PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A SAGA DAS DOENÇAS TROPICAIS NO BRASIL


Por Altamir Pinheiro

Na última conversa que mantive com a filha de Che Guevara, em Caruaru, no ano de 2012, dizia-me a Doutora  Aleida Guevara, naquela oportunidade, ao responder a minha pergunta, ela falou,  Pinheiro!!! “O meu país, Cuba,  é o único da América Latina que erradicou todas  as doenças tropicais existentes, todas!!! Disse-me ela. E completou:  Há mais de vinte anos não temos um só caso de esquistossomose, malária, dengue, doença de chagas, leishmaniose, febre amarela,  hanseníase e tantas outras...”.

Pois bem!!! No auge da minha juventude eu fui funcionário concursado da SUCAM e, trabalhei por quase  três anos, como laboratorista ou microscopista como queiram,  na CAMPANHA DE ESQUISTOSSOMOSE em toda Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Pois,  era eu que medicava o povo quando constatava, através do exame de fezes, que determinada família ou comunidade estava com o verme do  xistosoma. Isso mesmo!!! Apesar de nunca ter cursado medicina(fiz um estágio de 45 dias), era eu que fazia o exame microscópico, medicava os enfermos com 3, 4 ou 5 comprimidos do remédio por nome de  MANSIL de 500 mg, dependendo do peso de cada um deles e aplicava a dose única, quando o sujeito ou a sujeita não morria e escapava fedendo, matava o verme, ficava curado da lombriga, mas jamais expelia o danado do xistosoma, o paciente ficava com ele,  mesmo o danado morto. Por andar de jaleco branco, gravatinha azul tipo borboleta, era chamado de jovem médico da peste ou doutor da SUCAM...

Mudando de um polo para outro, mas continuando no mesmo eixo imaginário, além da falta de investimento suficiente em soluções para as doenças que atingem populações carentes, especialistas e ativistas chamam atenção para outro obstáculo: a falta de acesso a tratamentos eficazes e de qualidade (os governos preferem investir no bolsa esmola que dá voto, em vez de se preocupar com essas tais de pesquisas ou investirem em “PORCARIA”  de vacinas). Por exemplo, malária, doença de Chagas, febre amarela, leishmaniose, dengue estão entre as enfermidades que costumam ser rotuladas como doenças tropicais. Na maior parte das vezes, o micro-organismo é transmitido por insetos que encontram nos trópicos seu habitat ideal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), a cada ano 1,5 bilhão de pessoas em 150 países sofrem  de DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS, que não recebem a devida atenção. A lista inclui alguns males bastante conhecidos (e até em alta) no Brasil, como dengue, chikungunya, e chagas e o que dizer do VÍRUS ZIKA?!?!?!  Por um lado, há a crítica de que, embora afetem muita gente, essas doenças não são prioridade para as pesquisas farmacêuticas, que historicamente, os grandes laboratórios particulares multinacionais  preferem se dedicar ao desenvolvimento de remédios que garantam retorno financeiro. No Brasil, nós temos a FIOCRUZ, mas os nossos  governos, oh!!! Tão nem aí!!! Os cientistas daquela instituição vivem a pão e água. Copa do Mundo e Olimpíadas têm muito mais futuro para eles do que porra de vacina!!!
Mas, voltando ao jovem “médico” Altamir Pinheiro, mais conhecido como o Doutor da SUCAM ou Médico da Peste, brigava que só cachorro com o meu chefe responsável por toda a equipe(composta de nove pessoas), chefe este formado em medicina mas que a praticava de forma errônea ou bandavuou... Por eu ser um jovem rebelde, contestador e comunista de carteirinha vivíamos às turras  por eu não me conformar com aquela metodologia de tratamento ou suposta cura das comunidades que estavam acometidas de esquistossomose.
Certa vez, cheguei numa casinha tipo meiágua de uma família paupérrima para medicar nove pessoas, dois adultos e sete crianças e perguntei-lhes: já comeram hoje?!?!?! Responderam-me por unanimidade, não!!! Então fui a uma bodega lá do quarteirão e comprei com dinheiro do meu bolso: doce, queijo, bolacha, pão, e mandei a pivetada encher a barriga e depois cada um beber um litro d’água para encher o buxo, haja vista que a medicação só podia ser aplicada com o estômago cheio. Logo após medicá-los, fiz uma alerta aos pais:  olha, os senhores nem os meninos em hipótese alguma podem chegar perto daquele rio, apontando-o, vocês estão curado do xistosoma, mas se daqui a um segundo colocarem o dedão do pé naquela água, vão contrair a doença de novo. Por isso nem pensar ir pras bandas do rio!!! Daí, aquela mãe me retrucou: Dotô!!! Eu vou lavar roupa onde? Dar banho nos meninos onde? Buscar água para os gastos da casa onde?...
Quer dizer, isso é o que podemos chamar de jogar dinheiro fora!!! Tinha terminado de curar uma família e,  essas pessoas, amanhã, iriam contrair essa mesma doença que eu tinha terminado de curá-las!!! Voltando ao hotel, tive uma discussão pesada com o doutor que era responsável pela equipe, cheguei a emparedá-lo e pedir para que ele rasgasse aquele diploma universitário que ele não estava praticando medicina e sim, pelo dinheiro, pelo emprego, ele era um charlatão!!! Calmamente, aquele senhor de cabelos grisalhos respondeu-me: Altamir Pinheiro!!! Eu também já fui jovem, eu também já fui rebelde, um exímio contestador... Hoje,  no auge da minha idade eu tenho plena consciência que eu não vim para salvar o mundo, nem Cristo conseguiu tal façanha, Pinheiro!!! Dando-me as costas retirou-se...
Em outra ocasião hilária, fui colher material de dois policiais na delegacia da cidade de Água Preta, a poucos quilômetros de Palmares e depois dos exames feitos, constatei que  os  samangos da PM tinham contraído a esquistossomose. Por se tratar de dois policiais pesando acima de 70 quilos, a dose para cada um era de 5 comprimidos de MANSIL  de 500 mg. Ao chegar na delegacia, um deles não se encontrava e o outro estava no banheiro tomando banho. Recomendei-lhe que ia deixar o remédio dos dois em cima do birô e que ele ao sair do banho procurasse almoçar bem, comer muito, que a carga do remédio era pesada, da qual, lá do banheiro ele confirmou que iria fazer o que eu estava recomendando.

Lá pras tantas, na boquinha da noite, estava eu no hotel, quando chegou uma senhora pedindo socorro que um policial estava morrendo lá na delegacia. Daí, eu me toquei... Será que foi o efeito colateral do remédio?!?!?! E se ele engoliu os dez de uma vez quando era cinco?!?!?! Ao chegar na delegacia me confrontei com um corpo caído no chão, Rolando pra lá e pra cá, escumando que só um barrão e com os “zóio” vermelhos e aboticados parecendo a gota serena de mini saia... A esta altura já tinha quebrado o birô, derrubado a estante, todo cagado e melado de vômito e terra e engasgado sem poder falar...

Imediatamente, dei de garra da camionete cabine dupla, mais conhecida como burra preta, jogamos o policial na carroceria, como sacode um saco de açúcar e apertei no acelerador em direção ao hospital de Palmares para aquele miserável se submeter a uma lavagem estomacal. Avisei ao médico do que se tratava, ele tinha engolido, por engano, dez cachetes de 500 mg e, sem perder tempo, deixei o carro burra preta pra lá,  dirigi-me  ao terminal rodoviário de Palmares, peguei um ônibus e vim embora pra Garanhuns. A peste era quem ia ficar ali, dando suporte, para depois carregar para toda a vida uma tarja preta na testa como um  jovem assassino de policial, tipo a presidente Dilma  que carrega nas costas, até hoje,  uma reputação cheia de mácula...

Quinze dias depois recebi uma comunicação que já podia voltar ao trabalho que o policial tinha escapado e já estava na ativa. Ufal!!! Que alívio... Viajei num domingo à tarde, ao chegar em Água Preta, fui direto a delegacia reencontrar com o quase defunto que escapou por um “TRISQUINHO”. Ao vê-lo, nos abraçamos e ele me falou, rindo, que vaso ruim não se quebrava. Fomos comemorar: tomamos uns dois litros de caldo de cana, depois enveredamos pelo caminho de três garrafas de pitu e fomos esbarrar no cabaré(pinga-pus) de dona Francisquinha e até o raiar do dia ficamos por ali, fazendo bilu-bilu com as putinhas tornando-se  numa noitada aprazível que só  praticamos LOVE, muito LOVE, somente LOVE...

12 comentários:

  1. Que artigo fabuloso e histórico. Esse cara não entende nada de política ele é fabuloso em escrever contos. Muito bom ao falar sobre o cotidiano, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Muito pelo o contrario. Esse cara não entende nada de contos, disista meu filho voce é fraquinho. Ele entende mesmo é de politica e do PT. E se falar de Lula e Dilma, aí ele é craque.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou enviar o segundo comentário por que o primeiro foi sensurado. Altamir pinhero tem razão quando diz que a preidenta Dilma tem cerebo de custacio ou cabeça de camarão. Hoje eu ovindo um discusso dela no Rio ela falou que a MOSQUITA é quem transfere o viros da zica. Eu sou meio analfabeto e meus estudo é meio fraco, mais quando eu estudava eu sabia que o feminino de mosquito não é MOSQUITA. Essa é a presidenta mas burra que o Brasil ja teve. Nem falar correto sabe.

    ResponderExcluir
  4. O OPORTUNISMO DA PETRALHADA ADESTRADA É TOTALMENTE PREVISÍVEL, ALÉM DE BAIXAR AS RAIAS DO ABSURDO. ALIÁS, O OPORTUNISMO DO PT MERECE VIRAR OBJETO DE ESTUDO. DE ACORDO COM O JORNAL O ESTADÃO, O PORQUINHO DE RECADO JOSÉ EDUARDO CARDOZO DEFENDEU A VOLTA DA CPMF PARA AJUDAR NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI. É UM MINISTRO DA JUSTIÇA METENDO-SE NUMA DISCUSSÃO TRIBUTÁRIA USANDO COMO DESCULPA O MINISTÉRIO DA SAÚDE. É O PT TENTANDO SALVAR O MANDATO DA BRUACA, SÓ PODE SER ISSO!!! MAIS CEDO, AQUELE BOSTA DO MINISTRO DA CULTURA(QUE SÓ TEM VERBA PRA CHICO JABUTI) DEFENDEU O ABORTO PARA CASO DE FETOS COM MICROCEFALIA. O QUE UM MINISTRO DA CULTURA ENTENDE DA PORRA DE UM TEMA TÃO COMPLEXO COMO ESSE TAL DE VÍRUS DA ZIKA, HEIN?!?!?! ISSO É UM GOVERNO OU É A CASA DE NOCA!!!

    P.S.: - Se já não bastasse o pastelão praticado por um Ministro da Saúde que não tem condição, sequer, de ser um enfermeiro do DOM MORRA, o país todo está amedrontado com esse pó que se aplica nas caixas d’águas, que a petralhada chama de LARVICIDA fornecido pelo Ministério da Saúde está com suspeita de vínculo com casos de microcefalia. Quer dizer, Em vez de matar a larva, o PÓ DO PT, produz ainda mais vírus da zika. Como perguntar não estupra, lá vai: que laboratório fabricou essa larvicida?!?!?! O governo do PT fez licitação ou essa larvicida está sendo comprada na base daquele velho esquema dessa bandidagem, hein?!?!?!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei e nunca duvidei de que estes casos de microcefalia sejam frutos de erros do governo da Zilma Dika. Atualmente não dá para confiar em nada, é muita incompetência e mentira juntas. A duvida que fica é a seguinte, será se o cara beber beber água das caixa dagua vai pegar a Zilma Dika??

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber aonde mais nesse mundo é colocado veneno na água da população? Isso é pior que crime de guerra, isso é genocídio. Se isso for verdade, tem de prender essa presidenta louca e mandar matar essa ministro. Isso pode se caracterizar como crime de guerra.

    ResponderExcluir
  7. Isso é muito sério e deve ser investigado a fundo! Será que o povo do Nordeste está ciente de que está bebendo água com larvicida? Será que alguma pesquisa séria foi feita antes do governo tomar essa atitude drástica e ariscada? Vindo do desgoverno do PT tudo é possível!

    ResponderExcluir
  8. Se isso se confirmar, deve ser julgado como crime contra a humanidade. A simples possibilidade causa arrepios, por ser absurda, imoral e irresponsável!

    ResponderExcluir
  9. Agora, mais do que nunca, para combater o Zika vírus proveniente da larvicida, o Brasil precisa de médicos… Onde estão, os médicos cubanos??

    ResponderExcluir
  10. Por eu ter sido um microscopista como também um pesquisador frustrado, continuo sendo um curioso na área sanitária e laboratorial. Pois bem!!! Segundo os médicos sanitaristas tampas de crush(neste meio não tem nenhum médico escravo cubano), todos eles são sanitaristas argentinos. Os nossos pesquisadores HERMANOS, acham como provável que o PÓ DO PT colocado nas caixas d’águas seja o provável causador da MICROCEFALIA. Dizem eles que o PIRIPROXIFENO é um pesticida baseado em piridina efetivo contra diversos artrópodes. Ele é usado, por exemplo, para proteger plantações de ALGODÃO contra a mosca da família, que aqui no Brasil ficou conhecida como a PRAGA DO BICUDO.

    Estudo feito no laboratório PCST, organização argentina de médicos especialistas em pesquisas sobre o uso de agrotóxicos em plantações, aponta o LARVICIDA PYRIPROXYFEN(em português PIRIPROXIFENO) como causa do surto de MICROCEFALIA no Brasil. O produto químico é inibidor de crescimento usado para incapacitar, e às vezes destruir, a larva do Aedes aegypti e é usado em reservatórios de água potável no Brasil desde 2014. O PIRIPROXIFENO é produzido pela MONSANTO, gigante dos transgênicos (aí é onde está alojado o bode!!!). Segundo os pesquisadores do laboratório argentino PCST, o ZIKA VÍRUS(que foi descoberto em 1947) sempre foi tido como “BENIGNO” e nunca havia sido associado a defeitos congênitos. Quem sabe, o ZIKA VÍRUS revoltado e transtornado com a cachorrada de 13 anos do desgoverno petralha, tramsformou-se no MALIGNO PÓ DO PT...


    P.S1.: - Qualquer laboratorista frustrado tipo o Altamir Pinheiro, sabe muito bem que, É obvio que o zika vírus em associação ao LARVICIDA PYRIPROXYFEN causam a MICROCEFALIA EM FETOS, por isso algumas gestantes que beberam água contaminada com esse PÓ DO PT desenvolveram fetos com microcefalia, isso e o chamado gatilho, juntar a pólvora com a espoleta dá nisso!!! É claro que o desgoverno da esquerdalha escrachada vai fazer de tudo para encobrir essa bandalheira e irresponsabilidade...

    P.S2.: - Como a desinformação é mesmo uma engenharia eficiente, poucas pessoas sabem que o CLORO e outros produtos químicos que a Compesa utilizam na água “potável” pode afetar sensivelmente a saúde humana... Independente de ser provada essa a relação, onde é que, num país escroto como este que é do PT, um produto QUÍMICO jogado na água que bebemos, e o outro (FUMACÊ) no ar que respiramos, não farão mal a saúde, hein?!?!?!

    P.S3.: - Pasmem, adeptos do petralhismo!!! Na França, Dinamarca, Grécia, Holanda, Espanha e República Dominicana, nestes países usam o pyriproxifen PARA USO VETERINÁRIO, cara!!! Confira aqui: http://www.drugs.com/international/pyriproxyfen.html

    P.S4.: - Esperemos pelo Dr. Dráuzio Varella(que não é filiado ao PT nem formou-se em Cuba), o que irá falar no "FANTÁSTICO", o show da vida....

    ResponderExcluir
  11. escravos cubanos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Como garanhuense e por ser médico exercendo minha função na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, seria de grande utilidade pública se o blog do senhor jornalista Roberto Almeida deixassem esse post acima de todos, pois é preciso urgentemente que a população inicie um movimento de cobrança sobre essa operação criminosa de combate ao mosquito com produtos químicos. Como se já não bastassem todos os problemas, agora estamos nos oferecendo, mais uma vez como gado, ao sacrifício final? Espera-se que a classe médica se manifeste, em especial os meus colegas especializados como médicos sanitaristas!
    Maceió/AL.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA