GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

25 ANOS DE PAIXÃO

Por Carlos Janduy:

Em mais um período consagrado a Semana Santa a população de Garanhuns e região sobem o Alto do Magano para assistir a encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo Jesus Alegria dos Homens completa 25 anos de apresentações neste 2015 e promete celebrar as Bodas de Prata no rigor do capricho de sua aceitação popular, seriedade e talentos de casa.

Criada em 1991, a peça nasceu no mesmo ano do Festival de Inverno e continua sendo o único evento originalmente criado em Garanhuns, capaz de sobreviver a mais de duas décadas. Atravessou várias gerações, administrações do município, ganhou novos adeptos e apoios, conquistou a parceria do Governo do Estado, através da FUNDARPE/Secretaria de Cultura e tornou-se o segundo maior espetáculo do gênero no estado de Pernambuco levando ao Alto do Magano todos os anos, um publico estimado em mais de quinze mil pessoas.

Dos fundadores, apenas Gerson Lima continua a frente da peça como autor e diretor de cena, contando com a diretoria de produção a cargo de Fernando Lima, Jefson Fitipaldi e o professor e poeta Carlos Janduy que vêm administrando o acontecimento há vários anos também. É essa equipe que se soma ao elenco de atores e técnicos em mais de cento e vinte pessoas que prepararam a temporada deste ano para comemorar o jubileu. Para isso a Prefeitura de Garanhuns confirma seu apoio em recursos financeiros e logística de serviços, e pelo sexto ano a peça tem seu projeto aprovado por edital emitido pela FUNDARPE, incluindo-se no projeto Pernambuco de Todas as Paixões, além de contar com vários parceiros locais e estaduais.

Embora tenha sua produção ainda modesta mediante o crescimento do evento, a direção de produção do espetáculo promete continuar se dedicando a melhorias na infra-estrutura, garantindo esse ano, a instalação de camarotes, ampliação da área de estacionamento, acréscimos de banheiros químicos, segurança feita pelas policias militar, civil, rodoviária federal e particular, além das acomodações em arquibancadas dando ao espectador cem por cento de visibilidade para todo o espetáculo. Já a direção de criação vem caprichando nos ensaios para adaptar e aperfeiçoar o elenco nas novas criações de cena reformadas em novos ambientes de cenário ou enriquecidas com adereços de grande realismo. O personagem Pôncio Pilatos, vivido pelo médico Dr. Pereira, por exemplo, segundo Gerson Lima, deve cruzar a área cenográfica da peça guiando uma Biga Romana puxada a cavalos. O local onde realiza-se as cenas do Sermão da Montanha e a prisão de Jesus ganharam relevos para melhorar a visibilidade do público. Todos os cuidados e providências no conjunto de ações de produção do espetáculo foram feitos para oferecer um evento para toda a família e em caráter gratuito.

O acesso para ver a peça em qualquer dos dias de sua exibição é livre para todos os expectadores. Para isso, a produção da peça vai destinar um local no centro da cidade para a distribuição dos convites, além de fazer o envio a pessoas e entidades que solicitaram suas entradas. Prefeituras e demais órgãos das cidades da região, deverão fazer a solicitação por ofício informando os dias de seu interesse e respectivas quantidades de acessos. Como em todos os anos, mais uma vez a população vai assistir a um espetáculo que emociona e cativa seu público há 25 anos.

SERVIÇO:
A Paixão de Garanhuns acontece nos dias de 1 a 4 de abril, no Alto do Magano, às 19:30.
Contatos: (87) 8807.8401 – (87) 9937.1463
e-mail: paixaodegaranhuns@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA