PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LAJEDO FAZ DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL NAS ESCOLAS

Desde o início deste mês a Prefeitura de Lajedo, por meio da Secretaria de Educação iniciou um Diagnóstico Nutricional dos estudantes da rede municipal de ensino, cerca de 9 mil alunos serão beneficiados com a ação. A meta é concluir o diagnóstico até 30 de novembro. A ação inovadora no município conta com o envolvimento de sete profissionais. 

A implantação da avaliação busca gerar indicadores do estado nutricional desses estudantes, particularmente durante a idade pré-escolar, por refletir as condições nutricionais e, indiretamente, as influências do ambiente socioeconômico.

Lajedo é um município com população estimada em 38.545 habitantes, índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,611, abaixo do IDH médio dos municípios brasileiros (0,6993), com índice de pobreza de 50,07%. No qual, não há informações publicadas sobre o estado nutricional de crianças de escolas públicas.

O interesse em conhecer a magnitude dos problemas nutricionais reside na possibilidade de identificar a ocorrência dos distúrbios nutricionais, monitorar desigualdades sociais em saúde e, especialmente, possibilitar a identificação de necessidades de implementação de ações específicas e diferenciadas de nutrição e saúde.

Atualmente as crianças vêm apresentando graves problemas de saúde (obesidade, anemia, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial) devido a uma alimentação inadequada. Este quadro de saúde pública é multifatorial e não pode ser enxergado apenas do ponto de vista biológico, mas também vinculado aos aspectos culturais e sociais.

Essa avaliação torna-se importante para subsidiar a formulação de estratégias para prevenção e controle dos distúrbios nutricionais que acometem a infância. “A escola é o melhor meio de veiculação na promoção da saúde, por ser um ambiente que contempla a aprendizagem e a relação com a comunidade”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Neide Félix.  (Da Assessoria de Comunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA