PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PAULA FERNANDES E MÚSICA COUNTRY AMERICANA

 Paula Fernandes e Leighton Meester, do filme Country Strong

A cantora Paula Fernandes tem 20 de carreira. Começou – e gravou seu primeiro disco – ainda criança. A consagração popular só veio de uns tempos para cá. Quem ouve um bom samba, rock, pop, MPB, torce o nariz pra ela. Foi rotulada de sertaneja e para sua desgraça,  nos setores mais intelectualizados ou elitizados, caiu nas graças do povão.

A artista mineira, porém, tem mais qualidade de que essas duplas que vêm proliferando no país há décadas. As letras são melhores e ela tem boa voz.

Não teria feito tanto sucesso sem um empurrãozinho de Roberto Carlos e sem a promoção da TV Globo, mas pelo amor de Deus não queiram compará-la com Michel Teló e Luan Santana. Esses dois são muito fracos, embora muita gente goste.

O som de Paula Fernandes, me parece, está mais próximo do country americano do que dessa música que chamam “sertanejo” no Brasil. E em alguns momentos ela é pop também, chega a se aproximar da MPB como gênero e flerta com o romantismo brega de Zezé de Camargo e mesmo de Roberto Carlos.

O novo disco da cantora não é tão bom quanto o do ano passado, que vendeu mais de 1 milhão e meio de cópias. Mas é um trabalho de razoável pra bom.

Algumas canções do CD merecem destaque:  “Cuidar mais de Mim”, a faixa de abertura; “Harmonia de Amor”, que compôs e interpreta junto com Zé Ramalho; “Céu Vermelho”, uma modinha caipira legítima, lembrando a linha do bom Renato Teixeira. Merecem ser citadas ainda “Além da Vida”, muito suave e romântica e “Meus Encantos”, que dá título ao álbum.

O colombiano Juanes, que faz um dueto com Paula em Hoy me Voy, é brega demais, não acrescentou nada ao trabalho, pelo contrário. Já a country americana Taylor Swif encerra bem o disco, numa das faixas mais fortes do CD.

A música country americana me parece de melhor qualidade do que esse sertanejo que distorceu a música caipira de Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, Pena Branca e Xavantinho e Renato Teixeira. Logicamente não conheço bem esse som dos americanos, mas basta assistir dois filmes -  Nashiville, um clássico dos anos 70 e o Amor é Demais (Country Strong), de 2011, para constatar que existem canções country muito bonitas.

Não dá para saber ainda se Paula Fernandes continuará fazendo esse sucesso todo. Por enquanto vai bem e no mínimo está salvando a indústria do disco no Brasil, que entrou em colapso com a proliferação da pirataria e a popularização da internet.

2 comentários:

  1. Gostei muito desse disco dela. É claro que o anterior tinha regravações de músicas gigantescas como 'Tocando em Frente' e 'Costumes'. Além da gigantesca 'Jeito de Mato', que parece ser um contraponto à 'Garota de Ipanema'. Para mim 'Jeito de Mato' é a maior música da carreira da Paula Fernandes e talvez uma das maiores da música brasileira. Maior que 'Garota de Ipanema' poética e melodicamente. Mas acho que nem a cantora tem noção do tamanho da música que tem em mãos. Concordo completamente com o que você disse sobre o Zezé, as duas músicas que ela gravou dele são tristes de ruim. Minha nossa como são ruins. E o pior é que a música "Eu sem você" vem sendo trabalhada nas rádios e até ganhou vídeo-clipe, enquanto a maior do disco que é "cuidar mais de mim", "harmonia do amor", "amor além da vida" e a mais gostosa de se ouvir a Folk "versos de amor" não vem recebendo destaque da cantora e sua equipe. Chamo atenção também para a faixa 12, "nunca mais eu e você" e seu violino. A música tem um ar dark muito legal. Prestem atenção no violino dessa música. Pra mim a música dela rejuvenesceu. Eu gostei bastante desse CD. Parabéns pelo texto concordo completamente com ele.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa4 de junho de 2012 às 19:10

    Essa MEMINA É TÃO LINDA, TÃO BELA, QUE QUALQUER COISA QUE ELA CANTE, É BOA. - BASTAM ESSA BOCA, ESSES OLHOS, ESSES SEIOS, ESSE TUDO QUE ELA TEM. - Por eso, hoy sólo no me voy con ella, ¡por qué ella no quiere! - ¡Hasta pronto!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA