PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JOVEM ATLETA DE IATI É DESTAQUE MUNDIAL



O prefeito de Iati, Tonho de Lula (PSB), juntamente com o Secretário de Educação, Paulo Lins e outros integrantes do Governo Municipal,  recepcionou a atleta Siziane Barros, do 9º ano do Ensino Fundamental do Educandário Torquato Soares, da Rede Municipal de Ensino

Siziane faz parte hoje da elite dos atletas brasileiros de BADMINTON  e foi representar o Brasil no Mundial de Badminton da Índia 2018 - conquistando o 5º lugar na sua categoria. Vale salientar que hoje é a brasileira nº 1 no ranking deste esporte.

Prefeito, secretários,  toda a equipe gestora da escola, servidores, professores e estudantes ficaram emocionados com o clima da recepção e a alegria proporcionada à atleta.

Paulo Lins agradeceu os esforços de todos os professores municipais e  disse que Siziane Barros representava naquele momento todas as famílias iatienses, principalmente aquelas de origem mais humilde que tiveram no seu Gestor Municipal a coragem de investir nos jovens. “Hoje Iati é reconhecida como a CIDADE DO BADMINTON pelos vários títulos que os alunos das escolas públicas do município estão conquistando”, frisou o secretário.

Em seguida  o prefeito Tonho de Lula, a Secretária de Esportes Edjane e Diego representando todos os professores municipais e o treinador Paulinho, que precisou viajar,  desfilaram em carro aberto pelas ruas da cidade,  chegando na praça principal onde se prestou grande homenagem à  desportista.  

Esta,  na sua fala,  agradeceu ao prefeito Tonho de Lula,  dizendo que seu sonho e de todos os estudantes de Iati só estava sendo realizado pelo investimento que a prefeitura estava fazendo neles e pela sensibilidade do gestor, que “realmente acredita na potencialidade dos jovens”.

Tonho declarou que estava com um ano e 4 meses de gestão e que não mede esforços no sentido de fazer investimentos em todas as áreas como agricultura, comércio, saúde, esportes e educação, pois estas estavam alavancando a economia do município, cuidando da saúde das pessoas, fortalecendo o comércio e a auto estima do seu povo através do Esporte e Educação. “Em apenas um ano saímos do 22º  lugar no 2º ano do Ensino Fundamental (SAEPE - 2016) e já conquistamos o 12º (SAEPE - 2017) no Agreste Meridional”, pontuou Antônio.

O prefeito registrou ainda que “Siziane e os outros jovens que estão trazendo essas vitórias para Iati estão ajudando a combater as drogas, estão nos dizendo que é melhor a gente investir neles hoje do que gastar mais recursos públicos amanhã tentando recuperá-los e trazendo tristeza para os seus familiares. Por isso, que no meu governo não faltará recursos para levantar a autoestima da nossa gente, trazendo alegria para o povo”.

O QUE É BADMINTON

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.
Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.


Uma Partida de Badminton - Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

História - O badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca.

O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez. A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort's.


Sua popularidade foi crescendo com o passar do tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América.

Entretanto, no Brasil, o Badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade venha crescendo a cada ano.
Sua consolidação se deu com a fundação da "Federação Internacional de Badminton", em 1934. Atualmente o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF) e sua sede está localizada na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra.

Essa entidade é responsável por organizar eventos desse esporte, com destaque para o "Campeonato Mundial de Badminton".

Hoje, mais de 130 países são membros da Federação. Alguns países que dominam esse esporte são: China, Indonésia, Coréia e Malásia, todos no continente asiático.

Somente no início da década de 90 que o badminton foi incluso nas modalidades olímpicas. Sua estréia aconteceu nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

No Brasil, a primeira partida oficial de Badminton foi realizada em São Paulo no início da década de 80.

Em 1993 foi criada a "Confederação Brasileira de Badminton", responsável por organizar eventos desse esporte no Brasil. Sem dúvida, esse momento foi crucial para o aumento da prática do badminton no território nacional.

*Fotos: 1) Siziane usa da palavra, tendo ao lado o prefeito de Iati; 2) Recepção das autoridades e dos estudantes à atleta; 3) Partida de Badminton; 4) Fachada da Badminton House.

Um comentário:

  1. Parabéns prefeito por mais uma iniciativa.
    Agora no esporte.
    Essa jovem muito esforçada levar iati ao mundo siziane, parabéns.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA