SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

terça-feira, 23 de abril de 2013

ÍNDIOS XUCURUS FAZEM APRESENTAÇÃO PARA ESTUDANTES DE LAJEDO

Um grupo de 100 índios da tribo Xucuru de Ororubá, de Pesqueira, estará em Lajedo na próxima sexta-feira fazendo uma apresentação para alunos da rede municipal de ensino. Os indígenas irão interagir com os estudantes fazendo demonstrações de danças típicas, costumes praticados nas tribos e até mesmo do dialeto utilizado entre os primeiros habitantes do Brasil.

A iniciativa de levar os índios até os alunos da rede municipal foi do próprio prefeito Rossine Blesmany, que também é indígena. “Esta é uma oportunidade que os nossos estudantes terão de conhecer mais de perto a cultura do povo indígena, saindo do que se aprende nos livros e vivenciando tudo na prática”, justifica o prefeito. Para Rossine, o contato das crianças com os índios é muito mais do que curiosidade e sim uma grande aula de história.

O encontro no Colégio Normal deveria ter acontecido na sexta-feira passada quando se comemorou o dia do índio no Brasil, mas representantes da tribo estavam em Brasília participando de protestos no Congresso Nacional.

2 comentários:

  1. Novidade sobre o Dom Moura, agora está interditado! Sugiro publicação à respeito: http://www.simepe.org.br/novoportal/?p=12940

    ResponderExcluir
  2. Uma bela e encantadora apresentação.Essa cultura precisa sim ser resgatada.Os índios fazem parte da nossa civilização e foram os primeiros a cultivar a cultura de forma simples e natural.

    Parabéns!

    ResponderExcluir