PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OPOSIÇÃO TENTA TOMAR DIREÇÃO DA UPE


A Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns, que também administra os campi de Arcoverde, Caruaru e Salgueiro vive um momento de efervescência política com o período de eleição para diretor da unidade que será realizada no dia 24 de abril.

A disputa está polarizada entre duas chapas (1 e 2), na chapa 1, do lado da situação, com apoio do prof. Pedro Falcão estão os professores Clóvis Gomes (diretor) e Fabio Formiga (vice-diretor). Representam a continuidade, mas com modestas intenções, alegando dificuldades orçamentárias.

Do outro lado, na oposição estão o prof. Manoel de Barros (diretor) – atual vice-diretor e que não conta com apoio de Pedro Falcão – e a prof.ª Maria Inez (vice-diretora). Com um conjunto de propostas ousadas como a construção do refeitório (RU), do prédio de alojamento para estudantes, professores e funcionários, do Hospital Universitário vinculado ao recém criado curso de Medicina, da modernização e expansão da clínica de Psicologia, da Livraria da Universidade. Neste último exemplo, lembremos que Garanhuns, muito embora tenha se tornado uma cidade com vocação universitária, haja vista os campi da Rural (UFRPE), da unidade da Federal (UAG) e da autarquia municipal (AESGA) não possui de fato uma livraria que atenda às necessidades de um público universitário que necessita  fazer pesquisas acadêmicas.

A ousadia destas propostas e de outras – como a gratuidade na escola de aplicação e a construção de prédio próprio para ela – se baseia num planejamento da equipe que o apóia, formada por professores doutores, funcionários e lideranças dos alunos, por isto o lema da campanha é Vamos Todos Juntos! A cor da campanha é o azul, daí a chamadaOnda Azulque inunda as redes sociais no âmbito do Agreste Meridional.

O site da campanha em que se encontra o plano de metas integral e outros detalhes da campanha é www.vamostodosjuntos.com.br (Professor Jairo Nogueira Luna).


*O material foi produzido pelo coordenador da chapa oposicionista. O mesmo espaço está aberto para que os candidatos da situação também possam expressar suas ideias.

NOTA - Há uma polêmica por parte dos alunos da UPE por conta do título do post. Esquecem eles que em português existe o recurso da "figura de linguagem" muito usada na Literatura e no Jornalismo. Na manchete foi usada essa estratégia para tornar a chamada mais forte. Tomar, no caso, não foi usado no sentido de "ganhar à força", já que se trata de um processo democrático. Ou não se pode tomar pelo voto, pela força da comunidade acadêmica?

Teve aluno até que viu a chamada no face e saiu atirando, fui chamado até de ditatorial e me posicionar no processo. Ora, desde que o texto foi publicado há um esclarecimento de que se trata de uma produção de um professor ligado à chapa oposicionista. Outra coisa: o mesmo espaço continua aberto aos que estão com os candidatos da situação.

24 comentários:

  1. Vamos Todos Juntos É Chapa 2 Õ/

    ResponderExcluir
  2. Genicélia Cardozo de Lima Arcoverde10 de abril de 2013 às 13:27

    Dá-lhe Manoel, é chapa II com toda certeza que é o melhor para UPE.
    Prof. Manoel Barros conhece bem as necessidades dos alunos,é gente como a gente sabe ouvir os dicentes e os docentes,é por isso que meu voto é Chapa II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito Genicélia que voçê seja uma acadêmica pois dizer um absurdo desses tem que ser uma cabeça de bagre que não conhece a realidade vivida pela UPE e nem tampouco sabe o que a chapa de Manoel pode fazer de estrago na Unversidade. É a chapa do blefe do atraso, o tempo todo afirmando devaneios e voçê afirma que é o melhor para a UPE? francamente quem conheçe os avanços da nossa universidade na gestão do Prof. Pedro Falcão sabe perfeitamente que precisamos dar continuidade as ações para fortalecer a instituição e para isso precisamos eleger o Prof. Dr. Clovis e o Prof. Dr. Fabio Formiga que estão realmente antenados com as reais necessidades dos nossos campus. Portanto chega de dinossauros, vamos a vitória do avanço frente ao atraso. Chapa I neles.

      Excluir
  3. As promessas são de impacto sem dúvida mas com alguns complicadores... vejamos:
    1. A construção de refeitório e alojamento depende de recursos que a Unidade de Garanhuns não tem , ou seja a unidade por si não pode construir estes espaços porque não tem dinheiro. O máximo que o gestor pode fazer é pedir. Pedir ao governo estadual e a bancada federal mas jamais prometer com segurança que esta obra vai acontecer. Para comprovar o que afirmo basta procurar o setor de finanças da unidade e analisar o quanto está disponível.
    2. Prometer um hospital universitário é no mínimo não conhecer o custo de uma obra dessa natureza além da demanda de funcionários públicos necessárias para a manutenção de um hospital. A Universidade de Pernambuco não tem autonomia
    financeira para disponibilizar vagas de concurso para funcionários e professores sem a chancela do governo do estado, como garantir a criação de um hospital? Não precisa fazer parte da gestão para rebater essa proposta, qualquer aluno do curso de Medicina pode confirmar o que estou apresentando. Quem constrói Hospital é o Governo do Estado de pernambuco não é a UPE - Garanhuns.
    3. Sobre a Clínica de Psicologia, ela já está sendo construída em prédio novo, com recusos extras conseguidos pelo professor Pedro Falcão, assim não entendo como se modernizar algo que nem está pronto.
    Acho válido que as duas chapas tenham propostas mas espero que a comunidade acadêmica analise o que são propostas para a construção de fato de uma Universidade Fortalecida nos seus alicerces de Ensino, Pesquisa e extensão e propostas meramente assistencialistas.

    ResponderExcluir
  4. é isso aí professor Manoel,,,,prppostas se faz com quem tem boa vontade..e força..
    seu espirito de luta e vontade fazer as coisas da UPE avançarem fazem toda a diferença
    por isso vamos todos juntos eleger Manoel que tem competencia e garra pra levar essa entidade a modernidade
    estou com vc e sua chapa..e peço que todos entrem nessa onda azul de esperança e vontade de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito nas promessas apresentadas pelo Prof. Manoel. Já trabalhei em um projeto coordenado por ele e sua equipe, e desde o ano passado estou sem receber nenhum pagamento. Outra coisa, Profa. Maria Inez não sabe tratar ninguém... É grosseira e mal-educada com todo mundo. Os professores que estão apoiando Manoel são exatamente os professores que a gente ver menos na faculdade como Prof. Jairo, que eu não sei nem o sobrenome dele e Profa. Denize. E tem outra coisa que eu acho importante, onde estava o Prof. Manoel e sua vice na crise do curso de medicina o ano passado. Várias vezes vi Profa. Maria Inez dizer que o curso de medicina devia fechar e que Garanhuns é uma cidade pequena pra um curso desses.Eu acho isso um aburdo

    ResponderExcluir
  6. O lógico e o mais provável é que o Professor Manoel Barros candidato a Diretor e a sua Vice-Diretora Maria Inez não estão tentando tomar a Direção da UPE Campus Garanhuns de inguém, pois a Universidade não é uma empresa Privada, há uma eleição para se disputar a vaga de Diretor da UPE Garanhuns. É um processo democrático como todo outro em qualquer repatição seja ela municipal, estadual ou federal. Eleição não se TOMA, se ganha, se conquista, e é o que eles estão tentando fazer. Pelo que eu vi é possível conferir o EDITAL DA ELEIÇÃO no site deles próprios, os mesmos fizeram questão de divulgar. As duas chapas irão concorrer. Ninguém está tentando tomar nada de ninguém, pois aquilo é do POVO e se trata de um PROCESSO DEMOCRÁTICO. Seria recomendável esse título ser reavaliado. Parabéns ao grupo da Chapa Vamos Todos Juntos! que está tentando tranformar a universidade mais democrática e Humana! PARABÉNS! Douglas

    ResponderExcluir
  7. Quero Manifestar meu respeito aos meus colegas da UPE, Prof. Clovis e Prof. Fabio. NUnca tive interesse em romper com Prof. Pedro Falcão isso se deve a pressão que recebi de vários colegas inclusive a Profa. Inez. Peço desculpas em nome de alguns colegas que agem de forma revoltante em busca do poder . Só sou candidato devido as vontades de alguns professores mas estouaqui pra dizer que na próxima semana vou retirar a minha candidatura e acabar de vem com isso Sou um home de quase 70 anos e estou perto de meaposentar e não vou ser usado por uns poucos contra a nossa querida UPe.

    ResponderExcluir
  8. Oposição? Manoel é vice diretor a dois mandatos. O que ele fez nestes sete anos e meio?
    Assumiu a direção e Prof. Pedro teve que voltar porque travou toda a gestão.

    ResponderExcluir
  9. Fiz o curso de administração em Salgueiro e conclui o curso graças aos Profs. Pedro e Clovis. No inicio do curso quem vinha administrar era o Prof. Manoel e deixo vários problemas de ordem pedagógica e administrativa por aqui. Depois o prof. Pedro organizou toda a parte administrativa, esta uma maravilha a estrutura atual e o Prof Clovis organizou a parte pedagógica. O que esta faltando aqui é a criação de novos cursos.

    ResponderExcluir
  10. Como o nome de um colega que prezo muito foi citado nos comentários acima vejo no direito de o defender: O prof. Jairo está na UPE desde 2007, nesse período foi um dos professores que mais orientou iniciação científica num total de 12 iniciações com bolsa, número semelhante em tão pouco tempo apenas atingido pelo prof. Benedito Bezerra. é o coordenador do projeto Minter UPE-UFS que promoveu ao mestrado 14 professores da UPE que tinham apenas graduação. É o diretor da revista Diálogos que se encontra no oitavo número e que é a única publicação da UPE-garanhuns com inscrição nos períodicos qualis e em visas de conseguir a inscrição no Document Object Identifier. Em nenhuma das disciplinas que ministrou nos sete anos em que está na Universidade deixou de cumprir a carga horária, não existindo nenhum processo discente contra o professor ou qualquer reclamação a este respeito. Pariticipou nestes 7 anos de 23 congressos - como parte necessária da divulgação de seu trabalho - todos sem nenhum apoio financiero da UPE - fez pós-doutoramento sem apoio da UPE ao contrário de outros colegas que conseguiram afastamento integral, tendo tirado o Certificado de pós-doutor pela Universidade de São Paulo, a maior da América Latina, é autor do projeto Projovem Saberes da Terra da UPE que está formando 1.200 professores da pública para a educação rural e ambiental. Tem 21 livros publicados e tem a maior média de produção acadêmica da UPE Garanhuns. Afora isto atende semanalmente os alunos com dúvidas em sua sala cotidianamente além de ter também nos últimos 12 meses substituído colegas que tenham se ausentado por motivos pessoais ou de saúde, tudo de livre e espontânea, chegando a ministrar 22 aulas semanais, como foi nos meses de fevereiro-março de 2012, quando nenhum dos seus colegas efetivos ministrou mais de 16 aulas semanais. Apóia a candidatura do Prof. Manoel Barros e da prof.ª Maria Inês pois que ver a UPE no lugar que ela merece, como uma instituição que tem pesquia de verdade, extensão de verdade e professores capacitados de verdade!
    Antônio Carlos
    vontade.

    ResponderExcluir
  11. Estão querendo menosprezar a inteligência das pessoas, com promessas eleitoreiras. Prometer a construção de um hospital universitário, vai de encontro as políticas publicas dos ministérios da saúde e educação. Os estágios da área de saúde são no sistema único de saúde. Praticamente todos os hospitais universitários existentes na atualidade estão com problemas, como é que vai construir um novo? Brincadeira.

    ResponderExcluir
  12. É incrível a indecisão do professor Manoel e sua equipe. Em um dia o coordenador da campanha diz que é oposição, no outro o candidato desmente. Mas, para quem conhece, isso não é surpresa, foi assim dos quasebtres meses que ele ficou na direção da UPE.

    ResponderExcluir
  13. Ai ai o desespero tá grande em prof. Pedro e companhia...
    se desesperem não que o dia 24 não chegou ainda ok!
    Acusar prof. Manoel de ter feito nada durante o tempo que foi visse diretor, é o mesmo de dizer que Já que Pedro Falcão não fez absolutamente nada deveria ter sido Manoel, como visse a ter feito, Mas sabemos muito bem que Prof. Pedro Falcão é autoritário político só pensa em se promover e ainda por cima é brabo, então como Prof. Manoel conseguiria trabalhar em paz com um homem desses por perto.
    O que ocorre é que Pedro quer colocar Clóvis no poder pra continuar mandando na UPE e se promover já que pretende se candidatar a vaga de reitor da Universidade, até sair espalhando para os alunos que é Pró Reitor sem ser o homem inventou ai sabe fazer sensacionalismo!
    Outra coisa se Pedro como diretor não fez nada na crise do curso de Medicina o ano passado, como Manoel como visse ia fazer... é só pensar!
    Prof. Clovis foi o pior coordenador do curso de Biologia que Biologia já teve, gente ele faltava de mais numca estava presente quando os alunos precisavam, numca foi simpático com os alunos, tá sendo agora por quer votos! e os alunos não são bestas não sabem disso.
    Só mais uma coisa quem ousou se passar pelo Prof. Manoel ontem deveria saber que falsidade idelógica é crime, e o Prof. Manoel não desistiu nem irá desistir da campanha não. e tenho dito
    Ricardo Mendonça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem resolveu os problemas do Curso de Medicina?
      A Pró-Reitoria de Interiorização foi aprovada em Reunião do Conselho Universitário, orgão maior da Universidade.
      A escolha de Clóvis e Fábio não foi do Prof. Pedro e sim saiu em uma reunião com todos os professores que passaram pela gestão e ouvidos os Servidores Técnico Administrativos.

      Excluir
    2. O problema do curso de Medicina não depende apenas da vontade de um diretor de um campus, ou vc acha que ele deveria retirar dinheiro do bolso para fazer tudo o que era necessário? numa Instituição se tem uma coisa chamada hierarquia, assim um diretor não tem o poder do governador e do reitor para realizar tudo o que é necessário, dentro do possível ele contornou e resolveu grande deficiências do curso de medicina. Ou vc acha também que foi professor Manoel que brigou para existir um curso de Medicina aqui? Pedro é bem articulado com a reitoria e possibilitou muitas mudanças para UPE Garanhuns.

      Excluir
  14. O pessoal da Chapa 1 de Falcão está perdendo a estribeira. Estão se perdendo na eleição. Acharam que ia ser como a quatro anos atrás, bastava só coloca três forrozeiros para tocar na frente da faculdade já sabendo que estava ganho. - Esse ano está sendo diferente Falcão! Você ainda tem uma semana para escrever suas propostas. Os alunos querem ideais, querem ações concretas, querem expectativa de ser alguém na vida! Ana Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vc está bem orientada, achando que professores do século passado são as pessoas ideais para dirigir um Universidade, como vc quer ser alguém na vida?.

      Excluir
  15. O Professor Manoel e a Professora Maria Inez estudaram em conjunto com professores do grupo propostas possíveis de cumprir, basta ter BOA VONTADE, e isso Manoel Barros e sua Vice tem de sobra. Eles possuem até um link na página deles que ensina como eles podem cumprir suas propostas, nesta página eles mostram que é possível e ainda ensinam como fazer. Dão uma verdadeira aula de como desenvolver projetos e administrar recursos para uma Universidade. Coisa que os professores opositores não sabem fazem, estes poderiam acessar a página para também aprender antes de entrar numa jogada dessas. Clovis e Formiga vejam aí o antes de ficarem criticando os outros de mentiroso. http://vamostodosjuntos.com.br/comofazer.html Marta Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha querida Marta voçê esta realmente acordada? pois afirmar que Manoel e Inês estudaram as propostas com os professores é de estranhar pois um grupo de professores universitários não poderiam prometer tantos absurdos. Esta chapa representa o que tem de mais atrasado na UPE é a chapa dos dinossauros e voçê ainda acredita? acreditar nos deveneios da chapa de Manoel é acreditar que Papai Noel existe.Acorde, ainda é tempo.

      Excluir
  16. Quem acusou a Profª Maria Inez de não saber tratar ninguém, grosseira e mal-educada com todo mundo, não a conhece realmente e só pode estar com muita inveja, pois ela é a 1ª mulher a ser candidata a vice-diretora, sendo escolhida pela maioria dos funcionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não sei dizer, porém afirmo que a mesma não tem condições de tomar decisões junto a professor Manoel de forma adequada uma vez que nem titulação compatível com um professor Universitário do século XXI possui, ele e ela pararam no tempo, não evoluíram, não acompanharam a evolução de uma Universidade moderna, acham que Universidade é uma mera reprodutora de conhecimento e não geradora do mesmo, são do tempo do giz e das transparências, pra não dizer do milho e da palmatória.

      Excluir
  17. Votar na chapa 2 é assinar o atestado de óbito da UPE e garantir uma Universidade evoluída, porém para o século passado. A UPE precisa dar continuidade ao trabalho que está sendo feito, fazendo com que a mesma se comporte como Universidade de fato, com produção científica, extensão, etc. Sendo assim a Chapa 1 possui dois doutores que preenchem os pré-requisitos para tal função: titulação, ideias novas e avançadas, compromisso, grupo de professores titulado, antenados com as evoluções e que buscam qualificação, coerência com as propostas e pé no chão, assim votem chapa 1!

    ResponderExcluir
  18. Pelo que sei a Profª Inez é Doutoranda, assim como o atual diretor. O que vale é experiência, não esqueçam que foi com a mesma sendo Diretora que a Escola de Aplicação obteve várias conquistas e resultados importantes. Depois da saida da Profª Inez a escola nunca mais foi a mesma, é só perguntar a qualquer aluno, pai, professor ou funcionário.

    Jailson da Silva.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA