PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

BACALHAU TERÁ O HINO DO SANTA EM SEU TÚMULO

Com o ministro e ex-presidente do Santa,
 Fernando Bezerra Coelho

Jairo Mariano da Silva mora numa casa modesta na rua do cemitério São Miguel, no bairro da Boa Vista. Pouquíssimas pessoas em Garanhuns sabem quem é Jairo, mas na cidade e por todo o Brasil muitos já ouviram falar em Bacalhau, o torcedor símbolo do Santa Cruz do Recife.

A casa de Jairo Mariano, o Bacalhau, é toda pintada nas cores do tricolor do Arruda. Também seus dentes, seus cabelos e sua tumba, que já mandou preparar, ostentam o branco, preto e vermelho do atual bi-campeão pernambucano.
Bacalhau mora em Garanhuns há quase metade de um século, já recebeu título de cidadão da cidade e já foi notícia nos principais meios de comunicação do país. Semana passada mesmo esteve no município uma equipe da TV Record, fazendo uma matéria sobre a Suíça Pernambucana. Um dos entrevistados, com destaque na reportagem, foi o ilustre torcedor.
Para quem não sabe, há 38 anos Bacalhau só usa roupa representando o Santa Cruz. A camisa, a calça, o sapato, até a cueca – garante – tem as cores do santinha.
Numa conversa com o repórter,  Jairo Mariano fez uma revelação: no seu túmulo, no cemitério São Miguel, vai ter um dispositivo, quando ele já estiver sepultado, que irá disparar o hino do seu clube amado a um simples toque de botão.
Bacalhau tem 74 anos, 13 filhos e nenhum deles nunca lhe deu um desgosto: são todos torcedores do Santa. Não precisou expulsar ninguém de casa, tampouco vai lhes deserdar.
E ele vai deixar alguma herança? Pode perguntar o leitor curioso. Por certo: tem a casa única em Garanhuns, nas cores da cobrinha, o arquivo de homenagens e reportagens e o amor sem igual por um clube de futebol.
Bacalhau nas Repúblicas Independentes do Arruda

10 comentários:

  1. E quem vai apertar o botão para tocar o hino do santinha? Ele vai sair da tumba e apertar? Homi seu minino ai já passou de torcedor à loucura...

    ResponderExcluir
  2. Albérico Pereira de Carvalho19 de março de 2013 às 06:36

    E já vão enterrar o Santinha!? Qué isso! Vamos respeitar!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi um bacalhau cheio de juizo. só esse mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Cruz Credo, ele tá certo viu seu lamartine, É TRICOLOR DE CORAÇÃO,CORPO E ALMA. (Pelo Facebook)

    ResponderExcluir
  5. Roberto Almeida,faz um projeto de lei pra tocar o do SPORT na minha catatumba,tb kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Vivenciando os meus cinquentões duas coisas eu não fiz em toda minha vida: mudar de Religião e de torcer pelo Santa Cruz.

    Eu acompanhei a trajetória esportiva desse cidadão Garanhuense da gema desde a época em que joguei pela Seleção de garanhuns em 1979 quando fomos campeões da copa do interior invictos sem perder pra ninguém.

    A minha maior recordação do Bacalhau, torcedor do meu querido Santa Cruz,foi quando ele saiu de Garanhunhs de Bicicleta e levou 15 dias para chegar lá e assistir o jogo do Santa Cruz x Bahia.

    Naquela partida o Santa Cruz poderia perder de quatro a zero que estaria classificado,mas terminou levando cinco e foi desclassificado pelo Bahia.

    O bacalhau deve recordar isto muito bem. Mas eu admiro muito o bacalhau pelo seu amor ao Santa Cruz.

    E assim,ele como uma figura folclórica no seio da sociedade de Garanhuns, é merecedor de receber dezenas e centenas de homenagens por ter sabido representar a paixão de milhares de torcedores pernambucano e de Garanhuns também.

    Parabéns e que Deus lhe dê muitos anos de vida.Você é o Cara.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  7. Grande caráter,homen de posição como poucos em Garanhuns,um exemplo a ser seguido,conhece esta cidade a fundo,sabe aonde as pedras se escondem...

    Este é o Bacalhau,uma das reservas de Garanhuns!

    Parabéns ao homen humilde,pobre mais que contruiu sua história,que será marcada para sempre na nosssa querida Garanhuns.

    ResponderExcluir
  8. E desses tipo de torcedores de que o futebol precisa

    ResponderExcluir
  9. E desses tipo de torcedores de que o futebol precisa

    ResponderExcluir
  10. E desse tipo de torcedores que o futebol precisa através de toda a sua irreverência mostrando o amor ao seu time e sem agredir ninguém

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA