PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DOM HÉLDER, PADRE CÍCERO E FREI DAMIÃO

Dom Hélder Câmara, Padre Cícero Romão e Frei Damião de Bozzano foram três das maiores figuras da Igreja Católica no Brasil, no Século XX.

O primeiro quando novo foi integralista (movimento conservador liderado por Plínio Salgado), mas depois, principalmente quando assumiu a arquidiocese de Recife e Olinda se alinhou ao setor progressista da Igreja, tendo combatido com muita coragem a ditadura militar instalada no país em 1964.

Foi taxado de comunista e o governo proibiu a simples menção do seu nome em qualquer veículo de comunicação.

Padre Cícero foi perseguido pela cúpula da Igreja Católica e santificado pelo povo. Foi político em Juazeiro do Norte, no Ceará, e ainda hoje, tantos anos depois de sua morte,  atrai milhares de romeiros à cidade.

Frei Damião nasceu na Itália e veio para o Brasil nos anos 30. Assim que chegou ao país começou a pregar as santas missões, tendo percorrido praticamente todas as cidades do Nordeste diversas vezes.

ENCONTRO - No livro “Além das Ideias”, do jornalista Félix Filho há o registro de que Dom Hélder teve um encontro com Padre Cícero, quando tinha 18 anos de idade. O sacerdote cearense estava com 83 anos.

Dom Hélder foi vender uma assinatura do jornal O Nordeste, que costumava atacar o padre do Juazeiro. O seminarista ficou surpreso porque não foi hostilizado e conseguiu com que o velho sacerdote assinasse o periódico.

- Você viu o que fiz? – perguntou Pe. Cícero e prosseguiu: “Este jornal tem me atacado constantemente e nunca me concedeu o sagrado direito da defesa. Mas agora estou fazendo propaganda dele, sem sequer ler o que você escreveu. Isto para que você aprenda que no coração de um cristão, e muito mais ainda de um padre, não pode caber nenhuma gota de ódio”.

DOM HÉLDER E FREI DAMIÃO – Dom Hélder era um expoente da linha progressista da Igreja. Frei Damião estava mais para conservador. Na década de 60, com a divisão dos católicos em duas correntes diferentes, religiosos tiveram a iniciativa de promover um encontro entre o arcebispo de Olinda e Recife e o frade capuchinho. A ideia é que se os dois se entendessem ajudariam a unir os líderes católicos numa instância maior.

Segundo  o jornalista Félix Filho, que também foi padre, um dia o encontro aconteceu e foi surpreendente. Dom Hélder, emocionado e sem pronunciar qualquer palavra, ajoelhou-se reverentemente e beijou os pés de Frei Damião. Depois trocaram um fraterno abraço.

Os religiosos presentes, que testemunharam a cena histórica, não conseguiram conter as lágrimas.

5 comentários:

  1. DOM HÉLDER, PADRE CÍCERO E FREI DAMIÃO foram homens únicos, de uma ideologia fantástica e sem igual, ideologia esta que falta na grande maioria dos líderes políticos e também em muitos lideres religiosos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOM HÉLDER, Protetor de guerrilheiros comunistas que queriam implantar uma ditadura comunista nos moldes da cubana no Brasil.

      PADRE CÍCERO, Coitero de bandidos do cangaço, e amigo de coronéis regionais ao mesmo tempo.

      FREI DAMIÃO, Seguidor da doutrina de que quanto mais, pobre, mais miserável, mais sofrido. Mais Deus olharia com piedade para os humanos. A Doutrina da redenção pelo sofrimento e pela pobreza, é uma coisa claramente psicopática.

      Essas figuras religiosas causaram mais mal à sociedade nordestina do que muitos criminosos, contribuíram e muito para o pensamento comodista e condescendente com tudo o que não presta no Nordeste.

      Excluir
    2. No nosso Nordeste atual ainda há, diga-se de passagem coisas muito erradas, mas uma coisa lhe digo, seriam muito piores sem as ações destes três e de outros homens que nas suas respectivas áreas lutaram por um Nordeste com justiça e menos miserável .

      Excluir
  2. O Padre foi um dos grandes salafrários endeusado pelo populacho que lhe atribuía milagres, todos frutos da ignorância do povo da época. Foi político intolerante.

    ResponderExcluir
  3. Três grandes homens. Estudo a s vidas do padre e do Frei.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA