O
Arquivo Público do município de Garanhuns comemorou há pouco tempo seus 90 anos de existência com
uma pequena solenidade que contou com a presença de secretários de
administração e outros funcionários do Governo Municipal.
O arquivo foi idealizado pelo prefeito Euclides Dourado, em
1925, e funcionava no antigo Paço Municipal, tendo como principal objetivo
guardar e proteger documentos oficiais do Executivo e Legislativo. Até o ano de
2013 o arquivo não tinha reconhecimento na lei. Naa gestão do atual prefeito,
Izaías Régis, houve a criação da lei nº 3937/2013 que instituiu oficialmente o
arquivo e dita suas diretrizes.
“O arquivo público é de fundamental importância, tanto para
história de Garanhuns quanto para o funcionalismo público, toda história tem
que estar protegida e catalogada e é justamente isso que fazemos aqui”,
enfatizou Prof. Cláudio Gonçalves, coordenador do arquivo público.
Em seu extenso e rico patrimônio estão documentos produzidos e
acumulados desde a criação de Garanhuns até os dias atuais. O funcionário que
precisar de documentos que tenham no arquivo, precisa, primeiramente, procurar
a Secretaria de Administração, órgão ao qual o Arquivo Público está vinculado,
onde deverá fazer um requerimento, para que possa ser iniciado o processo de
busca no arquivo da documentação.
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