PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS ULTRAPASSA 135 MIL HABITANTES

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou uma estimativa da população brasileira neste ano de 2013, tendo como base o mês de julho passado. De acordo com o respeitado órgão do Governo Federal Garanhuns chegou a 135.138 habitantes. A maioria dos moradores da Suíça Pernambucana, como se sabe, vive na zona urbana. Os três distritos – São Pedro, Miracica e Iratama – e mais o restante da zona rural representam pouco, comparados com a cidade, que cresce pelas periferias, principalmente nas área da Mãe Rainha/Cohab I, Cohab II, Vale do Mundaú, Brahama, Cohab III e outros bairros.

Depois de Garanhuns o município com maior população nesta região é São Bento do com Una 56.413. Belo Jardim, com mais de 74 mil habitantes atualmente, já fica na área de influência de Caruaru. A terceira na relação é Bom Conselho, totalizando  47.273, seguida de Águas Belas (42.008) e Lajedo (38.545).

Minha cidade natal, Capoeiras, conforme divulgou numa boa matéria (que inspirou este post) o blogueiro Raimundo Lourenço, finalmente ultrapassou os 20 mil habitantes. Caetés cresce a cada dia e a estimativa do IBGE é que o município tem hoje 27.766 moradores.

Itaíba conta com 26.651 habitantes, Canhotinho 24.918, São João 22.162. As menores populações estão em Brejão (9.006) e Angelim (10.706). Este último, um município antigo, já foi superado por Jucati (11.061).

Caruaru continua como a cidade mais populosa do Agreste como um todo com 337.416 habitantes. Um crescimento impressionante é o de Santa Cruz do Capibaribe, há 30 anos uma cidade pequena e que já contabiliza segundo o IBGE 96.908 moradores.

8 comentários:

  1. Uma cidade cresce em população,mas também cresce os seus problemas diversos.

    Todo esse crescimento é fruto em grande parte do êxodo rural em nosso meio.Quando a gente anda pelas periferias das cidades é uma pobreza extrema.

    Muitas dessas pessoas não fazem nada.Não tem a menor expectativa de uma vida melhor.

    Tanta gente tirada dos grotões,do campo deixando de produzir.A realidade é que estamos nos preocupando apenas com a produção de milho para fazer os silos enquanto que a produção para o consumo humano está desaparecendo,é uma tristeza geral.

    A agricultura falida,a terra não existe para os pobres produzirem,as prefeituras atadas sem encontrar meios para incentivar essa gente,o governo menosprezou tudo e todos,e agora,cada um se vire como pode.

    Estamos invertendo a nossa realidade deixando de ser um país rural para ser um país urbano com poucas perspectiva de melhorias.

    Os nossos representantes sem planos,sem projetos,sem visão desse mundo que espera de cada um de nós uma visão crítica,mas que nos leve ao desenvolvimento social,cultural e industrial.

    ResponderExcluir
  2. Ainda é uma cidade boa de se morar, acredito eu!

    José Torres - Jornalista de Caruaru

    ResponderExcluir
  3. É verdade Roberto! Hoje Garanhuns tem um papel muito importante no agreste, além de polo educacional, técnico e médico, a Terra da Garoa tem empregado muita gente de outras cidades, "famílias inteiras" por isso também muita gente vem tentar a sorte aqui! Fato!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu deixei meu coração aí nesta linda cidade.

    Jandira Miguel - São Paulo

    ResponderExcluir
  5. morro de saudades dai,um dia eu volto..

    ResponderExcluir
  6. TBEM GOSTO DE MINHA TERRA (PELO FACEBOOK)

    Frei José Nemezio - Bahia

    ResponderExcluir
  7. Sou de Angelim e realmente não tem como nossa cidade crescer sendo governada por políticos comprovadamente irresponsáveis (para não dizer outros termos verídicos e pesados). São quase 100 ANOS DE ATRASO sendo ultrapassada em todos os sentidos por todas as cidades vizinhas. Chega de tanto atraso, Angelim precisa de uma INTERVENÇÃO FEDERAL para ver se a cidade pelo menos "anda". Desculpem o desabafo e medo das represálias de ser identificado pois não tenho "as costas largas".

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA