sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ASPECTOS POSITIVOS DE GARANHUNS

Depois de algum tempo analisando a situação do Município de Garanhuns, e já tendo um bom material reunido acerca de formulação técnica para gestões administrativas municipais, fruto, de um lado, das experiências acumuladas ao longo das últimas quatro décadas acompanhando atividades públicas entre nós e , de outro lado, o exercício de ensino, antes sobre economia como um todo, hoje, sobre empreendedorismo na gestão pública, formulo a presente explanação. Esta é oferecida em termos ainda preliminares, portanto demandando discussão e análise para melhoramento. De fato, ela foi elaborada com a finalidade de reconhecer o atual Governo Municipal como uma alavanca para o desenvolvimento, para o emprego e para a renda dos nossos munícipes.

A intenção, é a de contribuir para o debate acerca de alternativas de ação executiva no campo das politicas adequada à eficientização do exercício prático de tais politicas...   
    
O documento principia com uma leitura nossa e sucinta sobre nosso município, centrada em aspectos do ambiente geral e setorial, cujo domínio é tido por parte, não apenas de especialistas, mas também da população, a quem deverá ser deferida maior atenção no caso de ampliação do debate para enriquecimento e desenvolvimento municipal. Vale dizer, abrange uma considerável área de informações acerca da realidade local, baseada em dados o mais possível atualizados, inclusive, à partir do Plano Diretor do Desenvolvimento Urbano do Município, que, na verdade tem sido aprimorado, revisado, e atualizado na atual gestão.

Duas questões aparentemente óbvias, que entretanto pareceram essenciais e que demandaram algum trabalho para explicitação, foram formuladas antes da preparação deste.

Que Município nós queremos ? A resposta a essa indagação deu-se com as declarações do chefe do executivo: desenvolvido, sustentado e portador de futuro.

A segunda questão: o tipo de gestão competente, para conduzir aos objetivos supra declarados, proposto como referencial mesmo de uma administração pública bastante qualificada, ajudando a fortalecer a  compreensão acerca do tipo de gestão reclamada e desejada.

Entretanto, serão as politicas e ações já definidas destinadas tanto a resolver os problemas de ordem estrutural, quanto os de curto e médio prazo, que levarão àquela condição. Estas, contudo, embora já executadas, estejam sendo complementadas, especialmente, porque a comunidade civil organizada foi ouvida.

A sugestão exalta como objetivo fundamental, em síntese, um salto qualitativo da gestão dos negócios municipais para o futuro, baseada em modernidade e eficiência, empreendedorismo e competitividade. Tudo, entretanto, pactuado com a população e por ela legitimado através das suas organizações representativas.

Hoje, Garanhuns caminha à passos largos para uma emancipação econômica proporcionado pela administração voltada para um crescimento sustentável e para melhor qualidade de vida de seu povo.

Temos atualmente, um  Prefeito que, busca o perfeccionismo e o trabalho como objetivos.

Edmar Barros Ribeiro Dias
Advogado e Administrador de Empresas

6 comentários:

  1. POR EU TER CURSADO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, AQUI, NA FAGA(SOU UM DOS FUNDADORES DELA), E LER, ATENTAMENTE, O ARTIGO DO OTIMISTA GARANHUENSE(POR ADOÇÃO), EDMAR DIAS, QUE TAMBÉM É CURSADO NAS CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, IREI TECER ALGUMAS LOAS A RESPEITO DO SEU INDAGADO ARTIGO QUE TRAZ EM SEU BOJO UMA VISÃO POSITIVISTA, FUTURISTA E PORQUE NÃO DIZER, DIFERENTE, PARA O MUNICÍPIO DE GARANHUNS QUE É ADMINISTRADO POR UM PREFEITO TAXADO DE PERFECCIONISTA, O GARANHUENSE, TAMBÉM, POR ADOÇÃO, QUE É IZAÍAS RÉGIS. NO TEXTO, O ARTICULISTA EDMAR, PRENDEU-SE, EFETIVAMENTE, NO CAMPO DA MODERNIDADE, EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE QUE FORMA UM TRIPÉ ALAVANCADOR DE QUALQUER SONHO ADMINISTRATIVO BASEADO EM PESSOA QUE SE PROPÕE OU QUE TEM VISÃO LARGA E É OBSESSIVAMENTE FUTURISTA COMO É O CASO DO SENHOR PREFEITO.

    É SABIDO QUE, NO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO NÃO PODE HAVER IMPROVISAÇÃO. ATÉ PORQUE, UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE SONHO; NO CASO DA AÇÃO SEM VISÃO É SÓ PASSATEMPO; AGORA, VISÃO ALIADA À AÇÃO TEM TUDO PARA DAR CERTO. DIZ-SE ISSO EM RAZÃO DE, ATÉ NA ADMINISTRAÇÃO NO QUE SE REFERE AO SETOR PÚBLICO SEM UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPETENTE, NINGUÉM SOBREVIVERÁ. A COISA NÃO ANDA, ELA CAPENGA, O CAMINHAR É COXO, TORNA-SE MANCO... NESTE RAIAR DOS 15 ANOS DE SÉCULO XXI DE TEMPOS GLOBALIZADOS, PRENDENDO-SE AO CAMPO ESTRITAMENTE DO EMPREENDEDORISMO, JÁ DIZ O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS PHILIP KOTLER, O PAI DO MARKETING AMERICANO QUE, "Existem três tipos de empresas (e pessoas). As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?".

    PRENDENDO-SE AO TEMA DA MODERNIDADE, ELE TEM OCUPADO A INTELECTUALIDADE BRASILEIRA EM DIFERENTES ÉPOCAS. NO BRASIL, A MODERNIDADE FREQÜENTEMENTE É VISTA COMO ALGO QUE VEM DE FORA O QUE É ABSOLUTAMENTE TRONCHA ESSA VISÃO, ESSE MODO DE PENSAR!!! A MODERNIDADE TAMBÉM SE CONFUNDE, MUITAS VEZES, COM A IDEIA DE CONTEMPORANEIDADE, UMA VEZ QUE ADERIR A TUDO QUE ESTÁ EM VOGA NOS LUGARES ADIANTADOS TENDE A SER ENTENDIDO COMO MODERNO. TAMBÉM, ESSA CONCEPÇÃO É ABSOLUTAMENTE ERRÔNEA. O SOCIÓLOGO POLONÊS ZYGMUNT BAUMAN, TEM UMA VISÃO SIMPLISTA A RESPEITO DA MODERNIDADE QUE EU ACHO BASTANTE SALUTAR E ADEQUADA PARA OS NOSSOS PADRÕES QUE SERIA A INTRODUÇÃO DA MODERNIDADE LÍQUIDA, DA SOCIEDADE FLEXÍVEL, E DA QUEBRA DE PARADIGMAS. TUDO ISSO, FEITO POR NÓS MESMOS, SEM INTERFERÊNCIA DAS “OROPA OU DOS STÊITES”, NOS ADAPTARMOS A NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS A NOSSA REALIDADE, A NOSSA CONDIÇÃO CULTURAL, INCLUSIVE, A NOSSA SITUAÇÃO ECONÔMICA & FINANCEIRA, E NÃO TER DE IR BUSCAR LÁ FORA, PARA SE AMOSTRAR E TENTAR PROVAR QUE SOMOS OS TAMPAS DE CRUSH...

    - Continua -

    ResponderExcluir
  2. - Continuação –

    NO QUE SE REFERE À COMPETITIVIDADE, AÍ, O BURACO É MAIS EMBAIXO... CONSTA OU LÊ-SE NOS ABUNDANTES ESCRITOS DA “PERNAMBUCANA” CLARICE LISPECTOR, QUE AO FOLHEÁ-LOS NOS DEPARAMOS COM ESSA BELA FRASE QUE TEM TUDO A VER COM A COMPETITIVIDADE: “Todos os dias ficarei tão alegre que incomodarei os outros”... COMO SE VÊ, A COMPETITIVIDADE É A CARACTERÍSTICA OU CAPACIDADE DE QUALQUER ADMINISTRADOR(SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO) EM LOGRAR ÊXITO AO CUMPRIR A SUA MISSÃO. BASEIA-SE NA CAPACIDADE DE SATISFAZER AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS, NO CASO DA COISA PÚBLICA, DOS ELEITORES OU CIDADÃOS AOS QUAIS SERVE, NO TRABALHO A QUE SE PROPÔS, DE ACORDO COM A SUA MISSÃO ESPECÍFICA, PARA A QUAL FOI ELEITO, SE VEREADOR, DEPUTADO, SENADOR, PRESIDENTE, GOVERNADOR OU PREFEITO. FALANDO-SE EM COMPETITIVIDADE PROPRIAMENTE DITA, É BOM QUE FIQUEMOS ALERTA, PARA JAMAIS ALGUÉM PODER SEGUIR A FILOSOFIA DO PERNAMBUCANO NELSON RODRIGUES QUE COSTUMAVA DIZER: “Invejo a burrice, porque é eterna”. ESSA FRASE NÃO ENCAIXA, NÃO COADUNA DE MANEIRA ALGUMA NA COMPETITIVIDADE!!!

    POIS BEM, PARABENIZANDO A INTENÇÃO E O SEGUIMENTO QUE FOI DADO AO TEXTO PELO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, EDMAR, ENCERRO ESSAS MINHAS FIRULAS AFIRMANDO QUE A MAIOR VITÓRIA NA COMPETIÇÃO É DERIVADA DA SATISFAÇÃO INTERNA DE SABER QUE VOCÊ FEZ O SEU MELHOR E QUE VOCÊ OBTEVE O MÁXIMO DAQUILO QUE VOCÊ DEU... PORTANTO, EU NÃO CONCORDO DE MANEIRA ALGUMA COM ESSE PAPINHO OU COM ESSA CONVERSA QUE O IMPORTANTE É COMPETIR. NÃO!!! O IMPORTANTE É GANHAR SEMPRE. SE FOR DA ARGENTINA, MELHOR AINDA!!!




    ResponderExcluir
  3. POR EU TER CURSADO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, AQUI, NA FAGA(SOU UM DOS FUNDADORES DELA), E LER, ATENTAMENTE, O ARTIGO DO OTIMISTA GARANHUENSE(POR ADOÇÃO), EDMAR DIAS, QUE TAMBÉM É CURSADO NAS CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, IREI TECER ALGUMAS LOAS A RESPEITO DO SEU INDAGADO ARTIGO QUE TRAZ EM SEU BOJO UMA VISÃO POSITIVISTA, FUTURISTA E PORQUE NÃO DIZER, DIFERENTE, PARA O MUNICÍPIO DE GARANHUNS QUE É ADMINISTRADO POR UM PREFEITO TAXADO DE PERFECCIONISTA, O GARANHUENSE, TAMBÉM, POR ADOÇÃO, QUE É IZAÍAS RÉGIS. NO TEXTO, O ARTICULISTA EDMAR, PRENDEU-SE, EFETIVAMENTE, NO CAMPO DA MODERNIDADE, EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE QUE FORMA UM TRIPÉ ALAVANCADOR DE QUALQUER SONHO ADMINISTRATIVO BASEADO EM PESSOA QUE SE PROPÕE OU QUE TEM VISÃO LARGA E É OBSESSIVAMENTE FUTURISTA COMO É O CASO DO SENHOR PREFEITO.
    É SABIDO QUE, NO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO NÃO PODE HAVER IMPROVISAÇÃO. ATÉ PORQUE, UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE SONHO; NO CASO DA AÇÃO SEM VISÃO É SÓ PASSATEMPO; AGORA, VISÃO ALIADA À AÇÃO TEM TUDO PARA DAR CERTO. DIZ-SE ISSO EM RAZÃO DE, ATÉ NA ADMINISTRAÇÃO NO QUE SE REFERE AO SETOR PÚBLICO SEM UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPETENTE, NINGUÉM SOBREVIVERÁ. A COISA NÃO ANDA, ELA CAPENGA, O CAMINHAR É COXO, TORNA-SE MANCO... NESTE RAIAR DOS 15 ANOS DE SÉCULO XXI DE TEMPOS GLOBALIZADOS, PRENDENDO-SE AO CAMPO ESTRITAMENTE DO EMPREENDEDORISMO, JÁ DIZ O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS PHILIP KOTLER, O PAI DO MARKETING AMERICANO QUE, "Existem três tipos de empresas (e pessoas). As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?".
    PRENDENDO-SE AO TEMA DA MODERNIDADE, ELE TEM OCUPADO A INTELECTUALIDADE BRASILEIRA EM DIFERENTES ÉPOCAS. NO BRASIL, A MODERNIDADE FREQÜENTEMENTE É VISTA COMO ALGO QUE VEM DE FORA O QUE É ABSOLUTAMENTE TRONCHA ESSA VISÃO, ESSE MODO DE PENSAR!!! A MODERNIDADE TAMBÉM SE CONFUNDE, MUITAS VEZES, COM A IDEIA DE CONTEMPORANEIDADE, UMA VEZ QUE ADERIR A TUDO QUE ESTÁ EM VOGA NOS LUGARES ADIANTADOS TENDE A SER ENTENDIDO COMO MODERNO. TAMBÉM, ESSA CONCEPÇÃO É ABSOLUTAMENTE ERRÔNEA. O SOCIÓLOGO POLONÊS ZYGMUNT BAUMAN, TEM UMA VISÃO SIMPLISTA A RESPEITO DA MODERNIDADE QUE EU ACHO BASTANTE SALUTAR E ADEQUADA PARA OS NOSSOS PADRÕES QUE SERIA A INTRODUÇÃO DA MODERNIDADE LÍQUIDA, DA SOCIEDADE FLEXÍVEL, E DA QUEBRA DE PARADIGMAS. TUDO ISSO, FEITO POR NÓS MESMOS, SEM INTERFERÊNCIA DAS “OROPA OU DOS STÊITES”, NOS ADAPTARMOS A NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS A NOSSA REALIDADE, A NOSSA CONDIÇÃO CULTURAL, INCLUSIVE, A NOSSA SITUAÇÃO ECONÔMICA/FINANCEIRA, E NÃO TER DE IR BUSCAR LÁ FORA, PARA SE AMOSTRAR E TENTAR PROVAR QUE SOMOS OS TAMPAS DE CRUSH...

    -continua -

    ResponderExcluir
  4. - Continuação -

    NO QUE SE REFERE À COMPETITIVIDADE, AÍ, O BURACO É MAIS EMBAIXO... CONSTA OU LÊ-SE NOS ABUNDANTES ESCRITOS DA “PERNAMBUCANA” CLARICE LISPECTOR, QUE AO FOLHEÁ-LOS NOS DEPARAMOS COM ESSA BELA FRASE QUE TEM TUDO A VER COM A COMPETITIVIDADE: “Todos os dias ficarei tão alegre que incomodarei os outros”... COMO SE VÊ, A COMPETITIVIDADE É A CARACTERÍSTICA OU CAPACIDADE DE QUALQUER ADMINISTRADOR(SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO) EM LOGRAR ÊXITO AO CUMPRIR A SUA MISSÃO. BASEIA-SE NA CAPACIDADE DE SATISFAZER AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS, NO CASO DA COISA PÚBLICA, DOS ELEITORES OU CIDADÃOS AOS QUAIS SERVE, NO TRABALHO A QUE SE PROPÔS, DE ACORDO COM A SUA MISSÃO ESPECÍFICA, PARA A QUAL FOI ELEITO, SE VEREADOR, DEPUTADO, SENADOR, PRESIDENTE, GOVERNADOR OU PREFEITO. FALANDO-SE EM COMPETITIVIDADE PROPRIAMENTE DITA, É BOM QUE FIQUEMOS ALERTA, PARA JAMAIS ALGUÉM PODER SEGUIR A FILOSOFIA DO PERNAMBUCANO NELSON RODRIGUES QUE COSTUMAVA DIZER: “Invejo a burrice, porque é eterna”. ESSA FRASE NÃO ENCAIXA, NÃO COADUNA DE MANEIRA ALGUMA NA COMPETITIVIDADE!!!
    POIS BEM, PARABENIZANDO A INTENÇÃO E O SEGUIMENTO QUE FOI DADO AO TEXTO PELO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, EDMAR, ENCERRO ESSAS MINHAS FIRULAS AFIRMANDO QUE A MAIOR VITÓRIA NA COMPETIÇÃO É DERIVADA DA SATISFAÇÃO INTERNA DE SABER QUE VOCÊ FEZ O SEU MELHOR E QUE VOCÊ OBTEVE O MÁXIMO DAQUILO QUE VOCÊ DEU... PORTANTO, EU NÃO CONCORDO DE MANEIRA ALGUMA COM ESSE PAPINHO OU COM ESSA CONVERSA QUE O IMPORTANTE É COMPETIR. NÃO!!! O IMPORTANTE É GANHAR SEMPRE. SE FOR DA ARGENTINA, MELHOR AINDA!!!




    ResponderExcluir
  5. Sei da capacidade de Altamir Pinheiro que como eu estudou Administração, não só por isso, sei também que o prezado é um homem culto que tem opiniões firmes e tem exemplos importantes baseados em livros ou artigos de grande relevância. Estamos em lados opostos ainda, na política, e também na forma de replicar ou triplicar (é o seu jeito) é muito dura às vezes, usando palavras que, com sua sabedoria teria dez sinônimos, sem preciso ser dessa forma tão veemente e impetuoso. Porém é dele e ele sabe como deve ser seus comentários. Quanto a matéria que escreví e que ele com sua inteligência, coloca sua opinião, que embora sucinta, a minha e a matéria dele, eleva muito meus conhecimentos e fico muito grato a Altamir.

    ResponderExcluir
  6. Roberto . VC ten alguma noticia sobre o concurso da prefeitura de garanhuns

    Marcos .

    ResponderExcluir