SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

domingo, 29 de abril de 2018

JOVEM ATLETA DE IATI É DESTAQUE MUNDIAL



O prefeito de Iati, Tonho de Lula (PSB), juntamente com o Secretário de Educação, Paulo Lins e outros integrantes do Governo Municipal,  recepcionou a atleta Siziane Barros, do 9º ano do Ensino Fundamental do Educandário Torquato Soares, da Rede Municipal de Ensino

Siziane faz parte hoje da elite dos atletas brasileiros de BADMINTON  e foi representar o Brasil no Mundial de Badminton da Índia 2018 - conquistando o 5º lugar na sua categoria. Vale salientar que hoje é a brasileira nº 1 no ranking deste esporte.

Prefeito, secretários,  toda a equipe gestora da escola, servidores, professores e estudantes ficaram emocionados com o clima da recepção e a alegria proporcionada à atleta.

Paulo Lins agradeceu os esforços de todos os professores municipais e  disse que Siziane Barros representava naquele momento todas as famílias iatienses, principalmente aquelas de origem mais humilde que tiveram no seu Gestor Municipal a coragem de investir nos jovens. “Hoje Iati é reconhecida como a CIDADE DO BADMINTON pelos vários títulos que os alunos das escolas públicas do município estão conquistando”, frisou o secretário.

Em seguida  o prefeito Tonho de Lula, a Secretária de Esportes Edjane e Diego representando todos os professores municipais e o treinador Paulinho, que precisou viajar,  desfilaram em carro aberto pelas ruas da cidade,  chegando na praça principal onde se prestou grande homenagem à  desportista.  

Esta,  na sua fala,  agradeceu ao prefeito Tonho de Lula,  dizendo que seu sonho e de todos os estudantes de Iati só estava sendo realizado pelo investimento que a prefeitura estava fazendo neles e pela sensibilidade do gestor, que “realmente acredita na potencialidade dos jovens”.

Tonho declarou que estava com um ano e 4 meses de gestão e que não mede esforços no sentido de fazer investimentos em todas as áreas como agricultura, comércio, saúde, esportes e educação, pois estas estavam alavancando a economia do município, cuidando da saúde das pessoas, fortalecendo o comércio e a auto estima do seu povo através do Esporte e Educação. “Em apenas um ano saímos do 22º  lugar no 2º ano do Ensino Fundamental (SAEPE - 2016) e já conquistamos o 12º (SAEPE - 2017) no Agreste Meridional”, pontuou Antônio.

O prefeito registrou ainda que “Siziane e os outros jovens que estão trazendo essas vitórias para Iati estão ajudando a combater as drogas, estão nos dizendo que é melhor a gente investir neles hoje do que gastar mais recursos públicos amanhã tentando recuperá-los e trazendo tristeza para os seus familiares. Por isso, que no meu governo não faltará recursos para levantar a autoestima da nossa gente, trazendo alegria para o povo”.

O QUE É BADMINTON

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.
Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.


Uma Partida de Badminton - Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

História - O badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca.

O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez. A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort's.


Sua popularidade foi crescendo com o passar do tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América.

Entretanto, no Brasil, o Badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade venha crescendo a cada ano.
Sua consolidação se deu com a fundação da "Federação Internacional de Badminton", em 1934. Atualmente o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF) e sua sede está localizada na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra.

Essa entidade é responsável por organizar eventos desse esporte, com destaque para o "Campeonato Mundial de Badminton".

Hoje, mais de 130 países são membros da Federação. Alguns países que dominam esse esporte são: China, Indonésia, Coréia e Malásia, todos no continente asiático.

Somente no início da década de 90 que o badminton foi incluso nas modalidades olímpicas. Sua estréia aconteceu nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

No Brasil, a primeira partida oficial de Badminton foi realizada em São Paulo no início da década de 80.

Em 1993 foi criada a "Confederação Brasileira de Badminton", responsável por organizar eventos desse esporte no Brasil. Sem dúvida, esse momento foi crucial para o aumento da prática do badminton no território nacional.

*Fotos: 1) Siziane usa da palavra, tendo ao lado o prefeito de Iati; 2) Recepção das autoridades e dos estudantes à atleta; 3) Partida de Badminton; 4) Fachada da Badminton House.

Um comentário:

  1. Parabéns prefeito por mais uma iniciativa.
    Agora no esporte.
    Essa jovem muito esforçada levar iati ao mundo siziane, parabéns.

    ResponderExcluir