conhecimento de causa, claro!!! Porém, para gerenciar uma instituição de saúde é necessário agregar um pouco mais de conhecimentos e habilidades no perfil profissional. A saúde de Garanhuns ainda não é uma BRASTEMP, mas dá pro gasto. Pois está no caminho certo. Depois de quebrar a cabeça por anos a fio até que enfim o prefeito Izaías encontrou uma luz no fim do túnel e bancou a empreitada por ter conseguido a pessoa adequada por quem tanto procurava. IZINHA ACERTOU NA VEIA!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA