PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OS CATÕES DA REPÚBLICA CURITIBANA


Por Michel Zaidan Filho*

A mega empresa de Construção Civil e Incorporações Norberto Odebretch, ora investigada pela Operação Lava-a-Jato, possuía uns departamentos Comerciais, chamados de Departamento de Propinas, destinado a corromper agentes públicos e não tão públicos, nos processos de licitação para construção de grandes obras no país. Este setor da empresa elaborou uma planilha com valores, nomes e siglas partidárias que foram beneficiados com a dinheirama distribuída entre vários agentes e parceiros. A lista, que consta dos anexos apensados ao processo da Operação policial, traz o nome de ilustres e conhecidos parlamentares pernambucanos (e de outros estados), que vêm se destacando como autênticos guardiões da moralidade pública. Quem são esses “Catões da República do Juiz Sergio Moro e da Rede Globo de Televisão?

O deputado/vereador do PPS, Raul Jungmann, o deputado (menudo) Bruno Araújo (PSDB), o deputado verde-amarelo, Daniel Coelho; o paladino do Impeachment de Dilma, o deputado Mendocinha (DEM), o ex-governador de Pernambuco, Jarbas de Andrade Vasconcelos, o atual prefeito do Recife (PSB), Geraldo Júlio e o atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), entre outros. Questionados sobre a lista, uns calam, outros se omitem e alguns procuram se justificar. Dizem que as doações da Odebrecht são legais e foram declaradas à Justiça Eleitoral. Outros, como o campeão de citação nas delações premiadas, o senador Aécio Neves, só se pronunciou sobre o assunto, quando a denúncia já estava nas ruas e o colocavam na desconfortável posição de ser acusador e ao mesmo tempo acusado dos mesmos “crimes” cometidos por seus adversários no governo.

Neste, como em outros casos semelhantes, nem sempre os guardiões da virtude cívica são os mais ilibados ou portadores de uma moralidade superior ao comum dos mortais. Curioso é o fato que o senhor Sérgio Moro – que recebe salário de professor, mais não dá aula – já tinha conhecimento dessa lista, desde de fevereiro deste ano. O que chama a atenção é ter ele permitido a divulgação da planilha e ao mesmo tempo proibido, logo após – alegando que se trata de pessoas com foro privilegiado (STF). O mesmo cuidado não teve o “Catão curitibano” com a autorização e a divulgação dos grampos que gravaram trechos de conversa com ministros e a própria Presidente da República, dando a mais ampla e vasta divulgação (e justificando o fato) dessas conversas reservadas.

O mesmo tratamento desigual foi dado pelas emissoras de TV à divulgação da famosa lista dos impolutos e bravos militantes do Impeachment. A TV Globo, que costuma dedicar edições inteiras a desconstruir a imagem do governo federal, não citou o nome de nenhum deles, só as siglas partidárias. Naturalmente, para não enfraquecer a sua campanha de destituição da Presidente da República, a partir de vazamento seletivos (e ilegais) oriundos das delações premiadas, da Operação Lava-a-Jato. É de se perguntar que tribunal é esse que denuncia (sem provas), julga (sem jurisdição) e condena (sem poder de polícia), em que vem se tornando a mídia brasileira. Os danos morais, políticos, financeiros e pessoais provocados por essas acusações públicas (e repetidas até a exaustão pelos apresentadores de televisão) são irreversíveis na opinião pública nacional. E como se sabe, alimentam um ódio irracional na população em relação a tudo que se refira ao PT, a Dilma, a Lula, à cor vermelha, aos partidos de esquerda, aos movimentos sociais etc.  Infelizmente esse processo contamina, inclusive, aqueles setores mais beneficiados com as políticas de transferência de renda, do governo federal.

O que fazer diante disso? – Alguns dizem que o golpe já está dado, mas não consumado. Outros, que o processo de Impeachment é inevitável, sobretudo com a saída do PMDB da base aliada do governo. A verdade é que não se pode permitir esse esbulho político e constitucional, sem resistência, muita resistência. A propósito, já está marcada uma grande manifestação contra o golpe no dia 31 de março. Data emblemática.  Quem for democrata, dê a sua cara para bater, ao contrário daqueles que batem nos outros por pensarem diferente.

*Michel Zaidan Filho é garanhuense, professor da Universidade Federal de Pernambuco, cientista político e escritor. Colabora regularmente com o blog.


*Segundo o Dicionário Online de Português Catão é substantivo masculino. É aquele cujos hábitos, princípios ou costumes são exageradamente severos, austeros ou rígidos. Assim, catão é sinônimo de severo, virtuoso, austero.

*Ilustração: Blog da Gazeta do Povo do Paraná

20 comentários:

  1. Mas esse doutrinador comunista da UFPE, é intelectualmente, muito desonesto mesmo, primeiramente ele acha que a divulgação e depois ocultação de dados de deputadinhos e senadores, foi uma forma de esconder os dados. Me diga se ele coloca na INTERNET e depois põe em sigilo, este sigilo é real? Ou será que só por que ele decretou sigilo o senhor vai deletar os arquivos de seu computador? Vamos deixar de fingir-se de idiota!

    Em segundo Lugar, a divulgação das conversas entre o cachaceiro e a JUMANTA, além de seus carrapatos vermelhos, é uma obrigação de qualquer cidadão honesto desse país, simplesmnente porque tratam-se da presidente ou presidANTA e de um pretenso rascunho de Semi-deus, que segundo os esquerdistas, tudo pode neste mundo, sem que haja qualquer questionamento. Pois destas conversas depende o aumento dos nossos salários, o preço da gasolina, ou se estamos sendo enganados por uma quadrilha de analfabetos de ego inflacionado, que estão levando o país ao fundo de um abismo!

    Então é um conjunto de absurdos o que o doutrinador comuna da UFPE disse nesse texto. Tem que ser muito bobo para cair na ladainha dele. E eu só queria viver para ver todas essas universidades federais privatizadas e esses doutrinadores marxistas serem jogados no mercado de trabalho REAL, onde suas ideias e habilidades técnias tem o mesmo valor de um pedaço de papel higiênico usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR QUE VOCÊ SE DOEU TODO.TODA A IMPRENSA DA REDE GLOBO,VEJA,ÉPOCA,ESTADÃO E FOLHA DE SÃO PAULO BOTARAM PARA ARROMBAR PELO MEIO O LULA DO PT E A DILMA.

      A VERDADE FOI DITA PELO PROFESSOR DA UFPE QUE SOMENTE FALOU O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO E VERDADEIRO.

      QUANDO UM VICE -PRESIDENTE DA REPÚBLICA É TRATADO COM PÃO E DOCE E RECEBE DA PRESIDENTE DILMA TODO UM TRATAMENTO ESPECIAL LHE CONCEDENDO 7 MINISTÉRIOS COM 1000 CARGOS DE CONFIANÇA E ESSA PESSOA CONSPIRA O SEU GOVERNO LHE TRAINDO COM PUNHALADAS PELAS COSTAS COVARDEMENTE, A ELA SOMENTE RESTA UMA SAÍDA, VASCULHAR MINUCIOSAMENTE,TODOS OS TRAIDORES E DAR-LHE O TROCO ENQUANTO É TEMPO.FDP TRAIDOR E COVARDE.COMEU,VESTIU,USUFRUIU,GANHOU FAMA E HOJE TRAI UMA MULHER QUE NÃO ROUBOU E NEM MATOU PARA SER JULGADA COMO CRIMINOSA.PERDE O MANDATO SE FOR BURRA E NÃO TIVER UM CORAÇÃO VALENTE.ESTAMOS COM VOCÊ,DILMA VANE ROUSSEFF E COM O LULA. O LULA ESTÁ VIVO.

      Excluir
    2. Pelo amor de DEUS!!!

      A cegueira tem limites...

      Excluir
    3. Quem assistiu o fantástico ontem à noite viu uma entrevista de uma ex-funcionária a ODEBRECHT contando que existiam uma relação com mais de 700 nomes.Vamos deixar de ser besta e idiota que essa operação lava jato esteve até agora mostrando os erros do PT e aliados do PT e os outros somente agora vieram à tona devido ao PLANO FRACASSADO do Sérgio Moro em dar um golpe na família do Lula e da Dilma.PSDB e DEM já fazem parte dessa lista há 50 anos. Quem não se lembra que nos debates na televisão o ex-governador Jarbas Vasconcelos denunciou o ex-governador Joaquim Francisco de ter recebido dinheiro da Queiroz Galvão? Isto em 1990.Joaquim e Jarbas nunca se entenderam em Recife.Ainda Hoje vivem em partidos diferentes e pensam diferentes.Depois o Jarbas se aliou aos maiores inimigos.

      Excluir
    4. "TODAS AS UNIVERSIDADES FEDERAIS PRIVATIZADAS".Este é o sonho do PSDB e DEM com uma parte do PMDB.19 Universidades foram construídas e 100 delas foram extendidas para os meus filhos estudar e sonhar em ser alguma coisa na vida.

      Tu és tão medíocre nas tuas colocações que chega ao absurdo de tratar um PROFESSOR filho de Garanhuns de uma forma hostil e covarde com palavras agressivas e grosseiras.

      Vou te dizer apenas uma coisa: votei em Jarbas e Mendonça Filho,mas nunca gostei quando os dois agrediram covardemente Eduardo Campos e Miguel Arraes.A resposta dos dois foi votos na cara deles.Votei no FHC e Aécio Neves,contudo não gostei quando os dois agrediram covardemente Lula e Dilma taxando -os de formaram uma organização criminosa juntamente com o Sérgio Moro e Cia.Hoje a ODEBRECHT espalha uma planilha e fora as outras que tem mais de 700 nomes de todos os partidos e políticos do Brasil.

      O que fizeram com o LULA pondo 200 policiais para prendê-lo coercitivamente foi um GOLPE DE ESTADO praticado a um homem que baixou os juros de 25,95% para 12% a.m. e que matou a fome de 12 milhões de famílias pobres e famintas do Brasil.

      Excluir
  2. Roberto por que o professor em seu comentário não citou os parlamentares do PT. Gosto de ler o seu blog mas ele está muito partidário ao governo do PT e isso vai tirando sua credibilidade fazendo perder leitores. O amigo deve ser mais imparcial, pois com certeza o número de acessos ao seu blog está caindo. Continue a história de sucesso do seu blog que sempre foi pautada de forma equilibrada. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO CABERIA AO PROFESSOR CITAR OS DEPUTADOS DO PT,POR QUE VOCÊ NÃO O FAZ? O ESPAÇO É DEMOCRÁTICO E PODES DENUNCIAR.ELE ACERTOU EM MOSTRAR PARA NÓS LEITORES A CARA DOS VERDADEIROS CORRUPTOS QUE CONDENAM OS OUTROS QUANDO TODOS ELES NOS ROUBARAM NESTES 40 ANOS DE VIDA PÚBLICA.

      Excluir
  3. O blog não tem partido, mas é a favor da legalidade, contra a hipocrisia e o falso moralismo de alguns políticos. Os textos do professor Michel Zaidan expressam sua opinião e embora tenhamos afinidade isso não quer dizer que concordamos em tudo. Acompanhamos diariamente a audiência do blog através dos instrumentos disponíveis na internet e asseguro que continuamos em alta. Manter a média de 5 mil visualizações de páginas por dia em plena semana santa, mostra que temos credibilidade e muitos mesmo discordando do nosso pensamento político nos leem por que sabem que não distorcemos e não omitimos os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês que fazem o Blog do Roberto Almeida merecem sim nossa estima e consideração.

      Palavras de um Professor e assíduo leitor desse e outros Blogs que nos levam a reflexão a ao conhecimento sociocultural,econômico e político do Brasil.

      Excluir
  4. José Fernandes Costa27 de março de 2016 às 16:18

    NÃO digo que esse Sérgio Moro (Imoro) seja um catão!! - O Imoro está mais para um condutor coercitivo, com fins de constranger e desmoralizar, quem ele não suporta: LULA, por exemplo. - 2. A república curitibana é tribunal de exceção... Mais ou menos como câmara de tortura. - Isto é, prende quem ele (Moro ou Imoro) quer, pra obter a tal de "delação premiada"! Isto é, conseguir provas sob ameaças de continuar preso!! - A "delação premiada" é uma excrescência no Direito Penal. - Foi copiada do Direito dos italianos..., que é o avesso do Direito alemão! - 3. O juiz Moro (Imoro) diz que "vai pensar" se manda para o STF as planilhas com nomes pomposos!! - Ora, se o STF determinar que mande, ele (o Imoro) tem de mandar, SEM pensar muito... - 4. NOTEM que o Imoro (Sérgio Moro) já foi investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por "excessos" e abuso de autoridade!! - Isso ocorreu entre 2010 e 2013. - Naquele julgamento contra o Imoro, seu Gilmar MenTes escreveu que o Imoro cometeu um "conjunto de atos abusivos e excessos censuráveis"!! - Vejam só a moral desse Gilmar MenTes, que hoje nega pedido de LULA, mandando que este (LULA) volte para as ordens seletivas de Sérgio Imoro!! - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa27 de março de 2016 às 16:39

    Um indivíduo qualquer pode discordar de um cidadão SEM o agredir... - Acusar o articulista de "desonesto, comunista e idiota" É PRÓPRIO DAS MENTES VAZIAS e RANCOROSAS... Isto é, mentes cheias de rancor, que só enxergam até a linha do próprio umbigo... 2. E ele, o tal crítico, ainda NEM aprendeu a escrever... Pois nos vem com... "... 'porque' 'trataM-se' da presidente etc. ..." - E ainda: "... rascunho de 'Semi-deus"', em vez de semideus!! - Por fim, o que esse indivíduo escreve NEM merece resposta!! - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  6. PARA MIM,o maior erro do PT foi ser conivente e subserviente quando 34 deles pegaram suas canetas e junto com os traidores do PSDB e PFL deram o maior aumento no salário dos traidores.Hoje eles se unem para dar um golpe.

    O PSB de Pernambuco mostra sua ingratidão.Lula mandou para Pernambuco uma REFINARIA DE PETRÓLEO que vai gerar mais de 3000 empregos.Anualmente vai gerar mais de 700 milhões de ICMS.Mandou dinheiro para se iniciar a ADUTORA DO AGRESTE,nomeou o Ministro Fernando Bezerra Coelho para comandar a construção da Transposição do Rio São Francisco fazendo Senador da República.

    A nível nacional tem dois governadores do PSB que apoiam explicitamente a Presidente Dilma,o da Paraíba e de Brasília.E por que Pernambuco não reconhece o que Lula e Dilma fizeram pelo Estado e ainda pode fazer.Mesmo o ex-governador saindo candidato a Presidente o Lula e a Dilma nunca discriminaram o Estado com obras e recursos.Neste momento é preciso dar o exemplo, PSB!

    ResponderExcluir
  7. Fernando Henrique Cardoso comprou o instituto da reeleição.E hoje nós não estamos nem aí.O PMDB é governo ainda hoje e tem 7 ministérios e 1.000 cargos de confiança.Hoje resolve abandonar o governo para ficar ao lado dos golpistas PSDB e DEM com PPS e com Eduardo Cunha o evangélico mais honesto do Brasil.

    Matematicamente o Lula e a Dilma precisam fazer alguns cálculos matemáticos e colocar no papel.Neste momento os traidores estarão por todos os lados e os honestos e sinceros também.

    220 deputados federais já votaram contra o governo em matéria polêmica como o fim das doações empresariais aos partidos e aos políticos que teve na OAB a apresentação de ação direta de inconstitucionalidade.Que o STF aprovou.Que o senado aprovou a ADI por 36 x 31.

    PSDB tem 54 deputados federais.
    PMDB tem 66 deputados federais.
    PP tem 36 deputados federais.
    PSD tem 37 deputados federais
    DEM tem 22 deputados federais.
    PR tem 34 deputados federais.
    PSB tem 34 deputados federais.
    PTB tem 25 deputados federais.
    PRB tem 21 deputados federais
    PT tem 70 deputados federais
    PDT tem 19 deputados federais.
    SD tem 15 deputados federais
    PSC tem 12 deputados federais.
    PROS tem 11 deputados federais
    PPS tem 10 deputados federais
    PCdoB tem 10 deputados federais
    PV tem 8 deputados federais.
    PSOL tem 5 deputados federais
    PSS - tem 5 deputados federais.
    PEN tem 2 deputados federais
    PMN tem 3 deputados federais
    PTN tem 4 deputados federais
    PRB tem 3 deputados federais
    PTC tem 2 deputados federais.
    PSDB tem 2 deputados federais
    PRTB,PSL,PTdoB- cada um tem 1 deputados.

    São esses partidos que terão a responsabilidade de formar 2 dois grupos que julgarão o impeachment da PRESIDENTE Dilma.

    171 votos é o suficiente para a Dilma ficar no cargo. E 342 votos é quanto as oposições precisam ter para por Dilma pra fora do governo.

    Caso o Lula e a Dilma saibam mexer no xadrez matemático conseguirá muito mais do que os 171 votos necessário para permanecer no governo.Mas é preciso que as ruas demonstre forças para mostrar aos traidores que na democracia e preciso respeitar os resultados das urnas.Pois a presidente do Brasil não matou e nem roubou o Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fim das doações sem a proibição de campanha milionárias, só vai escancarar, mais ainda as portas do caixa 2, só que agora quem vai doar pro caixa dois ao invés de empresas, serão, TRAFICANTES, DONOS DE CASAS DE JOGO DO BICHO E PASTORES DE IGREJAS EVANGÉLICAS. POIS SÓ ESSA GENTE QUE TEM DINHEIRO VIVO NO BRASIL PARA FAZER CAIXA DOIS.

      Excluir
  8. Governo já redistribuiu a partidos aliados cargos do PMDB, que ameaça rompimento na reunião do Diretório nacional marcada para estar terça-feira; foi o que aconteceu com o aliado do vice Michel Temer Henrique Pires, exonerado da presidência da Funasa na última quinta-feira; “Quem quer a cassação não vai permanecer no governo. Não essa de um pé em cada canoa. Saindo, vamos reestruturar o governo com aqueles que são contra o golpe”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP); líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani vê como natural o movimento do governo, mas defende ‘tolerância’ aos ministros do partido que optarem por apoiar individualmente a presidente Dilma .

    0 VICE PRESIDENTE MICHEL TEMER bota fedendo na Dilma do PT do Lula e o troco será dado a altura.É ou não é,estar ou não estar,São Mateus disse,primeiro os teus.Tem gente que fala mal do governo e vive parasitando o governo.São os sanguessugas,os vampiros e os parasitas.São verdadeiros traidores da Pátria Brasil.Dai a Cesar o que é de Cesar e dai a Deus o que é Deus.Com com ferro fere termina se ferindo também.A resposta é esta mesmo.Para toda ação existe uma reação na mesma direção,mas em sentido contrário segundo Isaac Newton.

    ResponderExcluir
  9. CORRETÍSSIMA A OPINIÃO DO COMENTARISTA EWERTON SOUTO. TENHO PLENA CERTEZA QUE A ESCULHAMBAÇÃO DO CAIXA DOIS AGORA É QUE VAI ESCANCARAR-SE... NO PAPEL, A LEI QUE IMPEDE AS EMPRESAS FAZEREM DOAÇÕES A PARTIDOS POLÍTICOS TAMBÉM É CORRETÍSSIMA: NA SUÍÇA... DINAMARCA... SUÉCIA... NORUEGA...

    ResponderExcluir
  10. TRATANDO-SE OU FALANDO AINDA DE DOAÇÕES, A LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA PROÍBE QUE EMPRESAS DOEM PARA PARTIDOS. LÁ, COM LIBERDADE, OS RECURSOS DE CAMPANHA SERÃO DECLARADOS, TÊM QUE SER!!! POR AQUI, COM O MORALISMO DOS NOSSOS GÊNIOS HONESTÍSSIMOS, TEREMOS O PARAÍSO DO CAIXA DOIS E DOS PICARETAS. NO PAÍS DA DOAÇÃO ILEGAL, O TSE COM AJUDA DO PT RESOLVEU CRIAR DIFICULDADES PARA AS DOAÇÕES LEGAIS. RESULTADO ÓBVIO: VAI INCENTIVAR A ILEGALIDADE...

    P.S.: - O problema é que para o PT e seus cúmplices, o modelo de democracia não é o americano, mas o venezuelano. Nós estamos aos poucos nos acostumando com o bolivarianismo...

    ResponderExcluir
  11. TRATANDO-SE AINDA DE DOAÇÕES, A LEGISLAÇÃO NORTE-AMERICANA PROÍBE QUE EMPRESAS DOEM PARA PARTIDOS. LÁ, COM LIBERDADE, OS RECURSOS DE CAMPANHA SERÃO DECLARADOS. POR AQUI, COM O MORALISMO DOS NOSSOS GÊNIOS HONESTÍSSIMOS, TEREMOS O PARAÍSO DO CAIXA DOIS E DOS PICARETAS. NO PAÍS DA DOAÇÃO ILEGAL, O TSE COM AJUDA DO PT RESOLVEU CRIAR DIFICULDADES PARA AS DOAÇÕES LEGAIS. RESULTADO ÓBVIO: VAI INCENTIVAR A ILEGALIDADE...

    P.S.: - O problema é que para o PT e seus cúmplices, o modelo de democracia não é o americano, mas o venezuelano. Nós estamos aos poucos nos acostumando com o bolivarianismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA.NÃO FOI O PT QUE VOTOU A FAVOR DA PEC DAS DOAÇÕES EMPRESARIAIS AOS PARTIDOS E AOS POLITICOS E SIM O PSDB,DEM,PPS E O PMDB DO EDUARDO CUNHA. QUEM VETOU A PEC FOI A DILMA DO PT.

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA