PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IZAÍAS DEIXA A POLÍTICA PARA 2014

O prefeito Izaías Régis (PTB) em 2013 nitidamente prestigiou a gestão, deixando a prática política em segundo plano. Apesar de ter sido deputado durante 10 anos, chegou ao Poder Executivo mais preocupado em administrar o município, vencer as dificuldades e iniciais e se possível fazer caixa para realizar obras necessárias na cidade, sítios e distritos.

Na montagem do secretariado o prefeito já optou por privilegiar a parte administrativa no Governo. Montou uma equipe essencialmente técnica, sem que ninguém no primeiro escalão apareça no momento com qualquer pretensão política. Até mesmo o Secretário encarregado de articulações junto à Câmara e outros poderes, Wanderley Lopes, tem uma atuação tão discreta que muitos setores da sociedade desconhecem por completo a sua atuação.

Se o Secretário de Governo não faz muita política imagine os outros. Na Educação, na Saúde, Comunicação, Administração, Serviços Públicos, Assistência Social e em todos os outros setores predomina a preocupação em realizar um trabalho, em atender as demandas da população de Garanhuns, que andou muito desassistida nos últimos anos.

OBRAS - Como foi um ano difícil para os gestores e os recursos foram contados, Izaías não pode realizar neste primeiro ano tudo aquilo com o qual sonhou. Fez o possível, evitando o empreguismo que liquida muitas administrações, organizando as finanças e tentando em primeiro lugar melhorar a face mais urbana da Suíça Pernambucana.

Uma das coisas boas da gestão foi modernizar a iluminação da cidade, que era a mesma a quase meio século. As avenidas mais importantes para os moradores do município e visitantes, caso da Santo Antônio, Rui Barbosa e Avenida Caruaru, receberam lâmpadas de led, proporcionando beleza, economia de energia e vias públicas mais bem iluminadas.

Agora no final do ano, o prefeito acena que a iluminação de led vai chegar também aos bairros da periferia, como a Cohab II.

Ainda dentro desta preocupação de cuidar da cidade, oferecendo melhor qualidade de vida as pessoas, o prefeito conseguiu em 12 meses recuperar os principais espaços públicos de Garanhuns. Assim, o Parque Euclides Dourado pela primeira vez ganhou uma calçada na frente e em volta, a Praça Irmão Miranda recebeu sua cobertura e outras praças, como a Souto Filho, Dom Moura, Jaime Pinheiro e da Bíblia passaram por reformas que as deixaram mais bonitas e atraentes.

Até mesmo a pracinha da Boa Vista, a Pedro II, que há 40 anos nunca recebeu nenhum benefício, foi inteiramente repaginada e ficou uma graça, para satisfação dos moradores do bairro. O mesmo está sendo feito na Campos Sales, localizada no bairro do Magano.

IMPACTO - Obras de mais impacto da gestão, como as reformas do Mercado 18 de Agosto, Pop Shop e Caic, ficaram para ser feitas no próximo ano. As duas primeiras porque necessitam de recursos de fora e também porque mexem com a vida de muita gente e os trabalhos só devem ser iniciados depois de muita conversa com as partes afetadas.

Duas obras importantes, uma delas com a ordem de serviço já assinada, também somente serão concluídas em 2014. O binário da Brasília, que consiste na pavimentação de um conjunto de ruas para melhorar a mobilidade urbana naquela área da cidade, atrasou por questões burocráticas, mas logo deve estar sendo agilizado. Outro binário, da Boa Vista, está dependendo de uma contrapartida municipal, pois o dinheiro do FEM (recurso estadual) não é necessário para asfaltar todas as ruas contempladas no projeto.

Além das obras, preocupou também o gestor a boa organização dos principais eventos do município, que atraem turistas e geram renda no comércio, bares, restaurantes, hoteis e outros setores. O Festival de Jazz, o de Inverno e o da Jovem Guarda receberam atenção toda especial por parte da Prefeitura.

EMPRESAS - Desde que assumiu Izaías enfatiza nos seus pronunciamentos e entrevistas a determinação de atrair empresas para Garanhuns. Empreendimentos que possam gerar emprego e renda na cidade, criando alternativas para os jovens e os adultos com poder de consumo.

