PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SOLIDARIEDADE DE CHICO A GENOÍNO CUSTA CARO

De João Peres, na Rede Brasil Atual:

Raras vezes se vê uma notícia perdida neste mundo de sobre informação causar tamanha perplexidade. A informação da RBA de que o compositor e escritor Chico Buarque aderiu ao abaixo-assinado em defesa do deputado José Genoíno,  réu da Ação Penal 470, o mensalão, expôs na internet uma enxurrada de sentimentos que falam muito sobre como os brasileiros enxergamos os políticos e desconfiamos do funcionamento das instituições democráticas – por consequência, da democracia em si.

Entre os quase 300 comentários feitos até ontem apenas em torno da reportagem da RBA desconsiderando manifestações publicadas em outras páginas, xingamentos dominam, seguidos por elogios à atitude do cantor. Nas manifestações negativas reside o objeto digno de análise. Seria de se imaginar que a postura de Chico Buarque levasse a uma reflexão simples, banal: se ele está apoiando Genoino, não seria bom que eu tentasse entender o porquê?

O propósito da lista organizada por amigos do deputado não é outro que não esse: o de mostrar que, pelo respaldo social de que goza frente às acusações que recebe, o ex-presidente do PT talvez devesse ter recebido do Supremo Tribunal Federal (STF) outro tratamento. Sendo tarde para reverter a condenação, ao menos no todo, trata-se de um desagravo, na visão destes apoiadores, a alguém que recebeu uma pena injusta e que precisa ter sua honra resgatada.

Entre a reflexão e o linchamento, toma-se o caminho fácil das pedras nas mãos.

Os comentários começam com perplexidade: “Isso não é possível.. Um cara com o intelecto do Chico não faria uma bobagem dessa...”

Transformam o compositor em vítima da desinformação: “Ô Chico, até tu entrou nessa. Espero que sua fama de "pé frio" se confirme. Fala sério!”

Partem para a difamação: “Pilantra. O pai fundou o PT, a irmã tinha cargo... entre outras coisas. A falsa esquerda que se deu bem na ditadura.”

Chegam ao melhor “eu já sabia” de que se tem notícia: “Lógico! Ele foi um dos apoiadores dessa corja. Gostava muito do Chico. Hoje não gosto mais.”

Vão à explicação sociológica: “O cara é talentoso, mas com certeza o sangue burguês fala mais alto nessas horas. Nenhuma decepção!”

E apelam à antropologia e à biologia: “Ótimo compositor, mas péssimo ser humano. Eu já conhecia esta faceta quando mostrou-se contra a ditadura na época. Nos livramos da ditadura e ganhamos José Dirceu, Dilma, Lula, Delubio, José Genoino, etc.... Ou seja, trocamos 6 por 15 dúzias”.

Ao observar o comportamento exposto em redes sociais, sempre é bom manter um pé atrás, mas, neste caso, conversas à mesa do bar, no almoço de domingo e nos ônibus da vida estão aí para mostrar que os comentários colocados neste microcosmo não estão isolados neste mundo. Não é de hoje que se debate sobre a tendência de generalizar a política – ou melhor, os políticos, sempre entendidos como aproveitadores profissionais, incapazes de ter contato com a realidade e insensíveis. Embora a visão não seja desprovida de fundamentos, a extrapolação desta visão é que é um problema, com impacto direto em nossa vida democrática.

Não é de se surpreender com o linchamento porque os comentários sobre a posição do compositor nada mais fazem que reproduzir o senso comum acumulado ao longo de décadas, e contemporaneamente tornados públicos de forma instantânea pela internet. É mais fácil andar com a manada do que parar para pensar.

O que Chico fez foi emprestar seu prestígio para promover um convite a seus admiradores: vamos refletir se a chamada “opinião pública” está sendo justa com o deputado? A lista pró-Genoino tem apoios como os do escritor Fernando Morais, do cineasta Toni Venturi, da psicanalista Maria Rita Kehl. Muito à esquerda? Citemos Nelson Jobim, ex-ministro do STF e dos governos FHC e Lula.

A propósito, a carta intitulada "Nós estamos aqui" ultrapassa a casa da 7 mil assinaturas, entre elas as do jornalista Juca Kfouri e da cantora Beth Carvalho.

São chamamentos à reflexão. Não é preciso concordar com os apoiadores do deputado petista, mas não é construtivo, pessoal e socialmente, rasgar o convite sem lê-lo. Dá trabalho, é verdade, formar uma opinião sólida e consistente, e às vezes é preciso perder amizades para defendê-la – Chico que o diga. Mas é melhor para a democracia do que o senso comum. A ojeriza pela vida política, senso comum, é o que facilita o sequestro da mesma por poucos grupos econômicos que conseguem ditar as ordens no país e no mundo.

Isso leva a uma questão maior, que é a vulnerabilidade de nossa democracia. Uma população que acredita piamente em uma história, sem contestá-la, é uma população fácil de dominar. Assim como o admirador de Chico não deve confiar de olhos fechados no que ele está a dizer, tampouco deve ter como verdade inconteste aquilo que é divulgado por uma emissora que apoiou um golpe e uma ditadura, que manipulou uma eleição presidencial e que de lá para cá desestabilizou outras tantas, sem entrar na seara econômica, nas manifestações de junho e nos direitos sociais.

Chico paga o preço de ser bem resolvido: ele é feito pra apanhar, ele é bom de cuspir, mas não dá seu prestígio pra qualquer um, maldito Chico. Frente à perplexidade, é mais fácil culpar o outro do que tentar entender se estamos errando ou não. O que preocupa não é essa nossa Geni, calejada pela vida, rica e de reputação – e que não vai morrer por um linchamento de redes sociais. Preocupa saber que todos os dias milhares de Genis sofrem com essa linha de intolerância ao outro, tão natural na sociedade brasileira: ateus, prostitutas, presidiários, gays etc. O caminho em que as pedras ficam no chão é árduo. Mas é melhor para todo mundo.

10 comentários:

  1. * ! *

    Muito bem! Bom texto, ponderado, boa reflexão.

    Parabéns, Roberto Almeida!

    Para algumas pessoas, pensar talvez doa...

    .*.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é muito bom mesmo. Foi escrito pelo jornalista João Peres, da Rede Brasil Atual.

      Excluir
  2. É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO O QUE PREGA O ARTICULISTA JOÃO PERES DA REDE BRASIL ATUAL(BLOG DE CUNHO PETISTA). É PRECISO QUE OS LEITORES SAIBAM QUE OS BLOGUEIROS QUE VIVEM A SOLDO E MAMANDO NAS TETAS DAS ESTATAIS NESSE DESGOVERNO PETISTA, CONSEGUIRAM FAZER DE UM ESPAÇO VOCACIONADO PARA A LIBERDADE O TERRITÓRIO PRIVILEGIADO DO ASSÉDIO MORAL E DO AUTORITARISMO POLÍTICO. É COMO COSTUMA DIZER O JORNALISTA REINALDO AZEVEDO: “O PELOTÃO DE FUZILAMENTO DO PETISMO NÃO PERDOA A REPUTAÇÃO DE NINGUÉM, TENTA MATAR MESMO. E CONTA COM UMA REDE GIGANTESCA PARA ISSO, PARTE DELA FINANCIADA POR ESTATAIS E POR GESTÕES PETISTAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS. A PREFEITURA DE SÃO PAULO, NA GESTÃO DE FERNANDO HADDAD, DIGA-SE, TORNOU-SE UMA NOTÓRIA FINANCIADORA DE BLOGS SUJOS A SERVIÇO DE MENSALEIROS”. QUER DIZER, ESTÁ PROVADO QUE O PTismo INSTITUCIONALIZOU O LINCHAMENTO E NÃO O CONTRÁRIO. PENSE NESSE MONUMENTO DA MORALIDADE QUE É O PT(?), PENSE!!! NA VERDADE, ESSES BLOGUEIROS PETRALHAS ALÉM DE LADRAVAZES E MENTIROSOS, SÃO RIDÍCULOS...

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais eu tinha escrito para o blog da consciência e da ética. Andei ocupada demais lendo uns livros e preparando minha tese de mestrado; não resisto a elogiar o texto deste jornalista desconhecido que escreve e argumenta muito bem; Chico Buarque é o de sempre: ligado ao povo e as esquerdas solidário às vítimas da orquestração nazifascista brasileira; graças a Deus nem todos estão alienados e emburrecidos pelo Jornal Nacional ou enfeitiçados pelos belos olhos de Bonner. Já dizia Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra! burrice de sobra nessa satanização do PT de interesse das elites brasileiras que gostariam tudo como antes no quartel de Abrantes. VIVA CHICO BUARQUE DE HOLANDA!

    ResponderExcluir
  4. Peraí!!! O Senador da voz afeminada da extrema-esquerda psicótica, randolfe rodrigues impediu de maneira fascista o direito de ir e vir de do Deputado Bolsonaro. Agora esse frango se queixa que foi agredido ? Ele mesmo confessa o crime: “Na entrada, eu e senador Capiberibe nos colocamos à frente e dissemos para o Bolsonaro que ele não podia entrar, e que não era bem-vindo" temos aí um confissão e a prova de que a esquerda ultra radical raivosa fascista psicótica histéria odeia a democracia e a divergência.

    ResponderExcluir
  5. José Genoíno foi condenado por corrupção ativa portanto não se beneficiou dos recursos ..mas como presidente do partido se envolveu em falcatruas com emprretimos ilegais e uso do bb para financiar políticos corruptos ...portanto mesmo sem ter usufruído dos recursos praticou atos ilícitos masmo seno pau mandado ..pois era o predisente do pt ...e por isso foi condenado

    ResponderExcluir
  6. UMA MACAQUISSE CHAMADA “BLOG DA DILMA” (http://blogdadilma.com/), E “DILMA NA REDE” (http://dilmanarede.com.br), QUE SE INTITULAM, UM DELES, “O MAIOR PORTAL DA DILMA ROUSSEFF NA INTERNET”, FIZERAM UMA MONTAGEM EM QUE A IMAGEM DO PRESIDENTE DO SUPREMO, JOAQUIM BARBOSA, APARECE ASSOCIADA À DE UM MACACO(DE OUTRA VEZ FOI O MINISTRO NUM TRONCO). SE UMA PESSOA, SEM QUALQUER SEGUNDA INTENÇÃO, FIZER MENÇÃO A COR DA PELE DE UM IRMÃO AFRODESCENDENTE, PODE TER SUA VIDA INFERNIZADA: PODE IR PARAR NA FRENTE DE UM DELEGADO DE POLÍCIA, PODE FICAR PRESO, PODE SER CONDENADO, PODE FICAR COM A FICHA SUJA, ALÉM DAS DEMAIS IMPLICAÇÕES PENAIS. E NO CASO DESSES BLOG’s IMUNDOS?!?!?! SERÁ QUE OS PETRALHAS TÊM IMUNIDADE PRA FAZER O QUE BEM QUER OU O QUE DÁ NA TELHA?!?!?!! ESSE DOIS BLOG’s DA DILMA SÓ PODEM SER COMPOSTOS POR UM COVIL DE CANALHAS DESQUALIFICADOS OU SERÁ QUE SÃO APENAS SIMPLES IDIOTAS... O QUE PRECISAMOS TODOS NÓS BRASILEIROS, É DEIXARMOS DE SER IDIOTAS. NÓS É QUE PRECISAMOS DEIXAR DE SER IDIOTAS E ENTENDER QUE QUEM JUSTIFICA SEU ERRO APONTANDO O DO OUTRO, NÃO ESTÁ SE EXPLICANDO SOBRE AS ACUSAÇÕES QUE TEM CONTRA SI, E SIM SAINDO PELA TANGENTE SEM TER COMO SE DEFENDER. A PROPÓSITO, JÁ ESTÁ A VENDA NAS LIVRARIAS DE RECIFE O LIVRO DE OLAVO DE CARVALHO, “O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA”. NÃO DEIXEM DE COMPRAR ESSE LIVRO. SÃO APENAS 615 PÁGINAS QUE FARÃO DE VOCÊ UM EX-IDIOTA, SE FOR O CASO.

    ResponderExcluir
  7. "O artigo 5º da Constituição Brasileira diz: que você é livre para ir e vir, você é livre para se expressar." Agora gostaria de lembrar que ofender, é deformação de caráter. Nós que costumamos fazer nossos comentários, devemos na minha opinião, respeitar o contraditório, mais ainda, respeitar as pessoas e seus pensamentos, mesmo que as edéias de cada um sejam antagônicas as nossas, mesmo que sejam bobagens, porém devemos ter a nossa autocrítica, sem contudo ofender ou humilhar aqueles que não concordam conosco.

    ResponderExcluir
  8. EDMAR, LEGAL!!! PRINCIPALMENTE OS CANALHAS DOS ANÔNIMOS QUE AGRIDEM A QUEM QUER QUE SEJA SEM MOSTRA A CARA!!!

    ResponderExcluir
  9. ENQUANTO O AMIGUINHO CHICO JABUTI(O COMUNISTA CAVIAR) SOLIDARIZA-SE COM O QUADRILHEIRO GENOÍNO, PRESTEM ATENÇÃO EM ALGUNS TÓPICOS DE UM ARTIGO ESCRITO PELO MESMO MENSALEIRO JOSÉ GENOÍNO NO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO DATADO DE 29 DE ABRIL DO ANO 2000(TRÊS ANOS ANTES DO BANDIDO GENOÍNO CHEGAR AO PODER). VEJAM O QUE DIZIA O HONESTÃO GENOÍNO: “A corrupção fere de morte a cidadania. Num país tomado pela corrupção, como o Brasil, o cidadão se sente desmoralizado porque se sabe roubado e impotente. Sabe-se impotente porque não tem a quem recorrer. O corrupto sente-se à vontade para se justificar e até para solicitar o aval eleitoral para continuar na vida política. O poder no Brasil protege os corruptos. A estrutura do poder público é corruptora. Em paralelo, a estrutura fiscalizadora favorece a impunidade. No Congresso, medidas de combate à corrupção e mudanças moralizadoras da Lei Eleitoral foram sistematicamente derrotadas pela maioria governista, com o apoio de chefes dos poderes superiores. A sociedade já percebeu que a corrupção estrutural está albergada na falta de vontade de mudar e de punir e na vontade explícita de proteger. A corrupção assume a condição de normalidade da vida política do país. A degradação e a ineficiência do poder público atingiram tão elevado grau que não se pode mais acreditar que, apesar de lentas, as mudanças virão”. A PROPÓSITO, NO QUE DIZ RESPEITO A ESTE ARTIGO, DONDE O PURO GENOÍNO FAZ UM VEEMENTE APELO DE COMBATE A CORRUPÇÃO E SE DIZ INDIGNADO COM TANTO ROUBO NO BRASIL, EIS O QUE ESCREVEU O JORNALISTA AUGUSTO NUNES: “A seita que prometia acabar com a ladroagem, quem diria, agora luta para conseguir que três sacerdotes corruptos se safem do castigo reservado a quadrilheiros. Já eufóricos com a prorrogação da sobrevida do embargo infringente, os devotos programam um carnaval temporão caso os condenados sejam contemplados com a prisão em regime semiaberto. Pena que a festa precise acabar no fim da tarde: os três destaques(Dirceu, Delúbio e Genoíno), terão de dormir na cadeia”.


    P.S.: - O Estadão devia mover uma ação indenizatória contra o autor do artigo, por ele ter usado as páginas do jornal para praticar falsidade ideológica.

    P.S2.: - O EMBARGO INFRINGENTE É PRIMO LEGÍTIMO DO HABEAS CORPUS...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA