PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO CONTRA ZÉ DA LUZ E NOVE VEREADORES

Tramita na Comarca de Caetés uma ação do Ministério Público de Pernambuco contra a Câmara de Vereadores e o ex-prefeito Zé da Luz. Tudo porque os parlamentares do município aprovaram quatro prestações de contas do antigo gestor, contrariando parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Ministério Público foi provocado a entrar com a referida ação por conta de uma representação da procuradora Germana Laureano. Segunda ela, muitas das Câmaras Municipais estão se omitindo do dever de julgar as contas dos prefeitos, enquanto outras contrariam o parecer do TCE sem nenhuma justificativa.

O Tribunal, num trabalho iniciado pela presidente Teresa Duere, vem atuando contra esta prática, que resulta no chamado “voto político”, desprezando a questão técnica.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já respaldou  a posição do Tribunal de Contas de Pernambuco, definindo que os vereadores devem motivar tecnicamente os seus votos, caso decidam divergir do parecer prévio do TCE.

Esse assunto foi abordado em primeira mão pelo blogueiro Raimundo Lourenço e domingo constou de uma matéria na página do Tribunal de Contas, publicada no Diário de Pernambuco.

Já está mais do que na hora de acabar com os vereadores “cabeça de lagartixa”, que são aqueles que nem leem as matérias do Executivo, apenas dizendo sim senhor ao prefeito de plantão.

É importante ressaltar que a ação do Ministério Público é contra o ex-prefeito e os vereadores que faziam parte da Câmara Municipal na legislatura passada

12 comentários:

  1. O Ministério Público está de parabéns. Muito bom. Vamos ver se acaba esta história de prefeito roubar e ficar por isso mesmo. Será que vai funcionar para a Câmara de Garanhuns? Aprovaram as contas de Luiz Carlos rapidinho. Será que têm justificativas plausíveis para tal?Sei não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde os meus 12 anos que ouço algumas pessoas falarem no Tribunal de Contas do Estado.Esse órgão não é novo entre nós.

      De vez em quando aparece um carro com as siglas TCE e muita gente fica se perguntando e se questionando.Alguns funcionários de algumas prefeituras do interior quando o TCE entrava na Prefeitura eles saíam pelos fundos e não se identificavam.

      Outros ficavam para mentir e dizer que o Prefeito,os Secretários teriam viajado.

      As comissões de licitações praticamente não existiam e quando existiam trocavam alho por bugalho.Muitas prefeituras não tinham uma máquina de datilografia,nomeavam para compor as comissões de licitações pessoas semianalfabetos e totalmente leigas no assunto.

      As comissões nada ganhavam.Quando cheguei a Prefeitura e aguentei a barra praticamente sozinho com a minha máquina de datilografia porque a prefeitura não tinha nenhuma.

      Banheiro nem pensar. As necessidades fisiológicas eram feitas nas casas do vizinho,na sorveteria e nos bares.Uma Prefeitura não ter banheiro masculino e feminino que vergonha e somente veio a ter em 1993.

      Antes de nós governaram o Município três ex-prefeitos.Um governou 8 anos, outro 12 anos e outro 6 anos. Todos juntos nunca tiveram a visão de construir um banheiro e muito menos uma Prefeitura. A Câmara de Vereadores emprestada e ainda hoje paga aluguel.

      É uma verdadeira casa de mãe Joana e a casa de ferreiro cujo espeto é de pau. Isto é uma vergonha!.

      Os Vereadores e ex-vereadores nunca foram capazes de apresentar uma EMENDA para beneficiar a sua comunidade com pelo menos uma PASSAGEM MOLHADA,um açude,um estrada,um posto de saúde,uma barragem,um abastecimento d!agua e uma estrada asfaltada.

      A maioria sempre votou com a maioria e dizendo sim sim não não por duas vezes consecutivas.

      Em época de eleição de presidente da Câmara Municipal parte deles se vendem e usam e abusam em querer tirar proveito de tudo.Era esta a situação da maioria das Câmaras Municipais e das prefeituras dos municípios do Brasil até 1992.

      Excluir
  2. como é que uma pessoa é tão enrolado com a justiça do que esse ze da luz. meu deus!

    ResponderExcluir
  3. E agora,Jose?como vai ser?como nessa reuniao,que forçassam as pessoas (funcionarios da camara)para abrirem as portas para fazerem a reuniao,para votarem nas suas contas,mesmo contra o TCE,ou tem outra soluçao.a nao ser mais uma vez regitada pela a camara atual.a coisa ta feia.

    ResponderExcluir
  4. aqui em caetés quem mandava sem duvida era o zé da luz ate nos veriadores. mais este tempo acabou agora quem mando são os eleitores que isto sirva de lição para todos tanto para o zé e os veriadores que fizeram parte do comprou de zé da luz quanto para os que estão presente agora a população desta cidade tem que fica de olhos bem abertos com os gastos do dinheiro publico

    PARABENS AO MINISTERIO PÚBLICO QUE FAÇA VALER A LEI.

    ResponderExcluir
  5. UMA CÂMARA DE VEREADORES DEVERIA SER COMPOSTA POR PESSOAS NO MÍNIMO COM ENSINO MÉDIO COMPLETO, QUE SOUBESSEM LER E DISCERNIR O CERTO E O ERRADO, NÃO POR UM MONTE DE DESQUALIFICADOS QUE APROVAM TUDO QUE O PREFEITO MANDAR A TROCO DE PROPINAS BENS MATERIAS E VANTAGENS INDEVIDAS. É O CASO DE CAETÉS QUE O ZÉ DAS TREVAS EM TODOS OS PROJETOS ENVIADOS, PRIMEIRAMENTE CHAMAVA TODOS OS VEREADORES À RECIFE E VEJAM SÓ: AÍ DAQUELE QUE NÃO FOSSE. ALI DITAVA AS ORDENS EMANADAS PELO DITADOR COMTEMPORÂNEO. MÁS AS COISAS MUDARAM ESSES QUE APROVARAM AS FALCATRUAS, HOJE PODEM FICAR INELEGÍVEIS, RESPONDEREM POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, FORA O QUE PODE SER APURADO NA ESFERA CRIMINAL. GRANDE AVANÇO NA LEGISLAÇÃO POIS RESPONDEM E TEM QUE JUSTIFICAR PORQUE VOTARAM CONTRA A RECOMENDAÇÃO DO TCE. A JUSTIÇA TARDA MAIS NUNCA FALHA NUNCA. AVANTE.

    ResponderExcluir
  6. Vale ressaltar que os votos contrário a Zé da Luz foram dos então vereadores Armando e Gordo, os demais que votaram seguindo o Zé vão ter que se explicar perante à justiça. Como devem ter comido muito, com certeza deixaram separado o dinheiro de gastar com os advogados.

    ResponderExcluir
  7. OPOSIÇÃO MISERÁVEL ESSA DE MINHA CIDADE CAETÉS COMERAM,COMERAM E COMERAM OS ROUBOS MAIS ZÉ DA LUZ HOJE CRUCIFICAM O MESMO, MAIS TUDO BEM, SAIBAM QUE UM DIA SERÁ COM O SENHOR ATUAL PREFEITO QUE TAMBÉM ERA DISCÍPULO DE ZÉ DA LUZ.

    ResponderExcluir
  8. AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA.

    ResponderExcluir
  9. Fica cada vez mais comprovada a grande injustiça que nós munícipes de Caetés sofremos com Zé do candeeiro. A farra de dinheiro foi grande. Os projetos superfaturados e nada se via. Foi muita verba pra poucos bolsos. Foi muito tempo de mamata. Eles tão tão cheio de dinheiro que acham que não vai se acabar. Mas como Quem faz aqui aqui paga. Paguem centrava por centavo do que não passou pela peneira da justiça. E os vereadores medíocres paguem por compactuar com a esganação.

    ResponderExcluir
  10. Aqui em Garanhuns quase todos Vereadores são cabeça de lagartixa o prefeito mando e eles logo aprovam tão quase todos na mão do prefeito por favorecimento de cargos e regalias não e Sr. Roberto Almeida

    obs: quero ver mesmo se você publica este comentário

    ResponderExcluir
  11. O JORNALISTA ROBERTO ALMEIDA TEM LIBERADO SIM A POSSIBILIDADE DE EU E VOCÊ CONCORDAR OU DISCORDAR.OS ASSUNTOS E OS TEMAS SÃO E FORAM DIVERSIFICADOS.PRATICAMENTE TODOS TIVERAM E TÊM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO MESMO AQUELES SÃO AFOITOS E QUE USAM PALAVRAS DE BAIXO NÍVEL E MUITO AGRESSIVA.QUANTO A MATÉRIA ACIMA REFERENTE AO PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO É UMA AÇÃO LOUVÁVEL.CANSAMO-NOS DE VER PROSPERAR TANTAS INJUSTIÇAS NESTE PAÍS COM OS QUE TEM COMPETÊNCIA,SERIEDADE E SERVIÇOS PRESTADOS.ESSAS MARIAS VÃO PELA CABEÇAS DOS OUTROS E EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO ENTENDE É PORRA NENHUMA. NÃO SABEM SEQUER O SIGNIFICADO DE UM REQUERIMENTO,UM OFÍCIO,UM MONÇÃO HONROSA,UM PROJETO DE LEI,UM PROJETO DE RESOLUÇÃO,UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS AÍ É QUE A INCOMPETÊNCIA REINA,NÃO SAI DA CIDADE PARA IR ATRÁS DE NADA,SOMENTE SABEM BALANÇAR A CABEÇA FEITO LAGARTIXA E VÃO PARA UMA REUNIÃO PARA COMER PIPOCA E COMER BOLACHA MARIA E COM SAL E ÁGUA.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA