GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

UMA LEITURA DO BRASIL A PARTIR DO IBOPE

A pesquisa é clara, não adianta tentar negar os fatos.

Os brasileiros estão cansados do governo. E dos partidos tradicionais, principalmente o PT e o PSDB, que vêm comandando os destinos do país há 20 anos.

As manifestações de junho de 2013 foram por mudanças, um não à política tradicional e aos acordos espúrios que há décadas sucateiam o Brasil.

O PSDB colocou a economia do Brasil nos trilhos e domou o bicho que era a inflação. O PT pegou um país melhor e direcionou a gestão para atender os mais pobres de todas as regiões do País.

A classe média cresceu, a pobreza diminuiu e a exigência aumentou nas grandes capitais, nos municípios do interior, no Sudeste e no Nordeste, apesar do bolsa família e das novas universidades, ou talvez por conta deles mesmo.

Quem nunca teve carro anda de ônibus ou a pé. Mas depois que o homem ou mulher possui seu primeiro automóvel não vai querer ficar sem ele, que mais do que luxo é uma necessidade.

O brasileiro quer escolas e hospitais tão bons quantos os estádios da copa. Não agüenta a burocracia e a ineficiência e sabe que por todo lugar tem roubalheira.

Todos estão cansados da violência, que permanece praticamente a mesma há décadas nos grandes centros e aumentou muito nas pequenas cidades.

Municípios pequenos, bucólicos, onde até a década de 70 havia ainda uma certa inocência, hoje vivem a realidade do crack, da maconha, do álcool, do tráfico e de ladrões de todo tipo que fizeram mestrado no Rio ou São Paulo.

A inteligência, a cultura, educação, um diploma, muitas vezes não valem nada entre nós. A esperteza ou a desonestidade é o que contam.

Todos sabem disso. Não é preciso ser doutor, jornalista, cientista político ou filósofo. Empiricamente a população sente que “tá tudo errado” e é preciso dar um basta.

Eduardo Campos tentou capitalizar esses sentimentos, mas não conseguiu. Falava das raposas e tinha elas ao seu lado, criticava um governo do qual participou 11 anos. Seu discurso soava falso. Com a morte virou herói e santo e está operando milagres, realizando o que não conseguiu em vida.

Dilma tem um bom programa da televisão e está tendo oportunidade de mostrar o que fez. O povo até agora não está dando muita importância. O brasileiro acha que a gestora não fez mais do que sua obrigação. E ainda está devendo.

Lula todo dia está na TV, com um discurso ensaiado, bonito, enfatizando o que os governos do PT fizeram pelos pobres. Não está funcionando. Ele está velho e não representa mais os anseios da massa. Até agora não conseguiu sensibilizar o eleitor como antes.

Talvez tenha tudo a ver com o que foi escrito acima: o nível de exigência aumentou muito.

Aécio Neves é morno, aparece nos programas eleitorais todo engomadinho, com cara de playboy. O povão não confia, “ele tem cara de quem vai acabar com o bolsa família” e retornar as privatizações da época de Fernando Henrique.

Aí vem Marina Silva. Não tem a beleza de quando era jovem. Mas as rugas que não consegue disfarçar são de quem ralou muito para chegar a ser senadora e ministra.

Mesmo tendo passado por esses cargos tem “cara de coitadinha”. Trabalhou nos seringais do Acre, foi empregada doméstica, se alfabetizou já quase adulta. Passa a imagem de íntegra, coerente, combativa.

Parece o Lula de 1989, quando o PT era sinônimo da ética e representava a esperança de um Brasil sem tanta injustiça social e sem corrupção.

Marina é também o Jânio do início da década de 60. O presidente que ia varrer a corrupção com uma vassoura, o moralista que pretendeu proibir os biquínis nas praias brasileiras.

É a “esquerda messiânica” na expressão do professor Rafael Brasil.

Hoje é forte candidata para ganhar a eleição. É uma mudança? É.

Vai dar certo? Com a experiência dos meus cabelos brancos tenho minhas dúvidas. Ela não é nem do PSB, está no partido porque não conseguiu construir sua Rede e entrou na disputa graças a uma tragédia nacional.

Governará com que quadros? E terá jogo de cintura para conviver com um Congresso Nacional  não tão renovado assim?

Os empresários que a apoiam – do Itaú, da Natura, do Agronegócio do seu vice Beto Albuquerque, dos que participaram da maracutaia para comprar o avião, entocados – vão querer cobrar a fatura.

E o povo, o povão vai continuar exigente. Querendo a melhoria do hospital e da escola já. Cobrando resultados na área de segurança a partir do dia primeiro de janeiro de 2015.

Serão muitas as demandas, os problemas, as exigências.

E ninguém faz milagre.

Marina disse que foi a mão de Deus que fez ela candidata a presidente. (Foi Deus que derrubou o avião com Eduardo e mais seis pessoas?). Vamos aguardar então que o Senhor faça com que ela vença a eleição e consiga fazer o governo dos sonhos do povo brasileiro.

Todo mundo no momento está sonhando. Tomara que depois tudo isso não vire um pesadelo.

12 comentários:

  1. José Fernandes Costa27 de agosto de 2014 às 11:40

    Roberto: - NADA melhor do que esse SEU TEXTO, para anular o do senhor Rafael Brasil. – 2. Não assisti ao debate de ontem, porque já sei que só tem lambanças de lado a lado. - Mas, no comecinho, ainda vi algumas bobagens! - 3. Se a Marina disse essa frase aí acima, no blá-blá-blá de ontem, ou noutro lugar, perdeu ótima oportunidade de ficar calada. Mesmo que a intenção dela tenha sido outra, a mensagem que passou foi de que Deus derrubou o avião. E matou Eduardo Campos, pra ela ser candidata!! - Cruel mesmo!! - 4. Para mostrar o óbvio, segue um exemplo REAL de como anda o serviço público no Brasil. - Uma sobrinha minha, de Bom Conselho, está em tratamento de câncer de mama. - E estava em benefício pela Previdência Social, há mais de um ano. O que vinha sendo renovado a cada três ou quatro meses. E a situação dela, com respeito à enfermidade, NADA mudou. Ou melhor, está precisando de MAIS procedimentos médicos etc. etc. A saúde debilitada. - 5. Agora, o MAU exemplo: o prazo do benefício expirou há três (3) meses e precisa ser RENOVADO. - Ela já foi várias vezes ao posto do INSS em Bom Conselho, tentando a renovação. - Mas NÃO tem médico e NÃO vai ter mais. Segundo, disseram, é porque os médicos estão abandonando o serviço público. Por quê?? Talvez por falta de pagamento ou pela remuneração vil. – E o benefício está suspenso. Ela NADA está recebendo. E NÃO pode trabalhar, por causa das cirurgias e outros problemas relacionados à doença!! - Resumo: disseram que ela procurasse a Justiça!! - Ela perguntou se não seria melhor ir renovar o benefício noutra cidade, como Garanhuns! - Disseram que seria muito pior, porque iria começar tudo do ZERO. - Como pode isso?? - Abraço. /.

    ResponderExcluir
  2. E AGORA, JOSÉ / A FESTA ACABOU / A LUZ APAGOU / O POVO SUMIU / A NOITE ESFRIOU / E AGORA, JOSÉ / E AGORA, VOCÊ / VOCÊ QUE É SEM NOME / QUE ZOMBA DOS OUTROS / VOCÊ QUE FAZ VERSOS / QUE AMA, PROTESTA E AGORA, JOSÉ? / ESTÁ SEM MULHER, ESTÁ SEM CARINHO, ESTÁ SEM DISCURSO, NUNCA TEVE DISCURSO E CONTINUARÁ SEM DISCURSO...


    P.S.: - E agora MARINA TSUNAMI?!?!?! Seu caminho é seguir em frente e continuar assim. Ou seja, reconhecendo os acertos tanto do PSDB quanto do PT, mas sem complacência com os erros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altamir Pinheiro.

      Você provavelmente foi uma estrela solitária que batia,baixava o cacete,dava porrada nos erros cometidos por todos os políticos e os partidos do Brasil.Você estava certo.Poucos percebiam de que sua voz sendo solitária não seria capaz de se juntar a milhares de vozes querendo mudanças nos ATOS E AÇÕES do governo e dos políticos.

      Os governos pensando apenas em juntar os partidos e quanto mais melhor, mas esses partidos hoje nada representa nada, não vive e convive com o povo que quer TRABALHAR , mas não tem aonde,quer produzir,mas não tem a terra porque os latifundiários querem apenas criar o as manadas e o povo correndo para as cidades e a zona rural ficando desabitada, estar certo?

      Os partidos grandes e poderosos produzindo dentro de Brasília as maiores falcatruas, os maiores assaltos com o dinheiro público com aumentos inexoravelmente estrambótico e as finanças públicas desequilibradas e as despesas aumentando e os deputados trabalhando muito para colocar o dinheiro arrecadado nos bolsos e resultado é que a melhor forma de enganar o povo é fazer festas e mais festas para a juventude se divertir.

      As grandes massas não estão mais nos grotões e sim nos grandes centros URBANOS e são elas que HOJE, em pleno século vinte e um, CLAMAM POR MUDANÇAS e JUSTIÇA.

      São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas,Recife, Maceió, João Pessoa e outras Capitais e Estados querem mudanças sim.

      Os Católicos de verdade, os evangélicos de verdade, os cristãos em geral estão lendo cada vez mais e estão ouvindo e criticando muito mais ainda.Todas as pesquisas falam a mesma coisa.

      Os políticos precisam ser mudados, pois homens da qualidade de um Pedro Simon no Rio Grande do Sul e de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco ainda representam com suas ideias e seus talentos AS GRANDES MUDANÇAS de mentalidade das CLASSES DOMINANTES que vem sugando o dinheiro arrecadado do povo brasileiro.

      Excluir
  3. Quem diria que o obituário do PT saísse da pena do blogueiro patriota. Queria comentar mas serei censurado com o fui na postagem anterior. Vou para outros blogs. Sou um sentido cidadão de Garanhuns por está amordaçado neste blog.

    ResponderExcluir
  4. Roberto seu texto está perfeito, e sobre o comentário feito por Marina sobre"a mão de deus tê-la feito candidata" então..Sei que tô cansada desse endeusamento a Eduardo Campos e ficando comedo das falas e imagens dele nos Guias. Ui ... tenho medo de fantasmas e não sabia que nossa Constituição permitia fazer campanha eleitoral do além. UI... zumbi pedindo voto...

    .

    ResponderExcluir
  5. UMA ANÁLISE PERFEITA SEM RANCOR E SEM ÓDIO.COMENTOU BEM E ANALISOU COM MUITA PROPRIEDADE! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. Por parte dos partidários de Dilma e do PT, como meu amigo Roberto Almeida, eu venho percebendo nos últimos dias, em toda as redes sociais, uma enxurrada de ataques a um único alvo: Marina Silva. Pela primeira vez em 12 anos, surgiu uma candidatura competitiva, inesperada, capaz de tirar o PT do poder, coisa que muitos desses meus amigos esperaram a vida toda pra ver: a emergência dos trabalhadores ao posto mais alto do executivo.
    Meus amigos, lhes digo com tranquilidade: o tempo do PT passou. O partido desvirtuou-se de tal maneira que hoje nem é possível comparar com a lama que existia antes dele. Tá pior, o loteamento de cargos está como nunca. Mais grave anda, vocês tentam pregar hoje com Marina Silva a mesma cultura do medo que Regina Duarte pregou no horário eleitoral de Serra em 2002. Eu, anda menino, lembra bem de suas palavras, sobre o medo do caos instalado caso ele viesse a vencer as eleições. Deu no que deu. Vitória de Lula e um grande avanço social no seu governo.
    Agora, com toda tranquilidade eu peço: permitam-se. Quando os ventos da mudança sopram, só Deus pra mudar o rumo. Marina pode ser aquele caos que disseram que ia acontecer em 2002, mas também é uma tentativa de uma mudança que a gente tá precisando. Não tenham um pingo de dúvida, ela será a nova presidente. E quando ela for, quando ela continuar o bolsa família, o prouni, o pronatec, o mais médicos, os brasileiros, inclusive vocês, vão ver que é possível se te no país alternância de poder sem que isso represente retrocesso.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito seu texto, Roberto, inteligentíssimo como apenas grandes jornalistas - e você é um deles - o fazem. Jocoso foi o comentário de Marina Silva ao dizer que "foi a mão de Deus que a fez candidata a presidente". E para bom entendedor, matou Eduardo Campos!! Agora detalhe, tenho medo de fantasma, e tô ficando neurótica de ver " santo" Eduardo Campos fazendo campanha política no rádio e TV!! Não vi na Constituição Federal como é regida a propaganda eleitoral no além-túmulo: UI! Os zumbis estão aqui , The Walking Dead é real, e faz tudo pelo $ocial... Por favo,Roberto, morto fazer campanha não fere a dignidade da pessoa humana? Ou a ganância pela manutenção do poder justifica essa bestialidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem fatos e fenômenos, verdades e mentiras,contra e prós, os que gostam e os que não gostam, os que querem mudanças e outros não, os que concordam ou discordam, os que ainda estão pregados em apenas um passado.

      De todos os comentários feitos acima nenhum deles fala a verdade do porquê a maioria deseja mudar inclusive eu?

      Porque as práticas políticas pelo interior afora (os municípios) são as mesmas já faz 50 anos.Todos os internautas,todos os PROFESSORES deste país, todos os intelectuais,toda a imprensa ESCRITA, FALADA,TELEVISIONADA, OS BLOGUEIROS EM GERAL e toda uma GERAÇÃO DE 1940 até hoje, ISTO É, com menos de 64 anos (LULA-DILMA-FERNANDO HENRIQUE-SARNEY-COLLOR-RENAM CALHEIROS-JARBAS- PEDRO SIMON-MARCO MACIEL-ROBERTO MAGALHÃES-JOAQUIM FRANCISCO- PEDRO SIMON E TANTOS OUTROS) e fora os mais jovens entre 16 e 60 anos de que, o MODELO POLÍTICO ELEITORAL DO BRASIL parou no tempo e no espaço.

      De 1970 até hoje nada mudou.As práticas políticas são as mesmas com uma grande diferença.
      Ao invés de se dar ao eleitor algum brinde para se se votar(sapato,chinelo,corte de pano, tijolos, chapas dentárias, cirurgias, consultas, cerâmicas, cimentos, remédios,etc, estamos indo nas vésperas das eleições comprar o povo com as notas de R$ 50,00 e R$ 100,00.

      Nenhum dos comentários toca nessa tecla e nesta realidade brasileira. O povo e o eleitorado brasileiro cansou de verdade.Quem se elege para Prefeito, Governador,Presidente da República tem que praticar o toma lá da cá.

      Por isso que vem à tona os questionamentos do dinheiro que se é usado nas campanhas políticas.

      Quem vai a Bom Conselho a pisada é essa, quem visita Garanhuns a conversa é a mesma, quem vai a Recife a história se repete, quem vai a São Paulo também e quem vem do Rio de Janeiro fala a mesma coisa também.

      Mas essas práticas políticas dos verdadeiros coronéis da política e das raposas foram herdadas pelo PT governo.O que mais o PT condenou durante toda a sua existência foi o CAIXA 2 de campanhas, foi o mensalão dos outros,mas infelizmente copiaram muito mal essas coisas e por isso hoje todo mundo está copiando, pois se o PT que não fazia estar fazendo hoje por que então nós não devemos fazer?

      Todos os estudantes do Brasil que recebem aulas de Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Ciências, Sociologia, de Direito, de meio ambiente, de organização social e política brasileira sabe de cor de que um Professor para conseguir um reajuste em seus salários TEM QUE FAZER GREVE ,mas os nossos políticos aprovam um SALÁRIO MÍNIMO de R$ 779,79 enquanto os Deputados um Salário de R$ 35.499,00.

      Em termos percentuais o Deputado R$ 8.775,87 e os Trabalhadores brasileiro R$ 237,79.De 2011 a 2015.

      Para não perder o poder aquisitivo do salário mínimo todos os trabalhadores do Brasil precisam fazer GREVES e MAIS GREVES para as mercadorias e os serviços não subirem tanto comendo e corroendo o poder aquisitivo dos mesmos.

      Nestas eleições as grandes massas vindas das capitais ao interior querem mudanças nas cabeças dos 513 Deputados Federais e dos 81 Senadores que nadam no mundo das fantasias com festas e mais festas e o povão sofrendo e pagando as contas delas e deles através dos impostos pagos.EMPETUR.

      Infelizmente o PT se aliou a tudo e a todos e hoje reza nas mesmas cartilhas.Ignorou as palavras dos grandes mestres da política: Dr. Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, Heloisa Helena e Luciana Genro, Babau, Chico Alencar, Hélio Bicudo e milhares de militantes que correram e estão hoje defendendo outras bandeiras.

      As pesquisas mostram isto com bastante clareza.O povo cansou!

      Excluir
  8. OS VIÚVOS DE DILMA ESTÃO CHATEADOS À BESSA PELA MARINA TSUNAMI TER PRONUNCIADO UMA FRASE QUE A DEIXAM MUITO MAGOADOS, ALÉM DE ENVERGONHADOS. EI-LA: "Esse Brasil colorido, quase cinematográfico que Dilma mostrou, não existe na vida das pessoas. A gente continua parado no trânsito, a reforma política virou troca de ministros em troca de apoio e tempo de televisão". NA MOSCA TSUNAMI!!!

    ResponderExcluir
  9. SEM RETOQUE ESTA LEMBRANÇA DESSE CIDADÃO POR NOME DE FELIPE: "vocês tentam pregar hoje com Marina Silva a mesma cultura do medo que Regina Duarte pregou no horário eleitoral de Serra em 2002". DE PARABÉNS ALAPENHA!!! ESSES SÃO OS PETRALHAS QUE CONHECEMOS: CANALHAS ATÉ A ALMA!!!

    P.S.: - Digo isso com muita propriedade. Porque lamentavelmente frequentei aquele imundo ninho...

    ResponderExcluir
  10. O brasil vive um momento dificel por que se Dilma ou aécio não resolvem o problem a a vem marina usar o nome de Deus em vão, por que Deus não é politico, marina diz sou contra aos banqueiros mais é financiada pelo Itau por que ? e contra aos ruralistas e o seu vice é ruralista poque? qual a garantinha de mudança com contradições no debate de terça ela falou PSDB e PT já teu o que tinha de ta mais no seu governo vai aproveitar pessoas do PT e PSDB para juntos mudar o BRASIL QUE INCOENRENCIA. MARINA COMO VC VAI MUDAR JUNTANDO PT E PSDB?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA