PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O XADREZ DA POLÍTICA PERNAMBUCANA

Noelia Brito, advogada e Procuradora na Prefeitura do Recife, publicou hoje no Blog do Jamildo, do Jornal do Commercio,  esta excelente análise sobre a sucessão estadual: 

EDUARDO CAMPOS JÁ NÃO DOMINA MAIS TODAS AS PEÇAS DO TABULEIRO

No último final de semana, o Partido dos Trabalhadores decidiu, por votação de seus delegados, reunidos em Encontro Estadual, num hotel em Boa Viagem, que o PT não lançaria candidatura própria para a sucessão de Eduardo Campos, passando a apoiar a candidatura do petebista Armando Monteiro, pois, como Eduardo está em plena campanha para apear a petista Dilma Rousseff da presidência da República, em parceria com o tucano Aécio Neves, a prioridade dos petistas deve ser fortalecer o palanque dela no Estado, o que, no entender da maioria dos partidários de Dilma, aqui, em Pernambuco, não se conseguiria com uma candidatura própria, que vinha sendo defendida, principalmente, pelos aliados que o próprio Eduardo Campos ainda mantém dentro do PT, como é o caso do presidente do partido no Recife, Oscar Barreto e do ex-secretário de Habitação do socialista Geraldo Júlio, Eduardo Granja.

Os dois, aliás, prometeram recorrer da decisão à Direção Nacional. Mero jogo de cena para afagar Eduardo Campos, já que a decisão tomada pela maioria dos delegados do PT, agradou em cheio a cúpula petista que já esperava esse alinhamento do PT com a candidatura de Armando Monteiro, no plano local.

Com o PT ficará a vaga para o senado, o que revela duas estratégias do partido para as próximas eleições: a primeira é o fortalecimento da presença da legenda no parlamento, diminuindo, assim, a dependência do governo central, acaso reeleito, às chantagens da base aliada, mediante a ampliação da própria base. Por outro lado, do ponto de vista da estratégia eleitoral local, o nome praticamente certo para a vaga ao senado é o do deputado federal e ex-prefeito do Recife, João Paulo, considerado um campeão de votos e, portanto, o nome mais forte da legenda para disputar qualquer cargo majoritário. Por certo que João Paulo não trocaria uma reeleição segura para a Câmara Federal se não tivesse em mãos algumas garantias de que sua situação, na disputa contra Fernando Bezerra Coelho, terá vários componentes que o favoreçam, além da própria facilidade pessoal de conquistar votos. Esses componentes conheceremos ao longo do processo eleitoral, mas que eles existem, eu não tenho a menor dúvida.

Não se pode desprezar o fato de que no ato de lançamento da chapa governista, com o secretário Paulo Câmara como candidato ao governo do Estado e Fernando Bezerra Coelho na disputa pela senatória, Eduardo Campos, que conduziu pessoalmente o processo de escolha dos candidatos, que ainda tem o jarbista Raul Henry na vice, alegou que dada a desimportância política de Paulo Câmara, um mero tecnocrata de sua equipe, caberia ao ex-ministro do governo Dilma, Fernando Bezerra Coelho, o papel de puxador de votos da chapa.

Aí já se observa que a chapa governista apresenta fragilidades diante da chapa montada pelo PTB/PT, que ainda deve agregar um terceiro partido, provavelmente o PP ou o PDT, já que este, embora aliado localmente a Eduardo, está, no plano nacional, alinhado com o governo Dilma, inclusive ocupando ministério.

Os dois candidatos até aqui apresentados pela chapa PTB/PT são detentores de importância política que não se pode desprezar, por maiores que sejam as divergências ideológicas que se tenha com um ou com outro. Analisando do ponto de vista da conjuntura eleitoral, enquanto Armando Monteiro tem inserção no eleitorado da chamada elite empresarial, tão cobiçado por Eduardo Campos e seus candidatos, João Paulo dialoga, com total desenvoltura, com a massa do eleitorado. Nisso ele se assemelha muito, em estilo, ao próprio Lula e é bem provável que esteja aí o segredo de seu sucesso nas urnas.

Agregue-se a isso, o fato de que o próprio Lula e sua candidata, Dilma, estarão empenhados na eleição tanto de Armando Monteiro quanto de João Paulo porque a aliança que se fechou em Pernambuco entre PTB/PT, tem por finalidade precípua, o fortalecimento do palanque de Dilma do Estado e isso é tão certo que Eduardo fez de tudo para minar essa aliança, através de seus emissários dentro do PT.

A resposta de Eduardo ao ser informado de que a aliança PTB/PT fora confirmada, apesar de seus esforços para miná-la, deixa bem claro o desagrado do candidato Eduardo com o fracasso de seus prepostos petistas, na tentativa de minar a aliança. Questionado por repórteres sobre a coligação PTB/PT, limitou-se a responder: “Você acha?”. Indisfarçável o incômodo do governador, quando não consegue mais movimentar as peças dos dois lados do tabuleiro.

6 comentários:

  1. O Governador ainda, Eduardo Campos está vendo dissipar-se, tudo que planejou ouvindo apenas o cordão dos puxa-sacos, ao invés de deixar que a vida o conduzisse quem sabe a futuros saltos exitosos na política. O Governador não gosta de ser contrariado todos sabemos, mas é preciso viver com o contraditório porque são eles que nos acordam e atiçam nosso massa cinzenta.Caminha a passos largos pára uma derrota acachapante.

    ResponderExcluir
  2. EDMAR R. DIAS.

    PARA MIM O MAIOR ERRO DO GOVERNADOR FOI FAZER UMA COLIGAÇÃO BRANCA COM O PSDB.DEVERIA IMEDIATAMENTE DESCARTAR A MARINA COMO VICE E SER O VICE DE AÉCIO NEVES OU VICE VERSA E COLOCAR O POVÃO PARA DECIDIR ESTA ELEIÇÃO LOGO NO PRIMEIRO TURNO.

    O POVO JÁ SABE E JÁ CONHECE QUEM É A DILMA, QUEM É O LULA, QUEM É O AÉCIO E MUITO MAIS AINDA O EDUARDO CAMPOS.

    POR QUE LEVAR O POVO BRASILEIRO AO SOFRIMENTO E FAZER OS EMPRESÁRIOS DOAR DINHEIRO PARA SE QUEIMAR EM PRAÇA PÚBLICA QUANDO A NOSSA SAÚDE ESTÁ UMA MISERABILIDADE NOS QUATRO QUADRANTES DO BRASIL. E OS CULPADOS SÃO PT E PSDB COM O PMDB SANGRANDO PELO CENTRO DOS DOIS PARTIDOS. DR. ADIB JATENE QUE O DIGA COM MUITA PROPRIEDADE E CONHECIMENTO DOS MALES QUE OS NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS COMETERAM CONTRA O POVO POBRE DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. MEU QUERIDO, EDMAR R. DIAS.

    A POLÍTICA NÃO ERA PARA SER UMA COISA SUJA.NÃO ERA PARA SER UMA ARTE DE MELAR AS MÃOS COM AGRESSÕES DE TODA SORTE.

    A POLÍTICA ERA PARA QUE OS NOSSOS FILHOS TIVESSEM ORGULHO DE UM PAI SER POLÍTICO.

    COM 15 ANOS O MEU FILHO CHEGOU PARA MIM E DISSE ASSIM: "PAINHO, PARA SER POLÍTICO NO BRASIL O CARA TEM QUE SER BANDIDO"

    É MUITO TRISTE A GENTE TER QUE OUVIR ESSAS COISAS DE UM FILHO, SIMPLESMENTE, PORQUE OS NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS QUE TIVERAM TUDO PARA MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE E NADA FIZERAM PARA O JOVEM TER ORGULHO DE SER POLÍTICO.

    AFINAL, QUE GERAÇÃO NÓS ESTAMOS FORMANDO HOJE EM DIA.EU CONVERSAVA COM O MEU PROFESSOR DE MATEMÁTICA EVANDRO LUSTOSA E O MESMO DIZIA QUE ESTAVA MUITO DECEPCIONADO COM OS POLÍTICOS MEDÍOCRES QUE O BRASIL TEM FORMANDO ATUALMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Ele não controla mais todas as peças do tabuleiro hoje, qdo entregar a caneta a João Lira fica pior. Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Amigos que escreveram e que tive a honra de ser citado, tanto o amigo das 16:18 quanto o querido amigo 16:47.
    Prezados, todos os dois tem suas razões e seus motivos que respeito, por não assinarem páginas tão importantes. Obviamente que, a política tem piorado, apesar dos esforços da Polícia Federal, Ministério Público e da sociedade em geral. Acho mais transparente, muito embora choca os que vêem, ou os que lêem, no entanto pior seria se pior fosse, ou seja, não houvesse tansparência, ou não fosse noticiado pela mídia, apesar de parte dela ser facciosa, tendênciosa, e partidária, e já faz algum tempo. O que nos choca e a mim talvez mais, é a negligência do poder judiciário, cujos holofotes das televisões, deixam o poder máximo da República inebriados.Sabemos da corrupção de parte dos poderes Executivo e Legislativo, contudo a inoperância do Poder Judiciário, que imaginamos, serem nossos escudos não "sei porque" deixam todos nós brasileiros à deriva, e aí seja o que Deus quiser.

    ResponderExcluir
  6. "TUDO NA VIDA SE TEM UM PREÇO".

    O CARA PASSOU 25 ANOS DIZENDO QUE O PREFEITO DELE ERA UM SANTO.CHAMAVA NOS COMÍCIOS DE "MADEIRA QUE CUPIM NÃO RÓI".DEPOIS FICOU CONTRA E PASSOU A ATACAR O PREFEITO NOS COMÍCIOS CONTRARIANDO A TUDO E A TODOS.

    ESTA É A SITUAÇÃO DO SENADOR POR PERNAMBUCO DR. JARBAS VASCONCELOS E DO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DR. EDUARDO CAMPOS.

    EM 2006 E 2010 O QUE MAIS SE VIU NOS PALANQUES FORAM OS TRÊS BONEQUINHOS ESPALHADOS EM TODOS OS PALANQUES INCLUSIVE DO PSDB: LULA -EDUARDO - DILMA.

    AGORA, VEM EDUARDO QUEBRANDO ESSA POLARIZAÇÃO PROVOCANDO A MAIOR RUPTURA DA HISTÓRIA POLÍTICA PERNAMBUCANA. PARA MIM É UM VERDADEIRO PARADOXO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA