A
ex-secretária municipal de Saúde de Lagoa do Ouro, Nilva Mendes, será
homenageada pelo Conselho Estadual dos Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS),
no seu 66º. Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, que
acontecerá no período de 4 a 6 de outubro,
na cidade de Caruaru-PE.
Nilva
Mendes foi Secretaria de Saúde dos municípios de Parnamirim, no Sertão e em Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional
Em Lagoa
do Ouro ela foi secretária por 20 anos. Foi ainda vice-presidente regional do
COSEMS da V Região por 12 anos, e também foi diretora do COSEMS.
“É
gratificante receber esta homenagem, diante de pessoas tão importantes para a
saúde de Pernambuco, pois foram dias e anos de muito trabalho. Mas saímos com o
sentimento de dever cumprido, uma vez que meu principal objetivo sempre foi
trabalhar em benefício de uma saúde pública mais humanizada e melhorada, de
forma lícita e transparente”, comentou Nilva Mendes a respeito da homenagem.

Homenagem mais do que merecida, por se tratar de uma profissional que engrandece a saúde pública humanizada em todo o Agreste Meridional, quiçá de Pernambuco!!!
ResponderExcluirUma homenagem justíssima a uma mulher que se dedicou de corpo e alma a saúde pública de Lagoa do Ouro por 20 anos.Sou testemunho do trabalho que ela realizou para que o nosso município tivesse uma Secretaria organizada e um Hospital a altura do povo de Lagoa do Ouro.Acompanhei por 12 anos o trabalho feito e sua marca jamais será apagada por tudo o que fez e realizou.Tiro o meu chapéu para VOCÊ NILMA MARIA MENDES DE SÁ.
ResponderExcluirEm 1993 eu digitei o projeto de municipalização da saúde de Lagoa do Ouro na Prefeitura Municipal das Correntes porque em Lagoa do Ouro não existia uma máquina elétrica de datilografia.
ResponderExcluirFui eu na qualidade de Secretário Municipal de Governo que comprei 2 máquinas elétricas.Uma em Ferreira Costa e outra em Caruaru.
Na gestão do ex-secretário José Medeiros um dos grandes Médicos que passou por Lagoa do Ouro tivemos alguns avanços na Saúde Pública de Lagoa do Ouro.
Nos anos de 1994 a 2002 fomos contemplados com recursos da CPMF e o nosso hospital foi construídos e equipamentos foram comprados.As equipes médicas chegaram em torno de 15 médicos semanais e 25 agentes comunitários de saúde foram contratados com 6 odontólogos.Conseguimos na época um carro odontomédico e posteriormente construimos o hospital José Josy Duarte uma justa homenagem a um dos maiores Prefeitos que passou por Lagoa do Ouro ao lado de Aristides Nery Monteiro,Natanael Alves da Silva e Joaquim Ferreira do Nascimento.
Mas foi na gestão da ex-secretária Nilma Maria Mendes de Sá que houve um grande avanço que ao lado do ex-prefeito e atual Marquidoves Vieira Marques quando conseguimos dar um pontapé inicial na construção do hospital em 4 etapas e posteriormente no aparelhamento do hospital.
Até dezembro de 2007 a saúde pública vinha bem no Brasil com recursos da CPMF.Depois que a maioria dos Deputados Federais e Senadores acabaram com a CPMF a nossa saúde andou para trás.
Faltaram 4 votos e os pernambucanos Marco Maciel,José Jorge e Sérgio Guerra votaram contra a prorrogação e o Mão Santa com Heráclito Fortes do Piauí deram os seus votos contra o povo pobre do Brasil.
Em 10 anos deixamos de arrecadar mais de R$ 400 bilhões e assim a saúde pública piou de vez.0s mais médicos foi fruto dos erros cometidos pelo PSDB E PFL que criaram o imposto do cheque e depois eles mesmo votaram contra com o apoio de alguns Senadores do PMDB que foi liderado por Eduardo Cunha do PMDB em dezembro de 2007.
A Dilma bem que tentou ,mas a FIESP patrocinadora do golpe parlamentar fez tudo para sabotar a volta da CPMF.Somente sabe o quanto custa SAÚDE PÚBLICA é quando presenciamos uma parente da gente precisando do apoio médico nas horas difíceis e procuramos a assistência médica nos hospitais públicos nas emergências para se salvar uma vida.
Dr. Adib JATENE,um dos maiores cardiologistas do Brasil (in memorian), chegou a dizer após o fim da CPMF em 2008, que foi um erro grosseiro do seu partido PSDB votar contra a CPMF.Que a saúde pública não se faz com pouco dinheiro.Que era o imposto mais bem pago por uma grande parcela da população para termos uma saúde mais humanizada e para todos.
Estas palavras acima eu dedico com muito carinho a você,NILVA MARIA MENDES DE SÁ pela segunda vez neste BLOG DO ROBERTO ALMEIDA por tudo o que fizestes pela SAÚDE PÚBLICA DE LAGOA DO OURO ao lado do Prefeito Marquidoves Vieira Marques graças aos grandes avanços que tivemos com o ex-ministro JOSÉ SERRA e Dr. ADIB JATENE no governo do FHC do PSDB e complementado na gestão dos ex-presidente Lula e Dilma Rousseff.
Junto contido eu pude fazer,digitar e preparar todos os processos e os Projetos de Leis licitatórios na contratação das equipes médicas para prestarem serviços ao município de Lagoa do Ouro.
Sua bibliografia estará inserida nos anais da história de Lagoa do Ouro.Parabéns,aos seus colegas que,prestam -lhe uma justa homenagem!
E BOM QUE SE FRIZE PARA FICAR REGISTRADO NOS ANAIS DE COMENTÁRIOS DESSE BLOG, QUE NO GOVERNO FêHáCê, TODA A BANCADA DO PT INCENTIVADA POR LULA E A COMUNISTADA ‘’INCARNADA’’ COMEDORES DE FIGO DE CRIANCINHAS ERAM RADICALMENTE CONTRA A CPMF...
ResponderExcluirSim,concordo em gênero,número e grau que o PT foi totalmente contra a criação da CPMF em 1993.Mas à partir do momento que a CPMF foi criada e seu maior defensor Dr. Adib Jatene defendeu mesmo estando fora do governo,o que deveria ter sido prorrogada e não extinta totalmente.
ExcluirNaquele dezembro de 2007 eu senti que a saúde do Brasil iria sofrer um revés muito grande.E foi justamente no auge da CPMF ainda no governo do FHC que eu votei por 2 vezes que a nossa ex-secretária conseguiu com o prefeito Marquidoves realizar grandes obras no HOSPITAL JOSÉ JOSY DUARTE.
Eu tinha na pessoa da Nilva uma grande admiração pela sua competência e habilidade profissional.Quem visita o nosso hospital consegue vê-lo como uma grande obra construída e isto se deveu exatamente a CPMF administrada pelos maiore Ministros da Saúde Dr. Adib Jatene e José Serra,justiça seja feita.