Se com o brasileiro vai tudo azul e se ele vive na melhor cidade
da América do Sul, há controvérsias, mas havia muito tempo que não precisava
tanto "ouvir aquela canção do Roberto", como recomendou Caetano
Veloso nos versos de "Baby" (1968).
A perenidade do
cancioneiro de Roberto Carlos, 71, é inquestionável, e clássicos como "Detalhes",
"Como É Grande o Meu Amor por Você" e "O Portão" dominam o
imaginário coletivo.
Porém desde "Caminhoneiro" (1984) --e talvez de
"Obsessão" e "Nossa Senhora" (1993)-- uma canção inédita do
mais popular músico brasileiro vivo não estourava tanto, logo de saída, como
"Esse Cara Sou Eu".
Com letra e
música do Rei, a canção lhe foi encomendada por Gloria Perez para ser tema do
casal Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi) em "Salve
Jorge", novela das 21h da Globo. Mesmo com a fraca audiência do folhetim
--cujo início teve o pior ibope do horário em 12 anos--, a música se tornou o
maior hit do país.
Lançada no
começo de novembro em um EP (disco com menos faixas que um álbum tradicional)
com outras três músicas --a inédita "Furdúncio" (com Erasmo Carlos),
além de "A Mulher que Eu Amo" e "A Volta" (também com o
Tremendão)--, a canção fez com que o CD já vendesse 1,5 milhão de cópias, além
de ter mais de 500 mil downloads no iTunes.
"Estamos
com a expectativa de bater os 2 milhões com a semana do Natal. Desde os anos
1990 ele não tinha um sucesso como esse", diz Dody Sirena, empresário do Rei.
Com mais de 110 milhões de discos vendidos na carreira, Roberto
surge amanhã à noite no tradicional especial de fim de ano na Globo (gravado em
novembro), com Michel Teló, Seu Jorge, Arlindo Cruz e As Empreguetes.
"Ele não é
rei à toa. Canta o imaginário popular. O que ele tem vivido nos últimos anos
--gravou com as cantoras ["Elas Cantam Roberto"], com os sertanejos
["Emoções Sertanejas"]-- o tirou daquela bolha em que vivia e o
aproximou do povo", diz o produtor Carlos Augusto Miranda.
"Das
últimas vezes em que o encontrei, parecia animado. O sucesso é uma prova da
vitalidade da música brasileira. Fala-se de novidades, mas é só ver como Chico,
Djavan, Erasmo e o Roberto estão em forma", comenta o produtor e
compositor Nelson Motta.
Além do sucesso
nas lojas, "Esse Cara Sou Eu" também aparece desde seu lançamento no
topo das paradas de rádios populares do país, como Nativa e Gazeta FM, à frente
de Michel Teló, Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, Victor e Léo e
Paula Fernandes, entre outros.
"Sempre se
pode esperar uma grande composição de um grande compositor, independentemente
de fases improdutivas. Só o fato de ele substituir o Michel Teló [no topo das
paradas] já é uma vitória contra os modismos. O Michel Teló é um pum", diz
o jornalista e crítico Zuza Homem de Melo.
"O Roberto
vinha patinando e não estava acontecendo nada relevante nos últimos trabalhos
dele. A música se encaixou muito bem com a personagem da novela e ele sempre
canta muito bem, isso é incontestável", comenta o crítico Tárik de Souza.
PARÓDIAS
No YouTube, o
vídeo oficial de "Esse Cara Sou Eu" passa de 4,5 milhões de
visualizações. Há ainda paródias sobre a música, como "Esse Cabra Sou
Eu", "Esse Corno Sou Eu", "Esse Mala Sou Eu" e
"Esse Cara é o Dirceu".
E não é só nos
discos e na internet que a carreira de Roberto vai bem. No momento, 705 pessoas
estão na fila de espera para conseguir vaga para os shows que ele fará no
cruzeiro "Emoções em Alto Mar", de 26 a 30 de janeiro. As vendas
para a temporada de 2014 já foram abertas. (Jornalista Lucas Nobile, da Folha
de São Paulo).
Os
Campeões de Venda de disco do Brasil no momento:
Roberto
Carlos – 1,5 milhão
Michel
Teló - 1,5 milhão (inclui outros países)
Paula
Fernandes – 400 mil
Thiaguinho
– 200 mil
Ivete
Sangalo – 100 mil
Gusttavo
Lima – 90 mil (Fonte: Folha de São Paulo).
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