PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GIVALDO CALADO ESCREVE SOBRE JÚLIO JACINTO

Acabo de chegar do velório do querido Júlio Jacinto. Sai de lá arrasado. Gostava muito dele. Aquela figura amiga. Querida. Disponível.

Fazia meses que não o via. Mas sempre perguntava por ele.

Estava eu, lá, como tantos amigos, dando o último adeus a Júlio. Que parecia olhar para nós, dizendo, baixinho: "Meu amigo. Meus amigos, gosto muito de vocês". Expressão que era a marca e a cara dele. Que sabia que, também, gostávamos muito dele, e nos sentíamos muito felizes com sua presença. E com os "causos" que declinava para todos nós, sob gargalhadas gostosas.

De repente, os clássicos de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", entram em cena, e emocionam a todos com sanfonas, pandeiros, triângulos, zabumbas e vocalista, numa última homenagem ao grande pé de ouro. Ao grande dançarino das festas de Garanhuns - Júlio Jacinto da Silva.

Pensei: quando eu morrer, quero ouvir... (sic)? Penso que o hino de minha cidade. Não sou pé de ouro, nem de prata, nem de coisa nenhuma. Sou, simplesmente, um homem que carrega consigo uma grande frustração. A de ter nascido sem o talento da dança e da música. Que considero lindas. Belas. Seja de qualquer gênero. Mas, simplesmente, aprecio. E com sensibilidade - penso. Mas, quando ... quero ouvir (sic)...

"Filhos da Terra, oh! gente, 
Ergam a voz, brilhem as frontes, 
cantando com a alma que sente 
e que vai nas brisas dos montes. 
Salve Garanhuns!"

E, de resto, da lavra do "Rei". Que também aprecio como apreciava Júlio:
"Conheço uma cidade bem pernambucana
Que todo mundo chama de Suíça brasileira
Água pura, clima frio na realidade 
Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira.
Garanhuns, cidade serrana
Garanhuns, cidade jardim
Garanhuns, cidade das flores de amores sem fim
Garanhuns, terra de Simôa 
Garanhuns, que terrinha boa
Garanhuns, onde o Nordeste garoa
Onde o Nordeste garoa".

Sim, o hino da cidade em que acredito. E que, por iniciativa minha, enquanto representante do povo, virou o "Hino de Garanhuns". Canção sobre minha cidade. Que todos nós aprendemos a sua letra e melodia. E o fazemos, com orgulho. E que nos emociona tanto. Cidade em que criei e eduquei os meus filhos. E em que nela vivo. E viverei. E que por ela brigo. Com todas as minhas forças. Até o dia em que o Salvador me chamar ao reencontro com meus pais e meu irmão, Geraldo.

Quero, por fim, sob essa dor, que deixou Garanhuns consternada, abraçar toda a família Jacinto. Abraçar Ivoneide, Ivonete e Ivana - suas filhas. Abraçar Manoel, Neco, Noel, José, Zarié, Henrique, Antônio, Gercina, Maria, Olivia e Otacília - seus irmãos. E, por derradeiro, reconhecer que quem está, neste ensejo, feliz é Vavá pelo reencontro feliz com seu pai. Seu querido pai e orientador. Figura pública, advogado e empresário dos ramos da construção civil e indústria da hoteleira.

*Givaldo Calado de Freitas é uma figura pública de Garanhuns e de Pernambuco, advogado e empresário dos ramos da construção civil e indústria da hoteleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA