PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

POLÍCIA DIZ QUE PNEUS CARECAS E ALTA VELOCIDADE FORAM AS CAUSAS DO ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR


As primeiras investigações da Polícia Civil de Pernambuco apontam que as principais causas do acidente com o ônibus escolar da Prefeitura de Capoeiras,  transportando pacientes que faziam hemodiálise em Garanhuns, foram os pneus carecas e a alta velocidade no momento em que o ônibus virou.

O acidente que matou o agricultor José Nildo Avelino de Barros, além de ferir mais 19 pessoas, aconteceu na tarde da última segunda feira (30 de janeiro) e foi notícia em todos os blogs e rádios da região, além de ser destacado em nível de estado. A Rádio Jornal, TV Asa Branca e a Globo Nordeste também repercutiram a notícia, destacando que o transporte de pacientes em um ônibus do Programa Caminho da Escola é irregular.

Outro ponto frisado pela imprensa e que já está sendo investigado pela polícia é o mau estado de conservação dos pneus do veículo, que segundo a Polícia Civil, pode ter sido uma das causas do acidente. As investigações também concluíram que o ônibus desceu a ladeira saindo de Garanhuns em alta velocidade, mas, os investigadores não relataram quanto era essa “alta velocidade” no momento do acidente, pois todos os veículos amarelinhos são equipados com controladores de velocidade que limitam os ônibus a rodar a 70 Km/h.


O veículo acidentado já se encontra em Capoeiras e a polícia não divulgou até o presente momento se o equipamento que limita a velocidade já foi periciado para saber se está original de fábrica ou se foi modificado para o carro "andar" mais.

DENÚNCIA - O vereador de Capoeiras Sérgio Papa Léguas já havia denunciado o mau estado dos pneus da frota escolar do município,  através do seu Facebook (AQUI) e também na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão do dia 24 de janeiro. Segundo o parlamentar, infelizmente ele não foi ouvido, e nem ao menos uma resposta oficial por parte do Poder Executivo foi enviada à Casa. O vereador diz que por ser de oposição, seus apelos foram simplesmente ignorados, mas o acidente com o ônibus escolar mostraram que ele tinha razão.


Papa Léguas, que é dono de oficina, diz também que é muito comum os ônibus amarelinhos terem seus limitadores de velocidade modificados, e acredita que é o caso do veículo do acidente da última segunda-feira. Ele diz ainda que seria bom que a polícia agisse logo e periciasse com a máxima urgência o ônibus, pois como ele já está em Capoeiras, pode ser que alguém modifique novamente o equipamento, deixando-o como original.

-Isso é bem simples, basta desligar um fusível e o carro passa a desenvolver maior velocidade - disse o vereador.

Fotos: 1- Do site de um fabricante onde mostra a velocidade máxima desse tipo de veículo; 2- Nildo Avelino, vítima fatal do acidente; 3 e 4- o ônibus do acidente já em Capoeiras; 5- Vereador Sérgio Papa Léguas (de boné) ao lado do jornalista da Rede Record,  Gerson de Souza.

6 comentários:

  1. Será que o carro da prefeita está com os pneus assim como do onibus?

    ResponderExcluir
  2. É triste vermos a situação que se encontrar a frota de "Ônibus Escolares" do Município de Capoeiras, Grande parte deles se encontram jogados como se fossem Lixo, Próximo a Grafica de Nelman, Quase todos estão com as janelas todas quebradas, Cintos de segurança já não existem.
    Já presenciei um caso que os estudantes tinham que descer em toda parada pra abrir a porta que se encontra quebrada ainda hoje, Esse mesmo ônibus fazia todo o trajeto sem água no radiador, podendo ocorrer um incêndio há qualquer momento; Não só falta de água no radiador, Mais também já vir esse mesmo ônibus fazer todo o trajeto sem freio, "Quando parava em uma ladeira fica descendo aos poucos, sendo necessário puxar o travão, Em uma subida fica andando aos poucos enquanto os alunos subiam...
    Depois que acontece um acidente como o ocorrido na última Segunda-feira (30/01) a pessoas responsáveis não sabem os motivos ou as causas do acidente, Isso é uma pouca vergonha!, Esses ônibus nunca passaram por uma manutenção, só é levado em uma Oficina quando quebra e não dar pra usar o veículo de forma alguma, mas dependendo do defeito a equipe da Secretaria de Transporte, dar o velho geitinho de fazer gambiarras como se ficasse seguro, o serviço sem qualidade.
    Muito errado também usar esse tipo de Transporte adquiridos com Recursos do FNDE pra transportar pacientes, ao invés de estudantes.
    Sr. Prefeita os pacientes precisam de conforto, um transporte adequado para essa necessidade, Pra levá-los e trazelos com segurança, pelo menos um pouco de respeito com cada Cidadão e cidadã Capoeirenses. Na ausência de um transpote do próprio município, Contrate um veículo, Ou use a Van Ducato, Que foi adquirida no Governo do Ex-prefeito Dudu.
    So tomam as providências depois de acontecer uma tragédia desse tamanho!
    Tenha um pouco de responsabilidade.
    Creio que esqueceram de falar aqui também, Mas esse mesmo Ônibus Escolar, Era usado pra transportar pessoas pra trabalhar em Garanhuns todos os dias, Inclusive durante o período de férias escolar, Transportes adquiridos com Recursos do FNDE por meio do programa "Caminho da Escola" , Esse convenho e feito pra transportar pacientes e pessoas pra trabalhar em cidades vizinhas? Juro que não entendir!
    Esses transportes São usados pra essas funções equanto Crianças de 4 anos de idade São transportados em Pau-de-Arara.
    Posso afirmar que dias antes do acidente andei no ônibus e notei que o tacógrafo se encontrava desligado, Aparecia apenas um 0 KM (Zero) na tela que mostra a velocidade do ônibus, já o painel do ônibus estava marcando 80 KM.

    ResponderExcluir
  3. O povo devia se preocupar com o pessoal não com o ônibus. Povo sem coração. Vao rezar

    ResponderExcluir
  4. PENTE FINO NESSES MOTORISTAS!!!

    ENQUANTO O CRITÉRIO PARA CONTRATAR MOTORISTAS DESSES ONIBUS FOR TER O SACO DO PREFEITO NA BOCA, VAI CONTINUAR MORRENDO GENTE

    TEM QUE TER CONCURSO PARA MOTORISTAS DESSES ÔNIBUS.

    O QUE TEM DESSES MOTORISTAS COM CARTEIRA COMPRADA E ANALFABETO NÃO ESTÁ NO GIBI!!!

    ResponderExcluir
  5. E esse mimimi continua por mais 3 anos e 11 meses. O legal seria se além das acusações as pessoas tbm tivessem sentimento por as pessoas né fica a dica

    ResponderExcluir
  6. Engraçado Mayara, a prefeita nem os secretarios estão preocupado com a população nem com os pacientes, se todos os ônibus estiverem assim vai acontecer mas tragédia, DEUS PERMITA QUE NÃO.SE ORIENTA MENINA.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA