PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MORRE DONA BRANCA AOS 103 ANOS

Por Junior Almeida

Faleceu na noite de ontem (24) no Sítio Azevém em Paranatama, Maria Gracinda Basílio, de exatos 103 anos e 3 meses de vida. Dona Branca, como era conhecida, foi uma das tantas vítimas do cangaço no Nordeste, quando em 19 de julho de 1935 o bando do famigerado Lampião invadiu a sua casa no antigo distrito de Garanhuns, espancando-a em busca de dinheiro e ouro e dinheiro.

No último dia 10 um grupo de pesquisadores do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço – GPEC – estiveram na residência de Dona Branca onde ouviram a idosa. Os estudiosos se surpreenderam com a lucidez de Dona Branca, que discorreu sobre os momentos de terror vividos nas mãos dos sicários. Para se ter uma ideia do que a mulher passou, é só lembrar que suas duas cunhadas, que moravam próximas de sua casa, foram molestadas pelos bandidos.

Estivemos algumas vezes na residência da família em trabalhos de pesquisas e em uma das vezes foi na festa de aniversário de 102 anos da idosa, que rendeu um texto que postamos aqui, e hoje mais uma vez falamos novamente em Dona Branca, dessa vez com a triste notícia de sua partida.


O velório de Dona Branca está sendo realizado no Sítio Azevém, na mesma casa do ataque de Lampião em 1935 de seguirá para a cidade. O enterro será no cemitério de Paranatama às 16 horas.  

Nós que fazemos parte do blog, nos solidarizamos com toda Família Basílio neste momento de dor.

Um comentário:

  1. Uma mulher que enfrentou os porões do Lampião e Maria Bonita e teve uma história para contar por mais de 100 anos contra a violência dos tiranos,teria mesmo, que ter vivido os 103 anos ao lado de seus familiares.

    Este foi uma história viva que tive o prazer de lê-la quando foi escrita neste blog do Roberto Almeida.

    Aos familiares os meus sentimentos de pesar pelo falecimento dessa mulher guerreira e pacata!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA