PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS TEM CENTROS ESPECIALIZADOS EM SAÚDE


Por Ruthe Santana

Por meio da Secretaria de Saúde, o município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, possui centros de especialidades, entre eles: o Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) e o Centro de Especialidades Luís Lessa (CELL). As duas unidades somam mais de 2.500 atendimentos, anualmente. O Cesmuc é voltado para uma linha de cuidado materno-infantil e o Cell conta com diversas especialidades, garantindo o cuidado com a saúde dos garanhuenses.

Com aproximadamente 1.300 consultas médicas ao mês, os serviços de atendimento médico disponibilizados no Cesmuc são nas seguintes especialidades: pediatria e ginecologia clínica – durante todos os dias da semana -, pré-natal de alto risco, patologia cervical, ortopedia, dermatologia, nutrição e psicologia. Além disso, no referido centro são realizados cerca de 560 exames de ultrassonografia e aproximadamente 150 exames de prevenção de câncer de colo do útero, mensalmente.

Promovendo uma assistência especializada, o Cell conta com uma equipe multiprofissional nos seguimentos médicos, psicológicos, sociais e de atenção à saúde funcional, integrando-os aos dispositivos da rede municipal de saúde. Neste centro, uma média de 1.350 atendimentos são realizados a cada mês, nas seguintes especialidades: cardiologia, cabeça e pescoço; cirurgia pediátrica; gastrenterologia; endocrinologia; geriatria; oncologia; neurologia; vascular; psiquiatria; reumatologia e dermatologia.

O secretário de Saúde de Garanhuns afirma que os centros são serviços de referência em saúde no município. “O pleno funcionamento do Cesmuc e do Cell são a confirmação de um compromisso do Governo Municipal firmado com a população, a fim fortalecer essa assistência em saúde por meio dessa média de 20 especialidades que estão sendo ofertadas nesses dois centros. Por meio dessas unidades, nós conseguimos, por exemplo, fornecer uma assistência em saúde logo a partir do planejamento familiar, depois na preparação da mulher para a gestação e esse acompanhamento segue no período pós-parto e no desenvolvimento das crianças, sem contar com as outras especialidades oferecidas. Então, o funcionamento dessas unidades e a quantidade de pessoas que estão sendo favorecidas por meio delas é, com certeza, um avanço para Garanhuns”, comemorou Alfredo de Góis.

O Cesmuc funciona na avenida Simôa Gomes, n° 346, ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. O CELL funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal, na rua Joaquim Távora, no bairro Heliópolis. Os atendimentos do centro são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto e fotos: Ruthe Santana – Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA