PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EMOÇÃO NA DESPEDIDA DE MESTRE DOMINGUINHOS

Saída da Região Metropolitana

Palmas do povo na BR-232
Outdoor na entrada de Garanhuns

Artistas na última homenagem ao Mestre

Após sair do Recife e percorrer mais de 230 km, passando pelas principais cidades do Agreste, os restos mortais do cantor, compositor e músico Dominguinhos foram sepultados em Garanhuns, por volta das 14h. A emoção marcou a despedida do Mestre, autor de sucessos como “Eu só quero um xodó”, “De volta pro meu aconchego” (com Nando Cordel), Amizade Sincera” (com Renato Teixeira) e “Meu Garanhuns”.
Palmas para Dominguinhos na saída da capital, na cidade universitária e nas cidades que cortam a BR-232, como Caruaru e Bezerros.

Na Suíça Pernambucana as pessoas foram às ruas desde a entrada da cidade e uma multidão se aglomerou no Cemitério de São Miguel para a hora do adeus.
Bênção do bispo Dom Fernando Guimarães, hino nacional e músicas do artista foram cantadas pelos presentes, dentre os quais estavam Guadalupe Mendonça, Mauro e Liv Moraes, a primeira ex-mulher e os outros dois filhos de José Domingos de Moraes.
O prefeito Izaías Régis era só emoção e não conseguiu segurar as lágrimas.
Mauro, emocionado, mas contido, disse que foi cumprida a vontade do seu pai e “graças a Deus deu tudo certo”. Ele que entrou na Justiça para trazer os restos mortais de Dominguinhos para Garanhuns. “Não precisava disso”, chegou a dizer no cemitério e numa entrevista a Rádio Marano deu a entender que outras coisas ainda vão se resolver depois.
Coisas da família, entre ele, Liv e Guadalupe, certamente.
Independente a essas questões Garanhuns recebeu seu filho ilustre com fogos, em clima de festa. No mausoléu construído no cemitério de São Miguel uma das frases marcantes da carreira do compositor: “De volta pro meu aconchego”, da canção composta em parceria com Nando Cordel.
Dominguinhos pediu para ser enterrado em Garanhuns por ter nascido entre as sete colinas, pelas recordações da cidade que o levaram a compor a música:
No meu Garanhuns
O forró é bom demais
Todo mundo se sacode
Cada vez querendo mais
Neve caindo
Ai, meu Deus, que coisa boa!
Suíça pernambucana
É a Terra da Garoa
Quando chega São João
É grande a emoção do povão
No Parque Ecológico Pau Pombo
Tem um relógio solar como atração
Foi lá que comecei junto com meus irmãos
Tocando na feira pra ganhar o pão
Tudo isso é motivo de recordações
Garanhuns, Garanhuns
Dominguinhos projetou a cidade por todos esses brasis. Hoje o artista recebeu de volta o carinho do povo do município e de outras cidades do Agreste. Está em casa. Guardado por Deus. (Fotos do G1, NE-10 e Betinho Cândido).

5 comentários:

  1. Dominguinhos merecia ser homenageado enquanto vivo, foi uma festa bonita e emocionante. Uma opinião pessoal e de varias pessoas é de ser contra mudar o nome da Praça Guadalajara. Deveriam colocar o nome de Dominguinhos na Duplicação da BR de Garanhuns a Cachoeirinha e que se une a BR Luiz Gonzaga. Mudar o Nome da Praça é o proposito maior é a verba para reforma o que já esta pronto, e destruir a Praça Dom Moura que é Arborizada para fazer concreto para se usar apenas uma vez no ano. Dominguinhos merece muitas homenagens, apesar de nossas autoridades só reconhecer o valor de Dominguinhos depois de sua morte. Se tiver de homenagear alguém faça enquanto vivo, depois de morto só serve para orgulho de quem faz a homenagem, o homenageado nunca saberá que foi homenageado. Valorizem enquanto vivo, dê flores enquanto vivo que depois de morto é só simbólico.
    Jonathas

    ResponderExcluir
  2. Não conheço você Jonathas, porém, permita lhe dizer que, não comungo com sua opinião... O Cantor Compositor Dominguinhos sempre foi exaltado aqui nesta terra de Simôa a qual ele não fincou raízes, mas construiu uma linda história musical....Pelo que entendi nessa composição (letra da música transcrita pelo brilhante jornalista Roberto Almeida), essa cidade das Sete Colinas, serviu de expiração do Mestre Dominguinhos. É bom que se diga que o mesmo foi bastante homenageado, tanto homenagens póstumas, como também vinha sendo muito reverenciado em vida por essa terra que orgulhosamente o pariu. Se a memória não me traiu, o primeiro Festival de Inverno, evento criado pelo ex Prefeito Ivo Amaral (que foi amigo particular do músico garanhuense), o Mestre Dominguinhos quem abriu a primeira edição do Festival. E, em outras edições Ele foi muito homenageado e merecidamente exaltado sim!! Se eu formos falar em Dominguinhos Roberto, vixe, são muitas palavras que nessas tão lidas pgs de seu blog não cabiam...Parabéns Prefeito Izaias Régis, não só pelas festas e sim!! Pelas pelo o emprenho e a luta de trazer o filho de volta pra Casa, para descansar em Paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom de mais para Garanhuns cer reconhecida também pela musica.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço você Jonathas, porém, permita lhe dizer que, não comungo com sua opinião... O Cantor Compositor Dominguinhos sempre foi exaltado aqui nesta terra de Simôa a qual ele não fincou raízes, mas construiu uma linda história musical....Pelo que entendi nessa composição (letra da música transcrita pelo brilhante jornalista Roberto Almeida), essa cidade das Sete Colinas, serviu de expiração do Mestre Dominguinhos. É bom que se diga que o mesmo foi bastante homenageado, tanto homenagens póstumas, como também vinha sendo muito reverenciado em vida por essa terra que orgulhosamente o pariu. Se a memória não me traiu, o primeiro Festival de Inverno, evento criado pelo ex Prefeito Ivo Amaral (que foi amigo particular do músico garanhuense), o Mestre Dominguinhos quem abriu a primeira edição do Festival. E, em outras edições Ele foi muito homenageado e merecidamente exaltado sim!! Se eu formos falar em Dominguinhos Roberto, vixe, são muitas palavras que nessas tão lidas pgs de seu blog não cabiam...Parabéns Prefeito Izaias Régis, não só pelas festas e sim!! Pelas pelo o emprenho e a luta de trazer o filho de volta pra Casa, para descansar em Paz!!!

    Josalia Pimentel

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA