PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O GALO DE CAMPINA DO GOVERNADOR

Artigo delicioso escrito por Pedro Jorge Silvestre Valença, publicado em primeira mão no Correio Sete Colinas:

O meu Pai Amílcar Valença era um excelente criador de Galos de Campina e possuía os melhores pássaros da Região  adquirindo através de compra ou presenteado pelos amigos. O terraço de nossa casa na Vila de São Pedro  era repleto de gaiolas. Na Fazenda tinha um tirador de Leite de nome Emidio que gostava de capturar Galos de Campinas que procuravam refugio numa plantação de Algarobas de quase um hectare que ficava nos fundos de nossa residência. Como exímio conhecedor sabia destingir os pássaros machos das fêmeas. Sua distração e ate renda era capturar os Galos de Campinas colocando umas iscas com milho triturado. Tendo capturado uma fêmea fez um sinal  cortando uma ponta da calda. Outra observação foi que quando os seus parceiros eram apanhados dias depois ela  retornava com um novo companheiro. Emidio nas horas vagas ficava observando quais eram os Galos de Campina que tinham o canto limpo e os melhores  entregava para a coleção de Papai. Os outros  eram vendidos.

A fama de Amílcar como  bom criador de Galo de Campina chegou até  ao Governador Moura Cavalcanti, que também era apaixonado criador daqueles pássaros.  E num certo dia  chega na nossa Fazenda  dizendo que compraria por qualquer preço  o Galo de Campina mais famoso. Papai disse que o pássaro seria um presente  e  que o Governador  ficasse a vontade para escolher entre os dois melhores. Moura Cavalcanti depois de  ouvir atentamente as cantorias dos Campeões, levou o Galo de Campina para o Palácio onde ficou em local de destaque  e sempre se gabava de ter o melhor Galo de Campina de Pernambuco. Só que o Governador era um grande líder Político, mas não soube escolher o melhor pássaro deixando o campeão no terraço da Fazenda na Vila de São Pedro.

2 comentários:

  1. .....enquanto isso, o atual governador, é um grande criador de "corvos". Vai ter corvos no governo assim num cemitério.

    ResponderExcluir
  2. Seu Pedro Jorge boa noite, sou filho do seu amigo 'finado' Pedro Pezao, Marcos Diogo, se o senhor tiver ainda aquele artigo que o senhor escreveu sobre meu avô e meu pai o senhor poderia enviar pra mim, mdss5775@gmail.com
    eu perdi o jornal. Ficarei muito agradecido.
    obg.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA