PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FERNANDO HENRIQUE REJEITA DIÁLOGO COM DILMA E CRITICA LULA POR TER "A LÍNGUA SOLTA"

Em artigo divulgado hoje pelos mais importantes sites e jornais do Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso bateu duro no PT. Acusou o partido de ter feito uma campanha na base do vale tudo, desconstruindo a imagem dos adversários e mentindo sistematicamente. FHC não vê Dilma com capacidade de diálogo com as diversas forças do País e acusa o ex-presidente Lula de ter a “língua solta”.

Confira na íntegra o artigo do ex-presidente:

Em uma democracia não cabe às oposições, como ao povo em geral, senão aceitar o resultado das urnas. Mas nem por isso devemos calar sobre o como se conseguiu vencer, nem sobre o porque se perdeu. Os resultados eleitorais mostram que aprovação ao atual governo apenas roçou um pouco acima da metade dos votos. Ainda que a vitória se desse por 80% ou 90% deles, embora o respeito à decisão devesse ser idêntico ao que se tem hoje com a escassa maioria obtida pelo lulopetismo, nem por isso os críticos deveriam calar-se.

É bom retomar logo a ofensiva na agenda e nos debates políticos. Para começar, não se pode aceitar passivamente que a “desconstrução” do adversário, a propaganda negativa à custa de calúnias e deturpações de fatos, seja instrumento da luta democrática. Foi o que aconteceu, primeiro com Marina Silva, em seguida com Aécio Neves. O vale tudo na politica não é compatível com a legitimidade democrática do voto. Marina, de lutadora popular e mulher de visão e princípios, foi transformada em porta-bandeira do capital financeiro, o que não é somente falso, mas inescrupuloso. Aécio, que milita há trinta anos na política, governou Minas duas vezes com excelente aprovação popular, presidiu a Câmara e é senador, foi reduzido a playboy, farrista contumaz e “candidato dos ricos”.

Até eu, que nem candidato era, fui sistematicamente atacado pelo PT, como se tivesse “quebrado” o Brasil três vezes (quando como ministro da Fazenda ajudei o país a sair da moratória), como se tivesse deixado a Presidência com a economia corroída pela inflação (como se não fôssemos eu e minha equipe os autores do Plano Real que a reduziu de 900% ao ano para um dígito), como se os 12% de inflação em 2002 fossem responsabilidade de meu governo (quando se deveram ao temor de eventuais desmandos de Lula e do PT).
Não me refiro à língua solta de Lula, que diz o que quer quando lhe convém, mas ao fato de a própria presidenta e sua campanha terem endossado que o PSDB arruinou o Banco do Brasil e a Caixa, quando os repôs em sadias condições de funcionamento. E assim por diante, num rosário de mentiras e distorções, insinuando terem sido postos em baixo do tapete vários “escândalos”, como o “da pasta rosa” ou o “do Sivam”, ou “da compra de votos” da emenda da reeleição etc., factoides construídos com matéria falsa, levantada pelo PT, submetida a CPIs, investigações várias e julgamentos que deram em nada por falta de veracidade nas acusações.

Mas isso não é o mais grave. Mais grave ainda é ver a reeleita colocando-se como campeã da moralidade pública. Entretanto, não respondeu à pergunta de Aécio Neves sobre se era ou não solidária com seus companheiros que estão presos na Papuda. Calou ainda diante da afirmação feita no processo sobre o petrolão de que o tesoureiro do PT, senhor Vaccari, era quem recolhia propinas para seu partido. Havendo suspeitas, vá lá que não se condene antes do julgamento, mas até prova do contrário deve-se afastar o indiciado, como fez Itamar Franco com um ministro e eu fiz com auxiliares, inocentados depois, no caso Sivam. Então por que manter o tesoureiro do PT no conselho de Itaipu?

Pior. A propaganda incentivada pela liderança maior do PT inventou uma batalha dos “pobres contra os ricos”. Eu não sabia que metade do eleitorado brasileiro, que votou em Aécio, é composta por ricos... É difícil acreditar na boa fé do argumento quando se sabe que 70% dos eleitores do candidato do PSDB, segundo o Datafolha, compunham-se de pessoas que ganham até três salários mínimos. A propaganda falaciosa, no caso, não está defendendo uma classe da exploração de outra, mas enganando uma parte do eleitorado em benefício dos seus autores. Isso não é política de esquerda nem de direita, é má-fé política para a manutenção do poder a qualquer custo. Igual embuste foi a insinuação de que a oposição é “contra os nordestinos”, como se não houvesse nordestinos líderes do PSDB, assim como eleitores do partido no Nordeste.

Também houve erros da oposição. Quem está na oposição precisa bradar suas razões e persistir na convicção, apontar os defeitos do adversário até que o eleitorado aceite sua visão. Para isso precisa organizar-se melhor e enraizar-se nos movimentos da sociedade. Felizmente desta vez Aécio Neves foi firme na defesa de seus pontos de vista e, sem perder a compostura, retrucou os adversários à altura, firmando-se como um verdadeiro líder.

Diante do apelo ao diálogo da candidata eleita devemos responder com desconfiança: primeiro mostre que não será leniente com a corrupção. Deixe que os mais poderosos e próximos (ministros, aliados ou grandes líderes) respondam pelas acusações. Que se os julgue, antes de condenar, mas que não se obstruam os procedimentos investigatórios e legais (Lula tentou postergar a decisão do STF sobre o mensalão o quanto pôde). Que primeiro a reeleita se comprometa com o tipo de reforma política que deseja e esclareça melhor o sentido da “consulta popular” a que se refere (plebiscito ou referendo?). Que se debata, sim, na sociedade civil e no Congresso, mas que se explicite o que ela entende por reforma política. Do mesmo modo, que tome as medidas econômicas para vermos em que rumo irá o seu governo.

Só se pode confiar em quem demonstra com fatos a sinceridade de seus propósitos. Depois de uma campanha de infâmias, fica difícil crer que o diálogo proposto não seja manipulação. Só o tempo poderá restabelecer a confiança, se houver mudança real de comportamento.

A confiança é como um vaso de cristal, uma pequena rachadura danifica a peça inteira.

14 comentários:

  1. Esse velho precisa lavar muito bem a boca para falar de Lula ele não tem moral pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Lula é santo é? Fernando Henrique tem sim moral p falar desse ladrão, que junto com o filho o tal Lulinha acumulam uma das maiores riquezas do país. Procura saber sobre o antes e depois de cada um antes de ser presidente, os bens q cada um tinha e oq tem hoje. O seu problema e que vc trata politica com paixão ou interesse como a maioria desses q votam no PT. Quem salvou esse pais foi o Real q Lula e o pt era contra. Acorda.

      Excluir
    2. Uma certa vez um ex-vereador atacou o governo de Dr.MiguelArraes de Alencar. Foi quando dissera que " ele teria que escovar os dentes para poder falar mal de Dr. Arraes.

      Naquela época dos anos 1986 e 1989 era muito difícil defender a bandeira do PT , do Dr. Miguel Arraes e do Lula.

      Hoje, os dois grupos políticos de minha cidade, os dois maiores compradores de votos eram quem estavam comprando mais uma vez os eleitores para votar no PT do Lula e da Dilma.

      Ninguém mais hoje precisa mais lavar a boca para falar de ninguém. Todos estão nivelados por baixo colocando todas as sujeiras debaixo do tapete.

      Os dois, FHC e Lula, devem sim uma resposta ao povo brasileiro pelas grandes corrupções em seus governos. Agora que é DILMA X DILMA , isto é, 8 anos de governo será o suficiente para consertar os erros do BRASIL..... senão a vaca tussa e o bicho ficará feio em 2016...

      Excluir
    3. quem não tem moral é você Edmilson de esta falando bobagem sem saber o que realmente aconteceu e o que esta acontecendo com o Brasil. tudo isso que o FHC falou foi a pura verdade.ao contrario dos candidato do partido trambiqueiro conhecido como ( PT ) partido dos comunistas e ditadores. fica esperto que o nosso pais já esta em recessão e a Dilma vai sair do puder feito o Fernando colo.

      O pais gastou mais duque recebeu...mandou dinheiro a cuba mais de 600 seiscentos milhões de dólar dinheiro de propinas na Petrobras...dinheiro na calcinhas...malas cheia de dinheiro...dinheiro na cueca...e muito mais tudo isso no governo do PT. enquanto aqui no Brasil o povo esta comendo o pão que o diabo amassou.

      segurança não tem... educação esta um lixo...no setor de saúde só o que se ver são pacientes deitado nos corredores dos hospitais sem atendimentos.e o nosso dinheiro sendo usado pelos corruptos do PT.

      e você ainda vem falar merda sobre um ex presidente que tirou o pais da misérias e deu estabilidade para toda nação Brasileira.

      estou com 54 anos e não conheço um sindicalista que seja honesto.eu já votei 3 vezes no lula a primeira vez foi quando ele foi deputado em são Paulo e duas vezes para presidente mais ate hoje mim arrependo disso. porque eu também contribui a formar um dotador no pais.

      J.A CAETÉS.espero que o sr Roberto Almeida publique.

      Excluir
  2. Nem Dilma nem Lula, nem o PT inteiro tem capacidade de governar o Brasil, na época de FH o Brasil exportava Carros para mais de 20 países, hoje só exporta para a Argentina e ainda com medo de levar Calote.

    Essa cambada do PT vai destruir a Petrobrás, a Caixa Econômica, o banco do Brasil, a Eletrobrás e levar todas as grandes empresas brasileiras ao fundo do poço e o País vai inteiro pra vala nos próximos, deixando como legado um monte de casebres superfaturados e mal construídos que em breve irão desabar na cabeça dos pobres, não deixará, estradas, portos, aeroportos, NADA! e isso não tem trololó de blogueiro socialista que possa resolver.

    ResponderExcluir
  3. QUEM GANHA TEM QUE COMEMORAR. QUEM PERDE TEM QUE SER OPOSIÇÃO PARA FISCALIZAR OS ROUBOS DE QUEM É GOVERNO QUE NÃO FISCALIZA NADA MESMO.

    ResponderExcluir
  4. O DIREITÃO ESCROTO DO FERNANDO HENRIQUE PELO MENOS É UM INTELECTUAL QUE ENGRANDECIA O BRASIL QUANDO VIAJAVA PELO MUNDO FAZENDO DISCURSOS NO PORTUGUÊS CORRETO EM FRANCÊS E INGLÊS. JÁ O SEBOSÃO APESAR DE TER NEGOCIADO(OU COMPRADO) VÁRIOS TÍTULOS DE HONORIS CAUSA, SEMPRE ENVERGONHOU O BRASIL POR ONDE ANDAVA, A NÃO SER NA ÁFRICA NEGRA E NA AMÉRICA DO SUL E CENTRAL, PRINCIPALMENTE NA VENEZUELA, BOLÍVIA EQUADOR CUBA E ADJACÊNCIAS QUE O TRATAVAM COMO UM REI E NÃO DAVAM A MÍNIMA EM SUAS TRAPAÇAS PRATICADAS NO BRASIL. MAS, COMO DIZ O MEU AMIGO MANOEL SANTOS, DAQUI UNS DIAS OUTRA TURMA DO PT VAI CURTIR AS SALAS ATAPETADAS DA PAPUDA, INCLUSIVE O SEBOSO... POIS BEM!!! E POR FALAR EM CORRUPÇÃO GENERALIZADA DOS PETRALHAS, NÃO É SÓ O EXCELENTE E INCORRUPTÍVEL JUIZ SÉRGIO MORO, À FRENTE DAS INVESTIGAÇÕES DA OPERAÇÃO LAVA-JATO, QUE DEVE RECEBER AS CONGRATULAÇÕES DE TODO O POVO BRASILEIRO DIANTE DO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO NA APURAÇÃO DA ROUBALHEIRA NA PETROBRÁS. A FIGURA COM ROSTO ANGELICAL E UM CERTO AR PROFESSORAL É DA IMAGEM DE UMA BONITA MULHER QUE SE CHAMA BEATRIZ CATA PRETA. ELA ESTÁ ALIJANDO FIGURÕES, VERDADEIRAS ESTRELAS, DA ADVOCACIA BRASILEIRA POR SUA ESPECIALIZAÇÃO EM DELAÇÃO PREMIADA. ESTÁ, ATUALMENTE, À FRENTE DO PROCESSO DE DELAÇÃO DE 4 POSSÍVEIS RÉUS DA LAVA-JATO. PAULO ROBERTO COSTA, ALBERTO YOUSSEF, JÚLIO CAMARGO (DIRETOR DA TOYO SETAL) E AGORA DA PRÓPRIA CONSTRUTORA TOYO E MAIS 3 DE SEUS DIRETORES. A ROUBALHEIRA DO PETROLÃO NÃO FICARÁ IMPUNE. É HORA DE VER LULA E CATERVA EM CANA E TAMBÉM A VOVÓ PETRALHA TOMANDO UM BELO E DEMOCRÁTICO PÉ NA BUNDA, ATRAVÉS DO IMPEACHMENT.

    P.S.: - Os blogs sujos que vivem mordendo a grana melada de graxa das estatais brasileiras andam com ares de loucos. Para aflição dos figurões enrascados no Petrolão e dos comparsas disfarçados de jornalistas, as toneladas de lama fétida de óleo queimado que transbordaram da estatal dá para encher chiqueiros e mais chiqueiros da porcada gorda do PT...

    PS1.: - Além de Lula, Dilma e figurões do PT e os petralhas que não exercem mandatos, Estão enrolados no Petrolão 28 deputados e 11 senadores cujos nomes ainda não foram revelados, e todos poderão ser cassados. Quer dizer, vai ser IMPEACHMENT em bloco!!! Afinal, não se tem mais dúvida que no escândalo do petrolão o governo prevaricou...

    P.S2.: - Sei não, sei não... Mas como sou adepto do IMPEACHMENT, tomara que Michel Temer faça um bom governo...

    ResponderExcluir
  5. O José Dirceu condenado no processo do mensalão recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para cumprir em casa o restante da pena de 7 anos e 11 de meses de prisão que lhe foi imposta pelo crime de corrupção ativa. O ex-ministro foi preso em 15 de novembro do ano passado. Condenado a cumprir pena em regime inicial semiaberto, obteve autorização para trabalhar no escritório de um amigo advogado, José Gerardo Grossi, onde começou a dar expediente em julho deste ano.

    Advogado, ex-presidente do PT, ministro poderoso do Governo Lula, José Dirceu antes mesmo de ser preso não podia mais pegar um avião ou ir a um restaurante sem ser hostilizado pela população brasileira. Está magro e envelhecido, marcado pelo passado de lutas contra a ditadura, pela ascensão e queda nos governo do presidente Lula, pela fama de bandido número 1 da República Petista.

    AGORA EU FAÇO ESTA PERGUNTA...ONDE ESTÃO OS CORRUPTOS E OS CORRUPTORES JULGADO E CONDENADOS NO GOVERNO DA DILMA QUE ELA TANTO FALOU NOS DEBATES ??? ( TODOS SOLTOS ).

    ResponderExcluir
  6. Caros leitores, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso,escreve bem é inegavelmente um intelectual, um sociólogo, escritor, um homem culto, contudo, tudo isso não lhe dar o direito de acusar ou jogar pedra nos que alcançam ou alcançaram a vitória democraticamente. O que esse cidadão falou antes e durante as eleições, está gravado, sua vida é cheia de disse me disse, e não disse, foi assim com seus livros quando falou "esqueçam o que escreví", se é um homem com tantas virtudes como ele fala de sí, porque se esconde, ou escondem ele, durante as eleições majoritárias,por seus próprios correligionários, foi assim com Serra, com Alckmin, e agora com Aécio, nunca levantaram a bandeira dele e muito menos do seu Governo, todos sabemos o porque, foi o desastre do nosso Brasil sob o seu comando. Quanto ao Plano Real que equivocadamente ou talvez por sua indiscutível vaidade, ele nunca creditou ao Presidente Itamar Franco a sua maior responsabilidade, se tivesse dado errado como deram planos anteriores, aí sim, a responsabilidade era do Presidente da República, todavia como foi vitorioso, o pai é o intelectual, um pouco, senão muito egoismo. Não vamos negar que o Ministro da Fazenda, teve virtudes na confecção desse plano bem sucedido, porém eximir o Presidente Itamar (já falecido) do sucesso e o maior responsável por esse Plano é egocentria ou empáfia, próprio da sua personalidade. É o Presidente da República o único responsável, pelo sucesso ou insucesso do seu Governo, sempre foi assim, agora FHC quer mudar. Se Dilma acena com união, é criticada, se não, também seria, enfim o que quer esse PSDB. O mundo hoje tem mais de 100 milhões de desempregados, precisamos unir as forças políticas sérias desse país seja no Congresso Nacional, no Poder Judiciário, ou no próprio Poder Executivo, para atravessarmos essa turbulência que já dura alguns anos, porque senão infelizmente, brevemente estaremos chorando o pior.

    ResponderExcluir
  7. Muito pelo contrário Edmilson. Este velho foi muito elogiado pelo ainda poste de Lula, no passado. Ganharam na roubalheira porque há pessoas com FHC que contemporizam com práticas do tipo Lula, boca imunda, para ver se salvam a democracia no Brasil. FHC não se emenda e está errado por ter sido brando demais várias vezes. Se não fosse ele o Lula nem teria terminado seu primeiro mandato, porque, como já está escancarado ele foi o chefe supremo do mensalão. FHC, como chefe da oposição da época, não quis criar o confronto. Infelizmente. Espero é que o Aécio não faça como ele, e se o Congresso, como tudo indica, quiser botar a Dilma para fora por ser cúmplice em todos os crimes de seu criador e veja que com a saída de Nixon a democracia americana se purificou ao invés de morrer. Impeachment já e cadeia para o Lula.

    ResponderExcluir
  8. Tem um comentarista babaca e puxasaco do PT ai de cima escrevendo asnera quando afirma que no mundo tem mais de 100 milhões de desempregados. Voce ta muito por fora meu chapa. 100 milhões de desempregado tem no Brasil. Só os vagabundos e vagabundas do programa bolsa familia são 50 milhões(14 milhões de familia) de malandros que não dar um prego numa barra de sabão que vive cossando o saco, bebendo cachaça e de 4 em 4 ano votando no PT.

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que se esconde atrás do manto da vergonha, são os anônimos, ofende as pessoas chamando-as de babacas e puxa-sacos e afirma ainda que escreve "asneiras". Eu recomendo ao idiota que vá estudar, principalmente Português, deve ser, uma "Anta" perdida na civilização. Quanto aos números não vou informar quais livros falam sobre os "Continentes, sua população e sua Economia". Peço desculpas as Antas por tê-las ofendido.

    ResponderExcluir
  10. A DILMA ESTA QUERENDO DIALOGAR COM O FHC..QUEM SABE ELA QUER ALGUMAS AULAS DO EX PRESIDENTE PARA TENTA TIRAR O BRASIL DA RECESSÃO.

    PORQUE QUANDO O FHC FOI PRESIDENTE A INFRAÇÃO ESTAVA A MAIS DE 900% AO ANO E ELA BAIXOU FEZ O PLANO REAL E DEU ESTABILIDADE AO PAIS.

    ResponderExcluir
  11. E sou obrigado a passar horas e horas trabalhado no computador. De vez em quando eu leio quase tudo neste blog de Roberto Almeida, do Josias,do Magno Martins, Ronaldo Cesar, Rafael Brasil, Chumbo Grosso do Altamir, Angelim , O poeta Bom Conselho e faço também algumas leituras do Jornal do Comercio, Diário de Pernambuco, Folha de São Paulo para ver como pensa a gente de lá e o Globo para ver como pensa a gente do Rio de Janeiro.

    A leitura é saudável porque aprendemos um pouco mais. Leio sempre as críticas fortes e as leviana feito aquele debate entre Aécio Neves x Dilma quando ele falou, você é leviana. E ela respondeu, leviano é você.

    Cheguei no trabalho o meu colega desse. Você assistiu o debate, o Aécio chamou a Dilma de leviana. Após as eleições um sargento reformado do exército chegou para mim e me disse, o Aécio chamou a Dilma de Leviana.

    Eu respondei que foi muito melhor de leviana do que chamar de maconheiro, drogueiro, namorador, quengueiro, fumador de maconha, cheira pó, anta, sapatão, não gosta de homem, etc. Vejamos que uma simples palavra terminou servindo de mote para uma campanha política. Ainda precisamos aprender a fazer política com um P bem grande.


    Eu lhes digo sinceramente. Gostei demais de assistir e ouvir os grandes debates com todos os candidatos e depois entre Dilma x Aécio. Agora, quando a Dilma sofreu uma queda de pressão eu senti que o tema CORRUPÇÃO é o pior de todos para ambos os candidatos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA