PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MIRIAM LEITÃO CRITICA GURUS DA DIREITA BRASILEIRA

A conhecida jornalista Miriam Leitão escreveu no jornal O Globo, do Rio de Janeiro,  um duro artigo a respeito da “miséria do debate intelectual brasileiro”. Embora não tenha citado nomes, a crítica teve endereço certo: o colunista Reinaldo Azevedo, da Veja, e Rodrigo Constantino, da Folha de São Paulo, a quem qualificou de representantes da “direita hidrófoba” brasileira.

Miriam criticou os maniqueísmos da direita e da esquerda e reconheceu méritos tanto no Governo Lula quanto no de FHC.

Vale a pena ler o artigo completo.

O Brasil não está ficando burro. Mas parece, pela indigência de certos debatedores que transformaram a ofensa e as agressões espetaculosas em argumentos. Por falta de argumentos. Esses seres surgem na suposta esquerda, muito bem patrocinada pelos anúncios de estatais, ou na direita hidrófoba que ganha cada vez mais espaço nos grandes jornais. 

É tão falso achar que todo o mal está no PT quanto o pensamento que demoniza o PSDB. O PT tem defeitos que ficaram mais evidentes depois de dez anos de poder, mas adotou políticas sociais que ajudam o país a atenuar velhas perversidades. O PSDB não é neoliberal, basta entender o que a expressão significa para concluir isso.

A ele, o Brasil deve a estabilização e conquistas institucionais inegáveis. A privatização teve defeitos pontuais, mas, no geral, permitiu progressos consideráveis no país e é uma política vencedora, tanto que continuou sendo usada pelo governo petista. O PT não se resume ao mensalão, ainda que as tramas de alguns de seus dirigentes tenham que ser punidas para haver alguma chance na luta contra a corrupção. Um dos grandes ganhos do governo do Partido dos Trabalhadores foi mirar no ataque à pobreza e à pobreza extrema. 

Os epítetos “petralhas” e “privataria” se igualam na estupidez reducionista. São ofensas desqualificadoras que nada acrescentam ao debate. São maniqueísmos que não veem nuances e complexidades. São emburrecedores, mas rendem aos seus inventores a notoriedade que buscam. Ou algo bem mais sonante. Tenho sido alvo dos dois lados e, em geral, eu os ignoro por dois motivos: o que dizem não é instigante o suficiente para merecer resposta e acho que jornalismo é aquilo que a gente faz para os leitores, ouvintes, telespectadores e não para o outro jornalista. Ou protojornalista. Desta vez, abrirei uma exceção, apenas para ilustrar nossa conversa. 

Recentemente, Suzana Singer foi muito feliz ao definir como “rottweiller” um recém- contratado pela “Folha de S.Paulo” para escrever uma coluna semanal. A ombudsman usou essa expressão forte porque o jornalista em questão escolheu esse estilo. Ele já rosnou para mim várias vezes, depois se cansou, como fazem os que ladram atrás das caravanas. 

Certa vez, escreveu uma coluna em que concluía: “Desculpe-se com o senador, Miriam”. O senador ao qual eu devia um pedido de desculpas, na opinião dele, era Demóstenes Torres. Não costumo ler indigências mentais, porque há sempre muita leitura relevante para escolher, mas outro dia uma amiga me enviou o texto de um desses articulistas que buscam a fama. Ele escreveu contra uma coluna em que eu comemorava o fato de que, um século depois de criado, o Fed terá uma mulher no comando.

Além de exibir um constrangedor desconhecimento do pensamento econômico contemporâneo, ele escreveu uma grosseria: “O que importa o que a liderança do Fed tem entre as pernas?” Mostrou que nada tem na cabeça. Não acho que sou importante a ponto de ser tema de artigos. Cito esses casos apenas para ilustrar o que me incomoda: o debate tem emburrecido no Brasil. Bom é quando os jornalistas divergem e ficam no campo das ideias: com dados, fatos e argumentos.

Isso ajuda o leitor a pensar, escolher, refutar, acrescentar, formar seu próprio pensamento, que pode ser equidistante dos dois lados. O que tem feito falta no Brasil é a contundência culta e a ironia fina. Uma boa polêmica sempre enriquece o debate. Mas pensamentos rasteiros, argumentos desqualificadores, ofensas pessoais, de nada servem. São lixo, mas muito rentável para quem o produz.

5 comentários:

  1. DEPOIS DESSA, A PETEZADA ESTÁ NAS NUVENS. TANTO O BLOG SUJO BRASIL 247 DO ZÉ DIRCEU E O SABUJO DO BLOG DO PICARETA PAULO HENRIQUE AMORIM, TRATAM A ÓTIMA JORNALISTA DE ECONOMIA DA GLOBO, COMO: MIRIAM LEITOA, MIRIAM URUBÓLOGA E MIRIAM PORCÃO. COMO COSTUMA DIZER O CINEASTA ARNALDO JABOR: EXISTE UM PORRE MUITO ANTES DO ÁLCOOL. É A BEBEDEIRA EGOÍSTA E NARCISISTA PETISTA DE IGNORAR OS OUTROS...

    ResponderExcluir
  2. COM MUITA HABILIDADE NA ESCRITA E UMA EDUCAÇÃO PECULIAR O JORNALISTA REINALDO AZEVEDO RESPONDEU ASSIM, A ÂNCORA DE ECONOMIA DA TV GLOBO E GLOBONEWS, MIRIAM LEITÃO: “Sinto, ao ler o seu texto, a vergonha que ela certamente não sentiu ao escrevê-lo. Há 11 anos o PT recorre ao dinheiro público para criar sites e blogs que patrulham a imprensa e demonizam pessoas — inclusive ela própria. Nunca se ouviu um pio de Miriam. Só teve a coragem de tocar no assunto quando viu a oportunidade de atacar também “a direita”. Vergonhoso!”. POIS BEM!!! TÁ AÍ, NA INTERNET, PARA QUEM QUISER PESQUISAR QUE, OS BLOGS SUJOS QUE MAMAM NAS TETAS DO PT E QUE VIVEM A SOLDO DAS ESTATAIS, ESCREVERAM COISAS TÃO ESDRÚXULAS QUANTO ESTA: “Bem, falando-se da FOLHA DE SÃO PAULO((GLOBO E VEJA TAMBÉM), nossa sorte é que esse jornal vende apenas 300 mil exemplares num universo de quase 190 milhões de brasileiros… Ainda é pouco!!! Do contrário teríamos de eliminar a balas (sic) seres do naipe de Ricardo Noblat, Clóvis Rossi, Mainardi, Reinaldo Azevedo, Civita, famiglia Marinho, Jabor, Miriam Leitão, … Um infinito de jornalistas medíocres…”. O IMPRESSIONANTE É QUE A JORNALISTA NÃO PRESSENTIU QUE ESSE SEU ARTIGO APEDEUTA SERIA SACANAMENTE REPRODUZIDO PELOS BLOGS E SITES FINANCIADOS POR GESTÕES PETISTAS E POR GORDAS ESTATAIS, OS MESMOS QUE A CHAMAM DE URUBÓLOGA, OS MESMOS QUE COSTUMAM FAZER TROCADILHOS SAFADOS COM SEU NOME... HÁ BOATOS QUE O SISTEMA GLOBO DE JORNALISMO VEM CONSENTINDO ESSE TIPO DE ATAQUE FEITO PELA MIRIAM LEITÃO, MESMO PEGANDO DE LEVE((POR ENQUANTO), NO PT E PSDB, EM RAZÃO QUE OS MARINHOS VÃO APOSTAR SUAS FICHAS NA DUPLA MARINA SILVA E OI DE GATO(REINALDO AZEVEDO É FÃ DE CARTEIRINHA E DEFENDE A CANDIDATURA DO PLAYBOY DAS ALTEROSAS DO PSDB). É POR ESSAS E OUTRAS QUE, IGNORAR A ESTAFETA DA GLOBO COMO SUGEREM ALGUNS, NÃO É A MELHOR OPÇÃO. MIRIAM É SÓ MAIS UMA DAS NÃO INOCENTES ÚTEIS A SERVIÇO DO PODER DE PLANTÃO. PARA QUEM NÃO SABE, A JORNALISTA MIRIAM LEITÃO É CASADA COM O CIENTISTA POLÍTICO SÉRGIO ABRANCHES QUE É UM DOS EXPOENTES MÁXIMOS DOS TERRORISTAS AMBIENTAIS. O MARIDÃO DA JORNALISTA É UM AMBIENTALISTA NATO E MORRE DE AMORES PELA NOSSA SANTA, A PAPISA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE É A MARRONZINHA MARINA.


    P.S.: - Aproveitando o fio da meada e como perguntar não estupra, lá vai: Quem sabe informar o significado da sigla MAV, héin?!?!?! Pois bem!!! Ela foi inventada no 4º congresso do PT, em 2011, a sigla significa MILITÂNCIA EM AMBIENTES VIRTUAIS(MAV). São núcleos de militantes treinados para operar na INTERNET, em publicações e redes sociais, seguindo orientações exclusivas da petezada. A ordem desse exército de gângsteres cibernéticos é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os vagabundos petralhas as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos. Você pode não saber o que é MAV, mas ele conversa com você todos os dias. Essa bandidagem vive à custa do PT(leia-se dinheiro das estais) e não concorda com o princípio democrático da crítica ou do contraditório: sua reação é rebater a crítica imediatamente, evitando que o vírus da dúvida se espalhe pelo tecido social. Uma tática preferencial é acusar o crítico de estar a serviço de interesses de um partido adversário, “a mídia”, “a burguesia”, os Estados Unidos ou tudo isso junto. Muita informação jogada na cachola de analfabetos funcionais, muita “FAZEÇÃO” de cabeça, muito estrume intelectual. Os novos arautos do império da grossura petralha acabam confundindo tudo. O que essa quadrilha entendem de INTERNET é apenas dá pau no HD e no teclado do computador. Cuidado pessoal, todo cuidado é pouco!!! Petralhas são bandidos quadrilheiros, que justificam quaisquer meios para seus “nobres fins”. Por isso, vamos combatê-los. Até porque, frouxo unido jamais será indivíduo...

    ResponderExcluir
  3. Outro dia eu vi uma entrevista desta jornalista,na qual ela afirmou que o seu pai era pernambucano de Garanhuns e que trabalhava como zelador de um Colégio, cujo nome não me recordo.

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes Costa4 de novembro de 2013 às 21:11

    Os debiloides odientos que têm ira do PT vão terminar morrendo do coração. - Logo mais, esses rancorosos vão dizer que foi o PT quem inventou a corrupção das irmandades da Igreja Católica, que formaram a máfia dos cemitérios, aqui em Recife e em Olinda. – Assim como Lula, o arcebispo Dom Xavurido disse que não sabia de nada. Agora, quando a polícia e o Ministério Público entraram pra valer em cima da igreja caótica, seu Xavurido nomeou uma “comissão” e disse que vai apurar tudo!! O arcebispo poderia ter ficado calado. – Mas, voltando ao ódio antipetista, informo: - Ódio é veneno que mata!! - Imaginem depois da reeleição da nossa presidentA DILMA, como vão ficar os odientos antiPT!!/.

    ResponderExcluir
  5. MORRER DO CORAÇÃO UMA OVA!!! VAMOS REVIGORAR NOSSO SENSO DE RESPONSABILIDADE COM A COISA PÚBLICA. CUIDADO ESTE, QUE ESSA QUADRILHA PETRALHA E SEUS ASSECLAS NÃO TTVERAM, DONDE SÓ SE PREOCUPOU EM ROUBAR E DÁ ESMOLAS. O QUE IMPORTA É QUE ESSE CICLO ESTÁ ACABANDO E SÓ TEM 11 MESES DE VIDA. SABER QUE ESSE NEFASTO CICLO QUE REZA NA CARTILHA CUBANA E ESSA CARGA GROTESCA DE INCOMPETÊNCIA JÁ ESTÃO NOS SEUS ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA, DANDO SEUS ÚLTIMOS SUSPIROS, TUDO ISSO TORNA-SE GRATIFICANTE E CONFORTADOR, FORA PT!!! FORA, REPÚBLICA FEDERALISTA CORRUPCIALISTA PETISTA!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA