PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NONO BPM VAI HOMENAGEAR MILITARES MORTOS NA HECATOMBE DE GARANHUNS DE 1917 NO PRÓXIMO MÊS

Por Junior Almeida

A Polícia Militar de Pernambuco através do 9o BPM de Garanhuns, que tem em seu comando o tenente-coronel Paulo César Gonçalves, pretende homenagear os militares mortos na chacina de 15 de janeiro de 1917, episódio esse que ficou conhecido como a “Hecatombe de Garanhuns”. Só ressaltando que em janeiro passado o centenário da tragédia foi lembrado com diversas homenagens, mas, envolvendo todas as pessoas ligadas ao fato, diferente da cerimônia organizada pela PM, que vai homenagear apenas os militares mortos em serviço.

A homenagem que vai acontecer no próximo mês no Batalhão Arruda Câmara, aqui na Suíça Pernambucana, deverá contar com a presença dos familiares das vítimas do funesto episódio, faltando até o momento ter a data exata da cerimônia confirmada. A lista completa dos homenageados também ainda não foi divulgada pela unidade militar, pois alguns homens das “forças volantes”, que combateram o cangaço e têm ligações com a área de atuação do batalhão de Garanhuns, também serão lembrados na cerimônia, que deverá contar com a presença do governador Paulo Câmara.

Apesar da lista não está fechada, um dos nomes confirmados é o do herói de Garanhuns, e também da Polícia Militar, o destemido Cabo Cobrinha, que em cumprimento do dever de guardar a cadeia, foi o primeiro guerreiro a tombar sem vida, mas não antes de atingir com um tiro o jagunço Vicentão, que caiu morto na entrada do prédio que atualmente funciona o escritório da Companhia Pernambucana de Águas - Compesa.


Homenagem justíssima ao militar que mesmo se vendo cercado por dezenas de jagunços e cangaceiros, e ouvindo do sicário Vicentão que “saísse da sua frente, pois tinha família para criar”, não se intimidou, retrucando que “ele (Vicentão) só entraria na cadeia com ele morto”. Outros bandidos entraram no prédio e o pior aconteceu, mas não Vicentão, que foi impedido pelo honrado militar, que deu a vida pelo dever. 

*Fotos: 1- Sede do nono BPM; 2- Tenente-coronel Paulo César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA