LAJEDO MOSTRA OS NÚMEROS DA SAÚDE

Depois do depoimento da advogado Willian Galdino, assinalando os avanços da Prefeitura de Lajedo, em 2013, nos setores da educação, ação social e agricultura, o próprio Governo Municipal registrou o trabalho registrado no primeiro ano da gestão, na área da saúde. As informações são as seguinte:

- A Prefeitura de Lajedo contratou 29 MÉDICOS para atender nas Unidades Básicas de Saúde e também no hospital.

- As Unidades Básicas de Saúde contam com médico, enfermeiro, odontólogo, auxiliar de enfermagem e de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. 53% dessa equipe estão nas unidades, os demais agentes trabalham nos Postos de Saúde da cidade.

- O Hospital Maria da Penha foi reformado e ampliado para melhor atender a população. O valor do investimento para a obra foi de aproximadamente 150 mil reais com o recurso do repasse por Autorização de Internação Hospitalar (AIH). O hospital hoje conta com dois médicos plantonistas por dia e três médicos na sexta-feira. Além disso, a população conta com atendimentos em clínica médica, pediatria e urgência e também procedimentos ambulatoriais em cardiologia, ortopedia, dermatologia, ginecologia, obstetrícia, cirurgia, nutrição, psiquiatria, psicologia e odontologia. Vale destacar que, no ano que passou, mais de 32 mil atendimentos foram realizados no hospital.

- Em 2013, mais de 30 mil atendimentos, entre consultas a médicos, enfermeiros e dentistas, foram realizados nos Postos de Saúde da Família do município.

-  Inauguração do consultório odontológico com Raio X

- Um total de 13 odontologistas atendem nos PSF’s, no ambulatório e também no “Boa Vida”. Em média são realizados no consultório 20 atendimentos por dia, em três dias da semana, além da urgência odontológica.  
- O programa Saúde na Escola realiza nas instituições palestras, consultas, escovação dentária, atualização da caderneta de vacinação, além de trabalhar com temas relacionados à prevenção da obesidade, a questão da saúde visual e também nutrição.

- Foram realizadas mais de 2500 ultrassonografias e quase 200 mil partos naturais na Unidade de Saúde local. 

- O Governo inaugurou o SAMU em maio e já realizou mais de 600 atendimentos.

 - MAIS DE 25 MIL EXAMES REALIZADOS: Os exames são realizados em diversos laboratórios conveniados e pagos pela Secretaria Municipal de Saúde. São mais de 200 tipos de exames laboratoriais, além de Raios-X e ultrassonografias.

 - CAMPANHA SAÚDE DO HOMEM:

De 14 a 28 de agosto de 2013, mais de 800 atendimentos foram realizados na campanha que ofereceu: Teste de glicose, aferição de pressão arterial, exame de prevenção contra o câncer de próstata, informes educativos além da distribuição de preservativos.
 - OUTUBRO ROSA:

Mais de 2 mil mulheres foram atendidas na cidade. Ações como palestras, aferição de pressão arterial e exames de prevenção do câncer do colo do útero e da mama, foram realizadas. Profissionais cabeleireiros, manicures e fisioterapeutas proporcionaram um dia diferente a essas mulheres no encerramento do Outubro Rosa. As mesmas puderam contar com as ações voltadas à estética e aos cuidados com o corpo, além do sorteio de diversos brindes.

 - MAIS DE 9 MIL CURATIVOS DOMICILIARES:

Os curativos são realizados de domingo a domingo por profissionais destinados exclusivamente a essa ação e também por alguns enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde.

 - PROGRAMA MAIS MÉDICO APROVADO:

A médica recém-contratada já está atendendo no povoado Bom Jesus no PSF Luiza Frajol. Outros postos de saúde já foram cadastrados com o intuito de receber pelo menos mais dois profissionais.

 - AQUISIÇÃO DE 2 AMBULÂNCIAS:

A obtenção dessas duas ambulâncias foi feita com recursos próprios, custando, cada uma, 30 mil reais.

- RESUMO DO APROVEITAMENTO E TOTAL DAS COTAS PACTUADAS, USADAS, INUTILIZADAS E EXTRAS DE MAIS DE 30 ESPECIALIDADES MÉDICAS NO ANO DE 2013:
 Cotas pactuadas: 7.603
Cotas usadas: 6.520
Cotas inutilizadas: 2.185
Cotas extras: 1.102

Em 2013 houve aumento das cotas já existentes com a pactuação com a UPA-E e foram adquiridas cotas para pneumologista, hematologista, fonoaudiólogo, para exames oftalmológicos, endoscopias, expirometria e cirurgias de pterígio e catarata. 

As cotas que foram inutilizadas são justificadas pela contratação de outros profissionais, pela ausência de solicitações ou pelos serviços, como o laboratório de raios-X, que teve inutilização de 1.239 cotas.

 Atualmente, Lajedo é referência na região graças ao alto número de atendimentos.

Muitos foram os benefícios para a saúde de toda a população em 2013 e em 2014 não será diferente. Alguns projetos já foram aprovados e em breve a cidade vai contar com mais recursos para a saúde: Construção de CAP’S e NASF’s, reformas de todas as UBS’s e mais 2 novas Unidades Básicas no bairro novo e Poço, além da implantação da Sala de Estabilização que possibilita a aquisição de novos equipamentos de urgência para o hospital. Todos esses projetos do Governo Federal já foram aprovados e Lajedo vai contar ainda mais com uma saúde de qualidade e referência no Estado.

6 comentários:

  1. Continuo esperando a oportunidade do contraditório. Atenciosamente, Pedro Melo

    ResponderExcluir
  2. Dr. Pedro: O artigo publicado pelo advogado Willian Galdino não cita o seu nome e não faz críticas a sua pessoa. Apenas faz uma defesa da atual administração de Lajedo. Não é caso de direito de resposta. Espero que entenda minha posição, como eu entendo a sua. Agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim?
      Você conhece outro cirurgião e "blogueiro", em Lajedo, que tenha escrito um artigo intitulado Um ano depois... (cujo título) o jovem advogado copia) e criado o termo Rossinômetro?
      Desculpe mas não entendo assim. Fica o meu respeito pelo seu trabalho e minha decepção com o fato. Sigamos em frente. Atenciosamente, seu assíduo leitor, Pedro Melo.
      Obs: Não pedi direito de resposta pois não o tenho. Pedi para publicar o meu artigo para que a população conhecesse o contraditório e o artigo cujo título original é meu.

      Excluir
  3. PARABÉNS LAJEDO! MUDANDO PARA MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. TODA MUDANÇA E DIFÍCIL, TIVEMOS UMA GRANDE MUDANÇA COM O ENTÃO PREFEITO ANTONIO JOÃO DOURADO, QUE FEZ MUITO POR LAJEDO, NÃO OBSTANTE, ADELMO E LIDIO TAMBÉM O FIZERAM, OUTRA GRANDE MUDANÇA FOI RETIRAR ANTONIO JOÃO DOURADO DA PREFEITURA... QUEM O FEZ FOI O POVO E NÃO A MÃO DE UMA SÓ PESSOA, NÃO HÁ CULPADOS... O ENTÃO PREFEITO ROSSINE TEM SIDO UM GUERREIRO E NECESSITA DE TODO O APOIO DO POVO E DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAJEDO O MESMO GOVERNA PARA TODOS...ISTO É DEMOCRACIA...

    ResponderExcluir
  5. DRº PEDRO MELO A SOCIEDADE LAJEDENSE RECONHECE QUE O SRº FEZ HISTÓRIA E AINDA O É... SÃO RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE QUE O POVO NÃO ESQUECE, O PROBLEMA E QUE O SRº JOGOU DOS DOIS LADOS E AGORA ESTA EM UM TERCEIRO LADO QUE É UMA INCÓGNITA, INFELIZMENTE FICOU DESACREDITADO PELAS SUAS PRÓPRIAS MÃOS, SOMOS FRUTOS DE NOSSAS ESCOLHAS,FORAM SUAS OPÇÕES E NÃO DO POVO,FOI BEM RECEBIDO EM AMBOS OS LADOS...(BOCAS BRANCAS E OS BOCAS PRETAS).
    NÃO SOU CONTRA A SUA PESSOA E SE PODESSE LHE DAR UM CONSELHO, LHE DIRIA:PARE DE FAZER ESTAS OPOSIÇÕES SEM NEXO,PODE SER QUE LÁ NA FRENTE AMBOS OS LADOS SE ALIEM E O SRº FICARÁ MAIS FRACO DO QUE PENSA... "QUEM TENTA VARRER A CASA DOS OUTROS SE ESQUECE DA SUA"...
    O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade. (Augusto Cury)
    DE UM AMIGO...

    ResponderExcluir