Novos hoteis e restaurantes estão na mira do prefeito, que pensar até em instalar um estabelecimento da área de alimentação no Parque Ruber van der Linden. De concreto, conseguiu viabilizar para Garanhuns uma loja das Casas Bahia, já inaugurada e funcionando no centro, e uma unidade da Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, que irá gerar perto de 300 empregos na cidade. O “atacarejo”, como é chamado o estabelecimento comercial, está em construção, perto do campo do Sete de Setembro.

ELEIÇÕES - Izaías evitou falar de política e de eleições, mas em 2014 terá de se preocupar com esse assunto. Teremos a escolha do novo presidente da República, governadores dos Estados, senadores e deputados federais e estaduais.

O prefeito de Garanhuns apoiará Armando Monteiro (PTB) para o Governo, que por sua vez deve estar junto da presidenta Dilma Roussef (PT), candidata à reeleição. O deputado federal de Izaías Régis deve ser Jorge Corte Real e o estadual não foi ainda definido.

Dentre as alternativas do seu grupo estão Audálio Ramos, presidente da Câmara, o ex-prefeito Silvino Andrade ou sua esposa, Aurora Cristina. Há uma possibilidade remota do candidato ser Romário Dias, mas até as pedras de calçamento sabem que Garanhuns prefere um nome que tenha raízes e vivência no município. Uma boa opção seria Michelle Régis, muito querida pelos que sabem do seu trabalho na Clinical Armando Monteiro, porém o gestor preferiu não envolver a família na política.

Fato é que 2014 está aí. Izaías Régis tem um grande desafio pela frente: avançar mais no campo administrativo, seu principal foco na gestão e dar uma boa votação a seus candidatos na eleição que será realizada em outubro.

4 comentários:

  1. DEPOIS DE UMA GRANDE APRESENTAÇÃO FEITA PELO BLOGUEIRO E JORNALISTA, ROBERTO ALMEIDA, NADA MAIS A ACRESCENTAR.CONCORDO SIM COM TUDO O QUE FORA DITO E ESCRITO.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. ANTES A GENTE NÃO SE COMUNICAVA.ANTES TUDO ERA UMA ESCURIDÃO.POUCOS DE NÓS TÍNHAMOS ESSA FACILIDADE DE SE COMUNICAR E TROCAR INFORMAÇÕES.

    ELAS SÃO IMPORTANTES SIM,AJUDA-NOS A COMPREENDER MELHOR O MUNDO QUE NOS CERCA.TODOS OS DIAS APRENDEMOS UNS COM OS OUTROS.

    MAS COM A MESMA VELOCIDADE NÃO OCORRE A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA, DA FÍSICA, DA BIOLOGIA, DA MATEMÁTICA, ENFIM, DAS CIÊNCIAS.

    ÀS VEZES EU ENTRO EM ALGUM SITE PARA PESQUISAR SOBRE O SAL E O AÇÚCAR, DOIS VILÕES QUE VEM MATANDO MUITA GENTE NO MUNDO TODO.

    TEM TANTA GENTE QUE NÃO TEM EM CASA UM APARELHO PARA MEDIR A PRESSÃO E O APARELHO PARA MEDIR A GLICOSE.UM DIA DE PRESSÃO ALTA E DA GLICOSE PODE NÃO FAZER NADA,MAS MAIS DE UM DIA AS COISAS SE COMPLICAM.

    ESTA SEMANA EU ME ENCONTRAVA NA ACADEMIA DAS CIDADES E EXISTIAM DUAS MULHERES AMBAS COM MAIS DE 65 ANOS PRATICANDO COOPER.

    E EU COM MINHA BOLA DEBAIXO DO BRAÇO CONVERSAVA COM TODAS DUAS E PERGUNTAVA A ELAS POR QUE ESTAVAM ALI FAZENDO ATIVIDADE FÍSICA? ELAS ME RESPONDERAM QUE ERA PARA BOTAR O CORPO PARA FUNCIONAR.

    VEJAM A IMPORTÂNCIA QUE HOJE TEM A TELEVISÃO,OS JORNAIS, A IMPRENSA,OS BLOGUEIROS NOS TRANSMITINDO TANTAS INFORMAÇÕES ÚTEIS E INDISPENSÁVEIS A UMA BOA CONVIVÊNCIA.

    UMA DELAS DISSE SE EU TROUXER UMA BOLA MUITA GENTE VAI FICAR OLHANDO PARA MIM.EU RESPONDI QUE NADA.A GENTE ANDA COM OS PÉS E AO MESMO TEMPO A GENTE MEXE COM OS BRAÇOS E COM CABEÇA TAMBÉM.TODO TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA É BOM PARA O CORPO.ESTAMOS QUEIMANDO QUILOCALORIAS E RENOVANDO AS ENERGIAS.

    SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA! UMA BOA SAÚDE PARA TODOS EM 2014.

    A VOCÊ, ROBERTO ALMEIDA, UM FELIZ ANO NOVO -2014 E QUE SEJAS MUITO FELIZ AO LADO DE SEUS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  3. GARANHUNS TEM QUE TER DEPUTADO FEDERAL DA TERRA.
    EXEMPLO : PAULO , GUIDO

    ResponderExcluir
  4. No texto acima por sinal bem escrito e descrito fica bem claro a preocupação primeira do prefeito de Garanhuns.Fazer caixa para conseguir fazer obras.Obras essas cobradas pela população de Garanhuns por muitos anos. Não que os outros nada tenham feito,muito pelo contrário, eles trabalharam e fizeram algo sim, mas o povo quer mais e melhor.

    A crítica que mais pesou nos ombros do Prefeito Izaías Régis foi a de que durante 10 anos de Deputado ele nada fez a ponto de não trazer nem uma fábrica de pipoca e de sabão.O que muita gente sabe, mas não quer entender é de que o Deputado tem as mesmas prerrogativas e as mesmas funções de um Vereador em uma cidade.

    A função é fiscalizar, reivindicar,protestar,cobrar que as obras sejam feitas, apresentar requerimentos,ofícios,projetos de lei,aprovar ou rejeitar as contas do Prefeito e da Câmara Municipal e nas horas de folga se envolver com associações comunitárias,urbanas,participar de eventos sociais e abrir a boca no trombone para dizer que as coisas estão erradas e, foi o que ele fez,fora é claro do grande trabalho que ele fez com a Clínica de Armando Monteiro.Mesmo assim muitos ainda o criticaram.

    Portanto, a apresentação do veículos pelas principais ruas da cidade deve ter tido um caráter extraordinário no ego do Prefeito que pode, sim, mostrar ao povo que no comando do Poder Executivo é possível EXECUTAR OBRAS tanto cobrado durante 10 anos na qualidade de DEPUTADO ESTADUAL por Garanhuns.

    Aquele menino pobre das bandas de Terezinha,vendedor de tudo pelas principais praças e ruas de Garanhuns rompeu a trave da escuridão e da miopia de muitos que não acreditavam na sua potencialidade e na sua capacidade de TRANSFORMAÇÕES.

    Hoje,podemos dizer,falar e escrever sobre ele,porque a sua bibliografia e sua história sempre foi de luta. Muitos chegaram a afirmar que o CARA tem um bocão e fala demais.Mas o seu falar, gritar,protestar, agir em alta voz teve,tem e terá um ECO em prol do CRESCIMENTO de uma cidade cujo POVO é o mais politizado de todos do Agreste Meridional.

    Garanhuns tem nos seus bairros, ruas, praças,casas comerciais,lares,nas Escolas, nas Faculdades e nas Universidades uma grande parcela da população que PENSAM GRANDE quando Vossa Excelencia, Prefeito,afirmou POR DIVERSAS VEZES, "NÓS TEMOS QUE PENSAR GRANDE PARA UMA CIDADE GRANDE" e, estava mais do que certo.

    Garanhuns, meus caros Blogueiros, estava perdendo espaço político para as cidades pequenas do Agreste Meridional que durante 60 anos não foram capazes de CRIAR uma fabriqueta de PIPOCA e de SABÃO.

    Por fim, a escolha de um Deputado Estadual para lhe suceder terá que ser uma grande OBRA DE ENGENHARIA POLÍTICA para que o povão possa lhe dar uma grande votação e assim essa pessoa tenha ESTRUTURA psicológica de LUTAR por grandes PROJETOS PARA GARANHUNS e o Agreste Meridional.

    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA