PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ODAIR JOSÉ, O BOB DYLAN BRASILEIRO



Por Altamir Pinheiro

Odair José, o gênio rebelde e audacioso,  apresentar-se-á no Palco da Praça Guadalajara no FIG, mais precisamente na segunda-feira, dia 23 e, com certeza será sinal de casa cheia. O Bob Dylan brasileiro   é um cantor e compositor da música romântica copiado no mundo inteiro. Isso mesmo, no mundo inteiro, inclusive na China, donde tem uma penca de seguidores!!! Até onde se sabe, só Frank Sinatra,   Beatles e os  Rolling Stones não interpretaram suas excelentes composições. Sacanamente, e por que não dizer, por puro preconceito, indiferença ou menosprezo,  sempre foi tratado como PERSONA NON GRATA pelas rádios, TV’s e até os “moralistas” da  igreja católica foram indiferentes, frios e insensíveis com ele, além de ser perseguido covardemente e censurado pela Ditadura Militar por tratar de temas polêmicos para época.  

Está bem viva em nossa memória ou retina ao acompanhá-lo em nossa juventude que, quando não havia nada parecido na música popular brasileira,  na década de 1970,  mesmo sem o aval e o desprezo por completo  das gravadoras, a música “Eu vou tirar você desse lugar” entrava para o ranking das mais pedidas nas rádios, contando a história de um homem apaixonado por uma mulher que se prostituía na Zona. Na sequência emplacou com "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "PARE DE TOMAR A PÍLULA", que foi uma de suas músicas censuradas pelo governo militar. Outra música de forte apelo popular que é uma  crônica do cotidiano do nosso povo foi "Deixa Essa Vergonha De Lado", na qual traz uma face do preconceito da época e refletia o apoio a nobre  função de empregada doméstica que no início da década de 70 ainda não era legalizada.

Só quem foi da boemia ou  vagueou no restaurante O VAGÃO nas madrugadas com  a alma nostálgica tem a dimensão do que foram as lindas poesias  muito bem interpretadas por este mestre da paixonite aguda, como por exemplo a linda melodia: MINHAS COISAS do ano de 1970(esse cara fez essa música “exclusivamente” pra mim). Letra esta, que não agredia o ouvido, apenas machucava os corações. Eis seus refrães:

As minhas coisas de repente estão tristes / Compreenderam que não existe nada mais entre nós / Meu violão caiu de cima do armário / Suas cordas arrebentaram dando adeus a minha voz / O meu casaco com você se acostumou / Sentiu tanto a sua falta que de tristeza desbotou / SE EU SOUBESSE QUE EU IRIA LHE PERDER / NÃO TERIA ACOSTUMADO MINHAS COISAS COM VOCÊ...

Até meu carro já não tem velocidade / Pois ele sente saudade de quando andava com você / Meu telefone que sabia quase tudo de repente ficou mudo / E mais nada quer dizer / O meu relógio sempre certo trabalhou / Depois que ficou sabendo nada mais ele marcou / SE EU SOUBESSE QUE EU IRIA LHE PERDER / NÃO TERIA ACOSTUMADO MINHAS COISAS COM VOCÊ / NÃO TERIA ACOSTUMADO MINHAS COISAS COM VOCÊ...

Pois bem!!! Enquanto o festival não chega, curtam na íntegra o hino do Bob Dylan Brasileiro que está de volta à mídia desde o início  dos anos 2.000, do começo deste século, pois continua fazendo jus ao estilo musical que o consagrou nas paradas de sucessos que tanto a gente cantou e dançou nos assustados de casas familiares ou nos bailes da vida. 

Clic, logo abaixo e ouçam MINHAS COISAS!!!


Um comentário:

  1. Em se tratando ou entrando no clima do festival, Geralmente, o cinismo destrói a eficácia. Como dizia o escritor irlandês Oscar Wilde: “Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo, mas o valor de nada”. Esta frase se encaixa por completo no cinismo escrachado do comunistinha caviar travestido de Secretário de Cultura do governo Paulo Câmera Lenta, Marcelino Granja. A propósito, como SOA ESTRANHO um comunista nos PREVENIR e comunicar que, do dia 19 avante, os polos do FIG vão revelar o compromisso do Governo de Pernambuco com a promoção das LIBERDADES artística, estética, política, religiosa e de expressão, como um marco de enfrentamento dos preconceitos, da intolerância e da afirmação do Estado democrático de direito. QUANTO CINISMO!!!

    Pois bem!!! Como criticar não é falar mal. É falar sobre, pois, num misto de esperteza ou puxa-saquismo, ironia e sátiras, emolduradas por refinado espírito cômico, o representante de Paulo Câmara de Gás começou seu discurso a respeito da programação do festival, falando sobre o “GÓPI” que a direita deu no Brasil, esquecendo ele que, seu governador que é socialista o qual ele estava representando foi o primeiro a exigir que todos os deputados federais do PSB votassem a favor do impeachment de Dilma. Pensando bem, DÁ PARA ENCARAR UMA CARA DE PAU DESSA!!!

    Será que esse comunista conhece àquela frase de um presidente capitalista norte-americano?!?!?! EI-LA: “Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”... Pelo que o dito cujo falou, 90% dos partidários do governador votaram a favor do “GÓPI”!!! Aliás, esse tal de Granja, quase que NÃO falou do nosso festival. Apenas deu com a língua nos dentes para elogiar e falar do excelente governo que seu patrão vem fazendo. Só não falou da SEGURANÇA DO ESTADO que estamos no meio do ano e já tombaram mais de 2.000 almas à bala, com uma previsão de chegar a 5.000 no final do ano...

    P.S1.: O bom de toda “apresentação” da Programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns(que se tornou num ato político de bajulação a Paulo Câmera Lenta), sem sombra de dúvida, a grande vitoriosa daquela manhã/tarde de quinta-feira foi a IMPRENSA DE GARANHUNS. “Derna” 1991, que a programação era anunciada na CAPITÁ contra a vontade de nossa imprensa que lutou muito para conseguir tal proeza. Ou seja, o festival ser anunciado onde será realizado o festival e ponto final. Mais um troféu que a imprensa de Garanhuns conquistou para ser colocado no pedestal da reivindicação. PARABÉNS!!!

    P.S.: - Na verdade, quem matou a pau foi o nosso prefeito Izaías Régis. Pense no PUXÃO DE ORELHA que o prefeito deu no comunistinha e em toda corja da Fundarpe!!! Como diria Camões, até que enfim uma voz mais alta se alevanta para dizer que tudo tem limites...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA