PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PCB LOCAL QUESTIONA ADUTORA LIGANDO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GARANHUNS A CAPOEIRAS E CAETÉS


ABASTECIMENTO DE ÁGUA  NÃO RIMA COM IMPROVISO

       Com muita propaganda governamental, fomos surpreendidos no primeiro sábado deste ano de 2018, dia 06 de janeiro, data comemorativa ao “Dia de Reis”, com a presença  do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o qual, com a participação  de  políticos, autoridades do poder estadual e a população das vizinhas cidades do Caetés/PE e Capoeiras/PE, fez o lançamento da proposta  da  “Adutora”  destinada a fazer captação de água na “Barragem do Cajueiro”, localizada na divisa dos municípios de Garanhuns/PE e Brejão/PE, para abastecer os vizinhos municípios primeiramente  citados.

      A “Barragem do Cajueiro” foi construída no governo do ex-governador Eduardo Campos, in memorian, a qual melhorou substancialmente o abastecimento de água de Garanhuns e Brejão. Mas, mesmo assim,  fomos penalizados  com o racionamento de água  no período do ano de 2016 até princípio de 2017. Some-se  a isso os dias  que o sistema de bombeamento não funcionou  e os inúmeros caminhões-tanque que levaram nossa água, em plena luz do dia, para finalidade privada.

     Aqui em Pernambuco, como também no Brasil, não é data a água a devida importância estratégica. Ao contrário dos Estados Unidos, onde os mananciais de água são patrulhados pelo Exército. Portanto, em Pernambuco e no Brasil, o controle da água beira à  displicência.

     O governador  ao preferir  uma medida paliativa, ou seja, a “Adutora” ora citada, ao invés de construir  uma  Barragem com Adutora própria, enseja  a expressão popular que diz: “vai cobrir um santo e descobrir outro”. Pois é fácil concluirmos que a tendência é  o abastecimento de água de Garanhuns entrar em colapso.

     Portanto, a tônica de alguns governantes é o improviso, a falta de planejamento estratégico, uma vez que só se pensa  em ganhar   as eleições e não se mede as consequências.

     Há um provérbio chinês que diz: “se tua previsão é para 1 ano planta arroz; se tua previsão é para uma década, planta árvore; se tua previsão é para um século, educa o homem”. Então governador  se tua previsão é para o futuro, porquê não constrói uma Barragem para abastecer os municípios de Caetés e Capoeiras? Mas, infelizmente, sua previsão é para as eleições de outubro de 2018.

PERGUNTAR NÃO OFENDE:

1 – Cadê o ex-vereador  Sivaldo  Albino, para nos defender?

2 – Porquê  não há uma política de reflorestamento?

3 – Porque  a CELPE, a OI, a VIVO, a COMPESA, as operadoras de INTERNET, não pagam uma taxa pela  utilização do “espaço público” com fins lucrativos?

NOTA   do  PCB ( Partido Comunista  Brasileiro) de Garanhuns/PE

Secretário Político: Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti

Secretário de Organização: Átilla Pereira da Rocha

*Na foto, reproduzida do Blog de Magno, o prefeito Armando Duarte, o deputado federal Fernando Monteiro, o governador Paulo Câmara e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, vai saturar um sistema já operando em decadência , no final de tudo vai ficar as 4 cidades sem água , mas ai o governador não vai ficar sem voto né?

    ResponderExcluir
  2. A adutora do Agreste quando tiver totalmente concluída terá água para todos sem choradeira.A barragem do Cajueiro foi projetada pelo governo do Estado para servir de TERRITÓRIO DA CIDADANIA,tanto comentado em Arcoverde no ano de 2012,isto é,construir uma grande obra que sirva a vários municípios.

    A Barragem do CAJUEIRO em Garanhuns ao lado da Barragem do RIACHO SECO em Brejão que ainda falta concluir terão condições de atendar por alguns anos de seca todo o Agreste Meridional.

    Mas outros municípios poderão também continuarem construindo outras barragens como é o caso de Lagoa do Ouro e Correntes que recebem bilhões de metros cúbicos da maior RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA divisa de Lagoa do Ouro-PE com Quebrangulo-AL.

    Dr. Paulo Tenório em território de sua Propriedade entre Pernambuco e Alagoas construiu mais de 15 barragens e que nenhuma delas secou neste seca braba que atingiu o Nordeste brasileiro de 2011 a 2017,portanto, 6 anos de seca.

    As críticas são necessárias e servem de alerta para que as autoridades responsáveis continuem investindo pesado como é o caso da Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco.

    Foi muito importante quando o governador conseguiu sensibilizar a bancada dos deputados federais e destinarem as emendas do orçamento federal para a conclusão da Adutora do Agreste que já se encontra a caminho da cidade de Lajedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu ouvi os Coordenadores do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável falar várias vezes em "TERRITÓRIO DA CIDADANIA" eu mesmo não intendi patavina nenhuma

      Naquela época eles nem sequer citaram a barragem do Cajueiro e muito menos a barragem do Riacho Seco em Brejão e muito menos ainda da Transposição do Rio São Francisco com a Adutora do Agreste.

      Após a seca pesada que vivemos de 2011 a 2017 quando faltou pouca coisa para termos um colapso total no sistema d!agua de Garanhuns.

      Repito mais uma vez,a nossa salvação foi os poços artesianos e as águas minerais de Garanhuns.Ao redor de Garanhuns éramos para ter um reflorestamento total.

      Eu ouvi e vi o Prefeito de Quebrangulo Alagoas,sua Excelência falar numa reunião do IBAMA em Lagoa do Ouro com a presença da Dr. ANITTA STUDEN uma ORNTÓLOGA da Suíça que luta há muitos anos pela preservação da MAIOR RESERVA DO NORDESTE PEDRA TALHADA que quando fora prefeito teria distribuído um MILHÃO DE MUDAS DE ÁRVORES para serem distribuídas com a população de seu município.

      Esta semana o Governador de Pernambuco anunciou que vai construir 2 grandes Barragens uma em Correntes e a outra em Canhotinho.Pense que notícias boas!

      Em Lagoa do Ouro eu defendo há 29 anos desde 1989 a construção da maior barragem de Lagoa do Ouro encravada em solo e propriedade do Prefeito atual de Quebrangulo -AL Marcelo Ricardo Vasconcelos de Lima que armazenará umas 30 hectares de água com uns 3 a 4 km de comprimento cujas águas viriam da Reserva Biológica de Pedra Talhada e que irá beneficiar Lagoa do Ouro e Bom Conselho.

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA