PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ZAQUEU EMPLACA O 5º MANDATO SEGUIDO NA CÂMARA

Na Câmara Municipal de Garanhuns, após a redemocratização de 1945,  até este ano apenas três vereadores tinham conseguido cinco ou seis mandatos consecutivos na Casa Raimundo de Moraes.

João Bezerra Sobrinho, representante de Paranatama quando esta localidade era um distrito de Garanhuns, foi vereador de cinco mandatos, tendo deixado a vida pública quando o município conseguiu sua emancipação política. O ex-parlamentar faleceu há muitos anos.

Outro vereador de cinco mandatos consecutivos foi Luís Taveira de Melo, representante do distrito de Miracica. Quando abandonou a vida pública foi substituído pelo filho, Cláudio Taveira, que se elegeu em duas oportunidades.

Já Severino Pereira Guimarães exerceu seis mandatos seguidos, foi presidente da Câmara duas vezes,  deixando de concorrer para a sétima legislatura por opção própria em 2008.

O ex-vereador morreu em 2012.

Este ano, o vereador Zaqueu Lins entrou nesta curta relação de políticos vitoriosos e vai iniciar em janeiro o seu quinto mandato.

Ele foi o terceiro mais votado do município, com 2.673 votos, concorrendo pelo PRB.

Por conta de sua boa votação para deputado estadual, em 2014, muitos esperavam que Zaqueu ficasse em primeiro lugar, este ano. Mas a disputa de vereador é diferente do pleito de deputado estadual, muitos deixaram de votar nele por considerá-lo já eleito e na própria coligação candidatos usavam o argumento: “vote em mim, Zaqueu já tem votos demais”.

Somando esses e outros fatores Zaqueu terminou sendo superado por Gersinho Filho e Luzia da Saúde, que tiveram um pouco mais de votos.

De todo modo, ele conseguiu renovar seu mandato sem sustos e passa a ser o terceiro político de Garanhuns a conseguir 5 mandatos no Legislativo Municipal (lembrando que Severino exerceu 6 mandatos).

*Fotos: 1) Zaqueu; 2) Severino Guimarães

4 comentários:

  1. Roberto, duas correções: Severino Pereira Guimarães exerceu sete mandatos, salvo engano (1968-1996) e saiu da vida pública em 1997 (por opção própria), não em 2008. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ivo Amaral, que me passou a informação sobre Severino, já levantava a dúvida se tinham sido seis ou sete mandatos. Quanto ao ano, não tinha certeza se tinha sido 2008 ou antes, mas preferi correr o risco do erro esperando que alguém contribuísse com a verdade história. Só tenho a agradecer ao amigo leitor. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Roberto, peço vênia para me corrigir. Realmente foram seis mandatos, mas dois deles foram de seis anos (por força de Ato institucional do Regime militar). Ats

    ResponderExcluir
  4. Amigos, boa noite,
    pelas informações obtidas na internet , até hoje no estado de Pernambuco , o único Vereador com sete mandatos consecutivos é o Vereador Cicero Batista de Lima , na Cidade de Carnaíba - PE, eleito este ano.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA