PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CAETÉS MOSTRA OS AVANÇOS NA ÁREA SOCIAL

O novo CRAS de Caetés

O Governo de Armando Duarte (PTB) em Caetés é voltado para investimentos na saúde, educação, cultura e realiza obras de pedra e cal, como o novo Colégio Municipal e as obras de pavimentação de ruas que estão para ser iniciadas.

Outra prioridade importante da gestão, contudo, é o trabalho desenvolvido na área de assistência social.

Ao assumir o Poder, juntamente com seu vice, Severino Gordo (PSDB), Armando encontrou o município com o setor de ação social inteiramente desarticulado pela gestão de Aercio Noronha.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e até o Bolsa Família estavam sem funcionar com o mínimo de decência, faltando assistência às crianças, aos adolescentes, aos idosos e aos mais carentes de forma geral.

Para desenrolar o “abacaxi” da área social, Armando Duarte escolheu para secretário o ex-vereador do município pelo PT Luís Antônio da Silva, que todos na cidade conhecem pelo apelido de Neguinho.

Calmo, articulado politicamente, com muito jeito para atender as pessoas, Neguinho recebeu apoio do prefeito e dentro de pouco mais de um ano colocou a Assistência Social literalmente para funcionar.

Severino Gordo, Neguinho e Armando

ATENDIMENTO - O Secretário criou grupos de convivência, reestruturou o CRAS e o CREAS, instalou uma cozinha comunitária na Rua Nova, atendendo 150 pessoas por dia, de segunda a sexta, e agilizou o cadastramento dos mais necessitados no Bolsa Família.

O Programa do Governo Federal, que estava parado em Caetés, já tem mais de 6 mil cadastrados e em torno de cinco mil famílias estão recebendo o benefício. O município hoje recebe mais de meio milhão de reais por mês para atender aos que praticamente não têm renda.

A Secretaria de Assistência Social trabalha em parceria com as outras secretarias, principalmente as de Educação e Saúde. Assim tem sido possível realizar reuniões e ações diversas em benefício da comunidade. Neguinho não fica preso ao gabinete, frequentemente participa de encontros nas comunidades da zona rural, muitas vezes promovendo reuniões nas escolas dos sítios.

O Governo Municipal ainda fez parcerias com órgãos como o SENAC, possibilitando cursos de computação para pessoas de todas as idades do município de Caetés.

São centenas de pessoas atendidas em cada programa ou grupos de convivência. Homens e mulheres que recebem orientação, alimentação e até fardamento, como o que foi entregue ao grupo de idosos.

Outra conquista da gestão foi a instalação dos Patrulheiros Mirins, programa que está atendendo em torno de uma centena de crianças. Estas recebem fardamento, lanche, treinamento e fazem viagens de conhecimento.

A Secretaria ainda criou cursos de Karatê e Capoeira, além de comemorar em grande estilo datas importantes como o Dia das Mães e o Dia da Mulher. Nessas ocasiões são promovidas festas e distribuídos brindes para os presentes.

“O nosso pensamento é levar benefícios aos moradores incluindo noções de cidadania”, explica Luís Antônio, o Neguinho, convencido de que o assistencialismo puro e simples não resolve o problema de ninguém e muitas vezes humilha as pessoas.

O responsável pela Assistência Social em Caetés garante que o prefeito Armando Duarte dá todo o apoio necessário para que o trabalho seja realizado e muitas vezes se envolve pessoalmente nas ações de sua secretaria.

“Havia um problema muito sério na cidade de jovens viciados em tíner e cola. Por isso denúncias eram frequentes junto ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. Isso praticamente acabou depois deste nosso trabalho”, comemora Neguinho.

11 comentários:

  1. O cara certo no lugar certo, parabéns prefeito pela escolha.

    ResponderExcluir
  2. Governar com gente da terra é bom , faz por amor.

    ResponderExcluir
  3. três pessoas que admiro muito pela coragem dedicação e perseverança..!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho do secretário e o prefeito pela boa escolha.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO SECRETARIO NEGUINHO QUE VC COM SUA EQUIPE ESTAR DESENVOLVENDO COM APOIO DO NOSSO GRANDE PREFEITO E VICE SEVERINO QUE CONTINUE CADA VEZ MELHOR.

    ResponderExcluir
  6. Na equipe de Armando tem 3 secretários que se destacam esse é um deles,parabéns eu sempre apostei em você.

    ResponderExcluir
  7. A equipe da secretaria vem fazendo um ótimo trabalho, tirando nossas crianças das ruas e principalmente do caminho das drogas.

    ResponderExcluir
  8. SÓ FALTA UMA BARRAGEM...CAETÉS ESTA SEM AGUA A COMPESA COLOCOU RELÓGIO NA MAIORIA DAS CASAS MAIS AGUA QUE É BOM NADA

    A NÃO SER QUE CADA CASA VIRE UMA BORRACHARIA PORQUE DENTRO DOS CANOS SÓ CHEGA VENTO, MAIS A CONTA JÁ CHEGOU E VEIO COM AUMENTO NO VALOR

    SR EDUARDO CAMPOS RESPONSÁVEL PELA COMPESA
    É DESTE JEITO QUE O SR QUE GANHA UMA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE ASSIM FICA DIFÍCIL CADÊ A AGUA DO RIO SÃO FRANCISCO QUE O SR PROMETEU QUANDO SE CANDIDATOU PARA GOVERNADOR.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao prefeito e o secretario de ação social pelo o trabalho de vocês, fazia tempo que Caetés tava precisando de pessoas como você Luiz Antônio, uma pessoa com bondade e acima de tudo respeito e dignidade ao seu trabalho e a população, outro secretario como você caetés nuca vai tem.

    ResponderExcluir
  10. E bom lembrar que a transposiçao tambem e responsabilidade de DONA DILMA tambem,que e outra so promete mas nao cumpre nada mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  11. parabéns neguinho.... vc realente visa o futuro.. muito bom esses soldadinhos na rua nova.... agora a rua nova e outra

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA