PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ROMEU DA FONTE

Durante anos Romeu da Fonte foi advogado dos trabalhadores rurais de Pernambuco, atuando junto dos Sindicatos e da Fetape. Quando Miguel Arraes voltou ao Governo, após a eleição de 1986, o “baixinho” assumiu a Secretaria de Trabalho e Ação Social. Depois foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, até se aposentar.

Hoje Romeu está doente, alternando momentos de lucidez e de inconsciência. Antes dele ficar nesta situação, gravou horas de conversa com o jornalista Jodeval Duarte, que organizou um livro com as memórias do combatente advogado.

O trabalho, intitulado Doutor Romeu,  ficou muito bom e mostra toda a grandeza do ex-secretário, um homem que tinha apenas “metro e meio de altura”, mas foi um verdadeiro gigante na luta pelos direitos dos trabalhadores da palha da cana de Pernambuco.

Muitas histórias curiosas são narradas por Romeu da Fonte, que tinha uma capacidade de diálogo extraordinária e era dotado de uma paciência quase infinita, seja como advogado ou exercendo a função pública.

No livro são citados personagens importantes das lutas políticas de Pernambuco e do Brasil, antes do golpe militar e após a redemocratização. Destaque para o ex-governador Miguel Arraes, José Rodrigues (Fetape), José Francisco (Contag), Reginaldo Muniz (economista), Tânia Bacelar (economista) e homens do povo como Beija Flor, sindicalista e cordelista dos bons.

Um livro que contribui para a história do Estado e eterniza a figura singular de Luiz Romeu Cavalcanti da Fonte. Infelizmente a obra, publicada já há algum tempo, é desconhecida por muitos e acredito que para conseguir um exemplar será preciso recorrer a Jodeval ou Maria Ângela, a mulher admirável que apoiou todas as lutas do advogado e continua ao seu lado, cuidando dele com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA