PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CHÁVEZ INCOMODA MESMO DEPOIS DE MORTO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, incomoda e divide opiniões até depois de morto.

A revista Veja que chegou às bancas neste final de semana bateu pesado, sem respeitar a dor dos chavistas e o fato do homem ainda estar no caixão.
Segundo o Portal Brasil 247 o jornalista Duda Teixeira - enviado a Caracas - e a revista Veja destilam ódio e preconceito em relação ao líder venezuelano morto.
O bombardeio ao presidente começa na capa, produzida a meia luz com o título "Chávez – a herança sombria". Dentro, o tom é ainda mais agressivo. A reportagem das páginas internas é intitulada "A maldição da múmia" e dá a entender que o fantasma chavista assombrará a América Latina ainda por muitas décadas.
Para comprovar a "herança maldita" deixada pelo Hugo Chávez, a Veja listou alguns pontos como o retorno dos militares à cena política, a "destruição das instituições", a "mentira como política", a escolha de um "inimigo externo" (no caso, os Estados Unidos), o "culto à personalidade", a "dilapidação do patrimônio", a "demonização da classe média", o "intervencionismo", a "bajulação dos tiranos" e a "utopia do bem coletivo".
Muitos consideram o líder bolivariano um fanfarrão, um populista que se eternizou no poder manipulando as massas. Outros, porém, tem opinião favorável ao presidente e procuram endeuzá-lo.
É o caso do jornalista esquerdista francês Salim Lamrani, que escreveu um texto apresentado 50 pontos positivos de Hugo Chávez.
Salim considera que o presidente venezuelano alcançou legitimidade democrática incontestável, por ter vencido 15 eleições em seu país. Segundo ele até o ex-presidente americano Jimmy Carter reconheceu o sistema político da Venezuela como “o melhor do mundo”
O jornalista informa que Chávez universalizou o acesso à educação e erradicou o analfabetismo em 2005, com reconhecimento da Unesco. Salim Lamrani também afirma que o presidente ampliou o acesso da população aos médicos e reduziu à metade a taxa de mortalidade infantil.

Chávez seria ainda o responsável pela redução da pobreza, elevação do IDH e feito da Venezuela o país com menos desigualdade na América Latina.

Na sua relação de elogios o francês ainda cita o aumento de idosos aposentados, construção de 700 mil moradias de 1999 até hoje, distribuição de um milhão de hectares de terra, redução da taxa de desemprego de 15,2% para 6,4%, elevação do salário mínimo, aumento de proteção às mulheres e elevação do PIB, que passou de 4.500 dólares em 1999 para 10. 810 dólares em 2011.
Quem está com a verdade nessa história, a Veja ou o jornalista francês? Provavelmente há exagero dos dois lados. Cada um traçou o perfil de Hugo Chávez de acordo com sua ideologia.
Logicamente, apesar de atacado por amplos setores em seu país, no Brasil, nos Estados Unidos e outros lugares do mundo,o venezuelano tinha muita força junto às grandes massas. Alguma coisa ele fez para cair nas graças dos pobres e ficar tanto tempo no poder.
É cedo para julgá-lo ainda. A História certamente mostrará o verdadeiro Chávez, com suas qualidades e seus defeitos. 
Fotos (Brasil 247): 1) A Veja mostra Hugo Chávez com cara de homem mau; 2) Milhões de venezuelanos vão às ruas prestar homenagem ao presidente.

13 comentários:

  1. José Fernandes Costa9 de março de 2013 às 20:47

    Amanhã (ou hoje) farei outro comentário. - Cheguei de viagem agora, às 20h40. E vou sair, sem saber a que horas volto. - Só sei que o ódio dos editores indignos da Veja, não anula o pensamento de muitos jornalistas, diplomatas e sociólogos sérios e isentos, a exemplo de Eric Nepomuceno e outros. - A figura de Hugo Chávez requer profundas discussões sobre a sua atuação na Venezuela. - Além de muitos efeitos para a América Latina./.

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino será que foi o Sr. Cachoeira, que ordenou que publicasse esta matéria? Afinal ele retomou as atividades após um ano de prisão, esta globo e seus jornais, não valem um tostão...

    ResponderExcluir
  3. Era muito inteligente corajoso ! fará falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é Louco. Este cara era um ditadorzinho, que queriria tirar a paz da america látina e do mundo atravez do Irã e Corea do Norte. Não fara falta, o mundo respira um pouco aliviado. Ele era seguidor de Fidel outro bandido.
      Jonas amauri - Recife

      Excluir
  4. Ele fez com que a PDVSA vendesse gasolina a 5 centavos o litro dentro da Venezuela, e a um preço de mercado aos EUA, aqui no Brasil a nossa estatal vende barato lá fora e mais caro aqui dentro, ou seja: na Venezuela o governo beneficia a população com sua estatal aqui o governo não usa sua estatal para baixar os preços de combustíveis. Então qual a vantagem de se ter uma estatal monopolizando a exploração no Brasil se ela não garante preço baixo aqui dentro?

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa vi recentemente uma matéria que dizia que se a Venezuela continuar no rítimo em que vai na construção e distribuição de casas gratuitamente, com a verba do Petróleo dentro de 6 anos terá simplesmente ZERADO o deficit habitacional no país. Cadê nossa Petrobras construindo casas para a população carente?

    ResponderExcluir
  6. Todos os comentários acima estão de parabéns, falando sobre o sistema de atuação do ex presidente da Venezuela. gostaria de saber se os governos do PSDB, já fazem tanta critica aos partidos de esquerda, porque que no sistema deles fazerem governo, em nada eles favorecem os pobres? E sim só governa para ricos, um claro exemplo podemos ver o quer ocorre em SP há quase 20 anos.

    ResponderExcluir
  7. O que eu pude observar até agora é que o Poder Econômico em todo o mundo é muito forte.Quem tem mais não cederá a quem tem menos facilmente.

    Tudo o que se disse sobre Hugo Chavez tem suas verdades,mas também tem suas mentiras também.

    Tudo o que se falou de Lula tem as mesmas características do Hugo Chavez.Todos eles sempre representaram uma ameaça ao Capitalismo selvagem praticado por muita gente brasileira e venezuelana também.

    Também muitos atos praticados por Lula e por Chavez foram fora de órbitas e de lógica também.Mas muitos atos praticados por eles foram e são louváveis de elogios.

    A melhor coisa do mundo é a rotatividade do poder político para mostrar os dois lados da moeda, a cara e a coroa.

    Para se criticar o Hugo Chavez e para se criticar o Lula é preciso fazer uma análise precisa e realista de tudo o que se fez até agora fazendo uma comparação entre os governos passados e do presente.

    No Brasil eu tenho lido e tenho feito muitas críticas dos governos passados em comparação com os governos atuais.

    "Pois quem não se lembra dos erros do passado tornará a repetí-los no presente".

    Para mim o maior erro do Lula foi não ter feito a Reforma Política a ponto de ele ter chamado "os Deputados Federais de 300 picaretas".São eles os responsáveis pelos maiores escândalos deste país de forma direta e indireta também.

    Para mim o maior erro de Fernando Henrique Cardoso foi ter comprado o apoio de vários Deputados Federais para apoiar a REELEIÇÃO do Poder Executivo sem regra nenhuma.A REELEIÇÃO proporcionou os maiores escândalos deste país quando quem estar no poder USA E ABUSA do poder ECONÔMICO para se REELEGER a qualquer PREÇO.A Dilma está pagando muito caro pelos erros cometidos pelo próprio Lula quando deixou mais de R$ 124 bilhões empenhados para se pagar.

    Eu li neste BLOG DE ROBERTO ALMEIDA milhares de pessoas se manifestando de que quem estava com o poder nas mãos(Prefeitura , Governo Estadual e Federal) não perderiam uma eleição para ninguém.Eles tinham a certeza de que não perderiam mesmo.A não ser se fossem burros.

    Resultado,a Prefeitura mais rica do Estado,Ipojuca,perdeu.É nesse Município Pernambucano aonde está o Complexo Portuário de Suape e a Refinaria de Abreu e Lima.Lá estar o maior parque Industrial do Estado de Pernambuco.Ali graças ao sonho do EX-GOVERNADOR DR. ERALDO GUEIROS e graças aos Grandes investimenos feito por Dr. Marco Maciel, Dr. Roberto Magalhães e, Dr. Joaquim Francisco, Dr. Jarbas Vasconcleos e Graças ao Governador Atual Dr. Eduardo Campos e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,Pernambuco futuramente ganhará muito com isto .Somente de ICMS o Estado poderá ter suas receitas aumentadas em mais de R$ 700 milhões por ano.

    Outro erro grosseiro que o PT cometeu foi não aprovar a CRIAÇÃO DO CPMF(comissão provisória sobre movimentação financeira)na época proposta pelo inesquecível Ministro Dr. JATENE e depois outro erro grosseiro que o PSDB cometeu foi não renovar a prorrogação do CPMF quando deixamos de arrecadar mais de 40 bilhões de reais anualmente e hoje a nossa SAÚDE é um CAOS em todos os lugares do BRASIL.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre venho ver os comentários para verificar se a Lucinha Peixoto voltou. E agora o Altamir desapareceu também. Então o blog, apesar do bom comentário do Zeca Barbosa, ficou puxando de uma perna. Só anda com a perna esquerda que é a do Roberto. Porque eles sumiram? Agora temos um blog de muletas.Voltem senhora e senhor para que este blog se cure do aleijão.

    ResponderExcluir
  9. Quem acha bom o Chaves se muda pra Venezuela, e pra quem gostar muito vai fazer compania a ele la no museu, voces estao de brincadeira achar um ditador, golpista, alienador de mentes ser um governante descente, ja foi tarde.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto do modelo de gestão de Hugo Chaves, mas queria ele aqui por uma semana, para fechar definitivamente essa coisa chamada Rede Globo e essa outra coisa chamada Veja, depois que ele voltasse para Venezuela, aqui não.Jorge de L. Santos COHABII

    ResponderExcluir
  11. Que esteja nas profundezas do inferno. Inimigo da Imprensa, ditador, assassino das pessoas que não concordava com suas ideias de opressão. Já vai tarde. Não gosto de sus ideias. Ele tumultuou a América Latina e quase desestabilizou a paz no continente americano. Amigo de terroristas e da Coreia do Norte. Este sujeito era um ditadorzinho ordinário. Ele queria ser o novo Fidel e um terrorista latino americano. América Latina respira aliviada.
    Jonas Rafael.,

    ResponderExcluir
  12. José Fernandes Costa11 de março de 2013 às 16:49

    Só porque Hugo Chávez morreu, o mundo vai ter paz? - Quanta bobagem! - Como haverá paz, enquanto houver a política de dominação dos Estados Unidos da América e de Israel etc.? - Hugo Chávez fez reduzir em dez vezes os índices de mortalidade infantil no seu país. E garantiu o sistema educacional para beneficiar todos, favorecendo os pobres, que não tinham direito ao ensino formal. - É por isso que o povo venezuelano continua chorando nas ruas da Venezuela, pela perda do seu líder. - Fosse ele caudilho, populista e outros chavões do "mundo moderno". - Chávez disputou 16 eleições num processo popular e venceu 15 delas. - E, em todas aquelas eleições havia observadores internacionais, enviados pelos países que mandam no mundo. - E os tais observadores internacionais dos países ditos "democráticos" CONSIDERARAM AQUELES PLEITOS LIMPOS. - Então, deixemos de blá-blá-blás, porque isso só interessa a essa imprensa capitalista e sabuja, que se beneficia de todos os governos do mundo "democrático" e corrupto./.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA