PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A DISPUTA PELO ESPÓLIO POLÍTICO DE EDUARDO CAMPOS


Do professor universitário garanhuense e cientista político da UFPE Michel Zaidan:

Em recente almoço de confraternização, desfrutei de uma oportunidade rara: receber uma verdadeira aula sobre o atual grupo no poder hoje em Pernambuco. E de uma fonte interna ao grupo dominante, desde a época de diretório estudantil. Em primeiro lugar, uma distinção didática e muito clara sobre a divisão de trabalho que deveria ter se estabelecido no interior dessa oligarquia local, entre os assim chamados "estrategistas", ganhadores de eleição, e os "gerentes", os que deveriam ocupar os cargos depois da competição eleitoral.

Os primeiros constituem naturalmente a liderança política, dotada de capacidade aglutinadora, formulação política, soldar as alianças, escolher os nomes de confiança e garantir sua eleição. Os segundos, os mandatários escolhidos - a dedo, seguindo uma fidelidade canina - para executar o plano, a estratégia dos formuladores ou líderes. Aqui, o chefe ou o líder era, como se sabe, o ex-governador de Pernambuco, falecido em avião "emprestado" pelo sócio, o fazendeiro e presidente da Copergás.

Os prepostos, o atual governador (casado com a prima da ex-primeira dama) e o atual prefeito. A banda deveria tocar assim: um manda e os outros executam,ou obedecem, até porque, na condição de auditores, não tinham a menor experiência política ou de ocupação de cargos públicos, como gestores municipais ou estaduais.

Mas o critério de escolha era outro: a fidelidade canina ao chefe. Morto misteriosamente em desastre aéreo, até hoje não esclarecido, os gerentes tornaram-se, num passe de mágica, em políticos. De meros ajudantes, em mandantes ou ordenadores de despesas, num grave contexto de restrições fiscais e orçamentárias e em oposição ao governo federal.

Começou a tragédia administrativa no Estado de Pernambuco: Arena condenada, túneis inundados, obras da mobilidade inacabadas, hospitais de referência caindo aos pedaços, greve na educação, greve nos transportes públicos, a farsa do Pacto pela Vida, crise no Judiciário.

Como não tinha ninguém para ocupar o lugar do chefe, a não ser a viúva, os filhos, o cunhado e a mãe, as criaturas passaram a ganhar vida e ensaiar uma política que nunca tiveram ou foram capazes de fazer. Estabeleceu-se aos poucos uma autofagia interna entre os membros da "entourage". Cada um querendo tomar o lugar do outro, a vaga de senador, de deputado, de prefeito.

Sem o chefe, todos aumentaram o seu cacife político, por conta própria, dando início a desagregação do grupo político. Aliados de ontem já ensaiam candidatura própria para as eleições de 2017. E bem a propósito de eleições, a matriarca resolveu dar um recado, para dizer o quanto não está sendo bem considerada na atual situação política do Estado: vem estimulando a candidatura de um dos filhos a uma prefeitura municipal vizinha, para dizer que está vivíssima e disposta a dar sua modesta colaboração pelo progresso de Pernambuco.

Pelo visto, o espólio político de ex-governador tornou-se alvo de uma dura disputa entre seus correligionários e familiares que só está começando.

5 comentários:

  1. O maior erro do ex-governador Jarbas Vasconcelos foi menosprezar os amigos do velho PMDB.Passou 8 anos no poder e esqueceu as bases.No governo cooptou quase todo mundo. Quando saiu candidato a governador ficou sozinho.

    O maior erro do ex-governador Dr. Eduardo Campos foi entregar o partido a uma direita traidora e querer a todo custo fazer o ex-prefeito Antonio Joao Dourado Prefeito de Garanhuns.

    O maior erro de FHC foi comprar a reeleição sem regra nenhuma. Fez a desgraça e deixou o Brasil arrombado e quebrado.

    O maior erro do Lula foi em afirmar que nada sabia e foi apunhalado pelas costas e subir no palanque dos maiores corruptos deste país segundo eles próprio diziam em praça pública.

    O maior erro da Dilma foi demorar muito tempo para ajustar o IPI de 0% para 7%. A sua maior virtude tem sido em saber ficar calada não falando bobagem.

    Finalmente, o maior erro do ex-governador foi subir no palanque dos inimigos deixando os seus a ver navio espiando...

    ResponderExcluir
  2. O engraçado e que a midia de pernambuco nao da um pio sobre a situaçao caotica que o estado esta vivenciando!!!! vo te falar outra coisa os professores do magisterio que iriam receber o reajuste de 13.1% e o retroativo de janeiro, se quer tem previsao de receber!!!! outro fato interesante e que o governo vem dando calote na sao cristovao a 3 meses pois nao estar repassando os creditos de vale transporte e mas grave ainda pois esta descontando em nosso salario!!! e agora estamos pagando o transporte do nosso propio bolço!!!! gostaria que o nobre amigo tenta-se apura o que esto te relatando e publica-se uma materia sobre o caos na educaçao e o golpe que o estado esta aplicando. desde ja agradeço o espaço.

    ResponderExcluir
  3. A maior virtude do ex-governador foi fazer um governo sem ódio e sem medo e voltado para todos os 184 municípios pernambucano. Junto com o governador atual, Paulo Câmara, como secretário da fazenda,administração e turismo, implantaram o FEM e nos momentos de crises chegaram muito dinheiro para ajudar os municípios.

    Deixou sua marca de um bom administrador procurando dar um pouco para cada um dos servidores ´públicos estaduais.Deixou várias escolas em tempo integral. Trouxe a Universidade de Pernambuco de Medicina para Garanhuns e manteve a de Recife proporcionando ao meu filho e o teu galgar uma posição que eu lutei muito lá em Recife morando na Casa dos Estudantes de Pernambuco e não consegui.

    Pois existia apenas a UFPE na cidade Universitária. Deixou uma grande obra em Garanhuns que foi a barragem do cajueiro.Graças a Deus sofremos muito pouco com a seca graças a esse grande empreendimento. Em parceria com o Lula e Dilma deixou a maior adutora começada e quando concluída ao lado da TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO , com certeza, os que hoje torce contra o Lula, Dilma e o PT vão ver a água jorrando pelas torneiras matando a sede e a fome dos animais racionais e irracionais. A verdade precisa ser dita e deixe não prestar!!!!!

    ResponderExcluir
  4. TRAGÉDIA COM O AVIÃO DO EX-GOVERNADOR DR. EDUARDO CAMPOS É EXPLICADA PELO SEU IRMÃO, DR. ANTÔNIO CAMPOS.

    NINGUÉM MELHOR DO QUE O IRMÃO DO EX-GOVERNADOR PARA DAR ESSAS EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS DEPOIS DE TANTAS ESPECULAÇÕES E SUSPEITAS E DEZENAS DE HIPÓTESES QUE TODOS NÓS LEVANTAMOS E JULGAMOS PRECOCEMENTE E PRECIPITADA.

    TOAS AS OPINIÕES INCLUSIVE DE UM JORNALISTA AMERICANO QUE TERIA DITO QUE TERIA SIDO A CIA QUE DERRUBOU O AVIÃO EM PLENO VOOU.AGORA SIM PODEMOS FORMAR AS NOSSAS OPINIÕES E ASSIM TIRARMOS DE DENTRO DA GENTE AS INSINUAÇÕES E JULGAMENTOS IMPLÍCITOS SEM TER VISTO E SENTIDO PELO MENOS.

    ASSIM SE CHEGOU A UMA CONCLUSÃO MAIS CORRETA DADA POR UM ESTUDIOSO DO ASSUNTO , O ADVOGADO DR. ANTONIO CAMPOS, O QUAL , SERIA O PRIMEIRO DA FAMÍLIA DE DR . EDUARDO CAMPOS A QUERER SABER DAS VERDADES E DOS FAMILIARES DO DR. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR E, SOBRETUDO, SUA MÃE ANA ARRAES,SUA ESPOSA E FILHOS. NÓS PERNAMBUCANOS TAMBÉM QUERÍAMOS SABER DA VERDADE.

    ResponderExcluir
  5. Erro de projeto causou queda de avião, diz irmão de Campos
    :
    O advogado Antônio Campos, voltou a afirmar que os indícios sobre o acidente aéreo que vitimou o irmão e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), apontam para a existência de um erro de projeto na aeronave que teria resultado no desastre que vitimou Campos e outras seis pessoas em agosto do ano passado; " Automatismo projetado para o estabilizador horizontal falhou, colocando o avião para a posição de nose down (nariz para baixo), passando o avião a se auto-comandar e levando-o a um mergulho fatal e incontrolável", afirmou; segundo ele problemas semelhantes teriam sido registrados em duas outras aeronaves similares a envolvida no desastre

    3 de Agosto de 2015 às 09:07

    Pernambuco 247 - O advogado Antônio Campos, voltou a afirmar que os indícios sobre o acidente aéreo que vitimou o irmão e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), apontam para a existência de um erro de projeto na aeronave que teria resultado no desastre que vitimou Campos e outras seis pessoas. Campos morreu em um acidente aéreo ocorrido o dia 13 de agosto do ano passado, em Santos, litoral de São Paulo, em plena campanha presidencial. Além do ex-governador, também morreram o piloto e o co-piloto, além de assessores que participavam das ações de campanha.

    "O parecer técnico mais plausível é no sentido de explicitar erro de projeto do estabilizador horizontal do avião sinistrado e de precedentes de problemas idênticos com outras aeronaves semelhantes. O automatismo projetado para o estabilizador horizontal falhou, colocando o avião para a posição de nose down (nariz para baixo), passando o avião a se auto-comandar e levando-o a um mergulho fatal e incontrolável", afirmou o advogado em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco.

    De acordo com Antônio Campos, as suspeitas da existência de erros de projeto no modelo do avião Cessna Citation se baseiam em problemas semelhantes relatados em outros modelos fabricados pela Cessna. O acidente teria sido provocado quando o avião mergulhou após os flaps serem recolhidos em alta velocidade. O risco inclusive, constaria do manual Cessna Citation 560 XL. Um relatório da Força Aérea Brasileira sobre o acidente apontou que os flaps estavam recolhidos no momento do impacto.

    Segundo Antônio Campos, pelo menos dois incidentes semelhantes com modelos similares ao utilizado pelo ex-goveranador teriam sido relatados. "A Cessna terá que, certamente, mudar o projeto do Cessna CE560 nos modelos XL, XLS e XLS+ para corrigir tal falha que já foi comunicada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a outras autoridades do Brasil e dos EUA; os outros dois aviões estavam em altitude elevada, o que fez a diferença entre viver e morrer", disse.

    Os familiares de Marcos Martins e Geraldo Magela, piloto e co-piloto da aeronave, também estão abrindo nova investigação sobre o equipamento sob suspeita.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA