PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

JUPI ASSUME POSIÇÃO DE VANGUARDA NA EDUCAÇÃO

O professor Douglas Tobias (de camisa preta) 
e equipe da Napoleão Teixeira

Os que fazem a Educação em Jupi, a 25 km de Garanhuns, deixaram claro, hoje, em ato realizado na Escola Napoleão Teixeira Lima, que desejam se destacar no Agreste Meridional, em Pernambuco e no Brasil, com algumas iniciativas que estão sendo tomadas nos educandários da cidade e zona rural do município, no Governo de Marcos Patriota (DEM).

Dentro das comemorações dos 50 anos do Colégio Napoleão Teixeira, o prefeito de Jupi e sua equipe promoveram um ato no pátio da escola, seguido de entrevista coletiva do gestor, para falar sobre o projeto de aulas de robótica no município.

Conforme o diretor da Escola Napoleão Teixeira, professor Douglas Tobias, nenhum outro município do Agreste ou interior de Pernambuco lançou até hoje um projeto de aulas de robótica como está acontecendo em Jupi. “Que eu saiba só no Recife tem algo semelhante”, comentou o educador.

Apesar de ter sido lançado oficialmente nesta quinta-feira, o projeto ligado a área de tecnologia já está funcionando, contemplando atualmente em torno de 200 jovens estudantes da cidade. O Colégio Napoleão Teixeira tem 2.300 alunos e a ideia é expandir a proposta até que todos os estudantes sejam contemplados.

Estudantes do povoado de Colônia, na zona rural de Jupi, também estão recebendo aulas de robótica, que lhes permite o conhecimento das mais modernas tecnologias, com informações que podem ser úteis no dia a dia e utilizadas até mesmo nas suas casas.

A iniciativa pioneira na área de educação nasceu de um esforço conjunto, envolvendo o vereador Magno Fernando (que apresentou o projeto na Câmara), o professor Douglas Tobias, o ex-aluno Tony Medeiros (um dos coordenadores da proposta), a Secretária de Educação, Lucidalva Patriota e o prefeito do município,  que deu o aval a sua equipe.

A iniciativa hoje enche de orgulho os políticos, os professores, alunos e a maior parte da população de Jupi. “Nós devemos mesmo nos orgulhar”, disse hoje o vereador Magno, ao participar da solenidade realizada pela manhã, na Escola Napoleão Teixeira.

A secretária Lucidalva disse que quando foi procurada por Douglas Tobias e outros professores com o projeto das aulas de robótica aprovou logo a ideia e a levou ao prefeito. Este também foi logo receptivo à iniciativa, convencido de que a instalação do laboratório de robótica iria ser um avanço para o município, por possibilitar informação na área de tecnologia, a seu ver indispensável no mundo de hoje.

Segundo o prefeito Marcos Patriota, o Governo Municipal está fazendo um investimento relativamente pequeno, de cerca de R$ 8 mil por mês, para ter um retorno significativo, pois Jupi está assumindo uma posição de vanguarda na educação e irá com o projeto beneficiar milhares de jovens, que poderão utilizar seus conhecimentos até nos seus lares, "ajudando os pais a fazer economia".
Prefeito Marcos Patriota com alunos da 
Escola Napoleão Teixeira

HORTA – Mas nem só de tecnologia e aulas tradicionais de matemática, português, geografia ou história vive o município de Jupi e a principal escola da cidade.

No mesmo colégio Napoleão Teixeira que se orgulha do laboratório de robótica, o diretor, com apoio do Departamento de Agricultura do Município, implantou uma horta autossustentável, desenvolvida com a participação dos alunos.

Num pequeno espaço em tono da escola, a horta está pronta, com plantações de cenoura, couve, alface, coentro, agrião, rúcula e outras verduras.

O investimento é do próprio educandário, que levou à frente a ideia com verba própria e apoio do corpo docente, dos estudantes e técnicos ligados à Secretaria de Agricultura.

Da plantação estão sendo retirados em média 10km de hortaliças por dia e os alimentos são usados na merenda da escola.

A água usada na plantação é toda reciclada, barateando ainda mais o projeto considerado pioneiro na região.

Durante a apresentação de hoje, o professor Douglas Tobias aproveitou e relacionou todos os eventos realizados durante o ano, ficando claro que a Escola Napoleão Teixeira (que foi totalmente reformada na atual gestão) está em efervescência, proporcionando aos professores e alunos múltiplas atividades, fazendo a educação e a cultura caminharem juntas, como é saudável acontecer em todo lugar.

Satisfeito com os resultados mostrados por sua equipe, o prefeito Marcos Patriota disse que está só no começo e se comprometeu a realizar muito mais pela educação do município. “Nós ainda vamos ser notícia no Jornal Nacional”, acredita o entusiasmado diretor Douglas Tobias.
Laboratório de Aulas de Robótica semelhante 
ao implantado no Colégio de Jupi

*As fotos 1 e 2 são de Guilherme JG. A imagem 3, captada no Google, é meramente ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA